Microsoft e Facebook criticam políticas da Apple

As duas companhias manifestam o seu desagrado.

Durante esta semana, a Microsoft e a Facebook esbarraram nas políticas da Apple para os seus dispositivos, o que gerou desagrado e frustração na duas gigantes da tecnologia.

A Microsoft anunciou a entusiasmante possibilidade de desfrutar dos seus jogos através da nuvem com a integração do xCloud no Xbox Game Pass Ultimate a partir de 15 de Setembro, o que a incentivou a aliar-se à Samsung para ofertas promocionais para quem comprar os novos Galaxy Note 20. Coisas verdadeiramente excitantes para quem tem um dispositivo Android.

No entanto, os jogadores com um dispositivo iOS ficaram à espera de novidades e quando a Apple parou os testes do xCloud para iOS, surgiram incertezas sobre o futuro do serviço de jogos na nuvem para quem tem um iPhone ou iPad. Segundo a Microsoft, as políticas da Apple dificultam a presença do serviço nos seus dispositivos e tornam inglórios os esforços que estão a desenvolver.

A Apple esclareceu que para aceitar a aplicação da Microsoft teria de avaliar os jogos um a um e que de outra forma não poderia permitir à Xbox avançar com os seus planos. Para a Microsoft não existem dúvidas, a Apple está a negar aos seus consumidores o benefício desta tecnologia apenas para forçar as suas regras da App Store.

"Infelizmente, não temos uma forma para levar a nossa visão dos jogos na nuvem com o Xbox Game Pass Ultimate aos jogadores no iOS através da App Store da Apple. A Apple permanece sozinha como a única plataforma geral para negar aos consumidores os jogos na nuvem e serviços de subscrição como o Xbox Game Pass," disse um representante da Microsoft ao The Verge.

A Microsoft afirma ainda que a Apple tem tratamento diferenciado para as aplicações de jogos e aplica regras mais brandas a aplicações não gaming, mesmo que incluam conteúdo interactivo.

"Estamos empenhados em encontrar uma forma de levar os jogos na nuvem com o Xbox Game Pass Ultimate para a plataforma iOS. Acreditamos que o consumidor deve estar no cento da experiência de jogo e os jogadores dizem-nos que querem jogar, conectar e partilhar em qualquer lado, estejam onde estiverem. Nós concordamos."

A companhia relembra ainda que todos os jogos disponíveis na Xbox são classificados por entidades como a ESRB e a PEGI, o que invalida à Apple a justificação de precisar classificar individualmente todos os jogos que seriam apresentados através do xCloud na app Xbox Game Pass Ultimate.

A Facebook decidiu juntar-se à Microsoft nas críticas à Apple, após meses a tentar cumprir com as políticas da dona do iPhone e constantes necessidades de ajustar a sua aplicação Facebook Gaming para respeitar os decretos da Apple.

"Infelizmente, tivemos de remover totalmente a funcionalidade de gameplay para obter a aprovação da Apple para a app Facebook Gaming em separado, significando que os utilizadores iOS têm uma experiência inferior aos que usam Android," disse Sheryl Sandberg da Facebook ao The Verge.

"Estamos focados em construir comunidades para as mais de 380 milhões de pessoas que jogam jogos no Facebook todos os meses, quer a Apple o permita numa app em separado ou não."

Será que a Microsoft conseguirá encontrar uma solução com a Apple e apresentar o serviço xCloud via Xbox Game Pass Ultimate para os consumidores iOS ou a Apple permanecerá firme nas suas políticas?

Salta para os comentários (97)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

7 anos depois, Microsoft retribui piada à Sony

Vê quão fácil é fazer upgrade de um jogo na Xbox Series.

Amazon anuncia Luna, novo serviço de streaming de jogos

Disponível a partir de hoje por convite nos EUA.

Xbox em grande crescimento no Japão

O mercado Xbox que mais cresceu.

Xbox permite agora instalar jogos sem comprar

O jogo estará pronto para jogar antes do disco chegar.

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (97)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários