Xbox Series X - Lançamento, Jogos, Specs, Preço e Funcionalidades

Tudo o que sabemos sobre a próxima consola da Microsoft.

A Microsoft antecipou-se à PlayStation e já apresentou oficialmente a sua consola de próxima geração: a Xbox Series X. Mais uma vez, a Microsoft escolheu um nome invulgar para a sua consola, mas de acordo com a explicação de Phil Spencer, chefe da Xbox, esta nomenclatura vai permitir à Microsoft lançar mais consolas dentro da mesma família. Desta forma, é possível que futuramente seja apresentada, por exemplo, uma Xbox Series Y (existe um rumor de que a Microsoft tem planos para uma versão mais barata da consola, sem leitor de discos, mas ainda não houve confirmação.

Xbox Series X - Lançamento e Preço

O plano da Microsoft continua a ser lançar a Xbox Series X (previamente conhecida apenas como Project Scarlett) no Natal de 2020. Ainda não existe uma data de lançamento concreta anunciada, mas recordem-se que a Xbox One foi lançada em Novembro de 2013 (esta é a data mais provável para o lançamento de uma consola, aproveitando assim a época de Natal para potenciar as vendas). O preço ainda não foi revelado, mas a especulação aponta que a Xbox Series X custe 499 euros, afinal, foi este o preço de lançamento da Xbox One X.

Specs da Xbox Series X

A Xbox Series X tem um poder computacional de 12 Teraflops - para colocar este valor em perspectiva, é o dobro da Xbox One X e oito vezes mais do que uma Xbox One normal. O processador foi personalizado pela AMD usando as mais recentes arquitecturas Zen 2 e RDNA. A Microsoft promete que a Xbox Series X será a sua "consola mais rápida, mais poderosa e estabelecer um novo padrão para desempenho, velocidade e compatibilidade". A consola tem também memória GDDR6 e discos SSD NVMe para reduzir drasticamente os loadings.

De um ponto de vista técnico, a Microsoft diz que a Xbox Series X será capaz de entregar uma excelente qualidade visual a 4K e 60 FPS, com a possibilidade de alcançar 120 FPS. Há ainda suporte para Variable Refresh Rate (VRR) - o que aumenta a fluidez da imagem - e capacidade para 8K. A Microsoft diz ainda que o design industrial da consola permite "entrar quatro vezes o poder de processamento da Xbox One X".

Jogos da Xbox Series X

Até agora estão confirmados oficialmente dois jogos para a Xbox Series X: Halo Infinite, que será título de lançamento, e Senua's Saga: Hellblade II, que foi apresentado durante os The Game Awards 2019. Fora isto, a Microsoft acrescenta que "os criadores de jogos de todo o globo já estão a trabalhar arduamente em conteúdo para a Xbox Series X e os nossos 15 Xbox Game Studios estão a desenvolver o maior e mais criativamente diverso alinhamento de exclusivos Xbox na nossa história".

A Xbox Series X continua a filosofia de retrocompatibilidade da Microsoft iniciada com a Xbox One, ou seja, todos os títulos lançamentos nas gerações anteriores serão retro-compatíveis com a Xbox Series X. Isto significa que terás acesso a toda a tua colecção de jogos na nova consola da Microsoft. Além disto, o serviço Xbox Game Pass continuará a estar disponível. Se fores subscritor, terás acesso a uma colecção com mais de 100 jogos logo no lançamento da Xbox Series X.

O novo comando Wireless da Xbox Series X

Um novo Xbox Wireless Controller será lançado com a nova consola da Microsoft. À primeira vista o comando é muito parecido com o actual, mas a Microsoft disse que "o seu tamanho e forma foram refinados para acomodar um leque ainda maior de pessoas". Outra novidade é a adição de um botão de partilha para permitir a captura de imagens e clips de gameplay muito mais facilmente. O D-Pad deste novo comando é derivado o Xbox Elite Series 2. O novo Xbox Wireless Controller será compatível com Windows 10 PCs, a Xbox One e estará incluído em todas as Xbox Series X.

New_Xbox_Controller_Series_X

Funcionalidades

A Xbox Series X vai manter todas as funcionalidades da Xbox One, incluindo retrocompatibilidade com os jogos de gerações anteriores, suporte para monitores e televisões com Variable Refresh Rate (VRR). A Microsoft também faz referência à sua tecnologia patenteada Variable Rate Shading (VRS), que "vai permitir aos produtores extrair ainda mais do GPU da Xbox Series X". A consola terá igualmente um modo automático de baixa latência e a funcionalidade de Dynamic Latendy Input para responder aos comandos do jogador o mais rápido possível.

Por último, "a Xbox Series X também foi desenhada para um futuro na Cloud, com capacidades únicas embutidas no hardware e software que facilitam o máximo possível trazer grandes jogos tanto para a consola como para outros sítios" e ainda Ray Tracing acelerado por hardware.

Mais informações sobre a Xbox Series X e os seus jogos serão reveladas em 2020. Este artigo será actualizado regularmente conforme a divulgação de novas informações.

Publicidade

Salta para os comentários (81)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

GTA 5 foi o jogo mais vendido da década nos EUA

A lista é dominada por Call of Duty.

Promoções PS Store com jogos por menos de 20€

Bloodborne, Concrete Genie, Dark Souls 3 e mais.

SL Benfica entra no mundo dos eSports

Contratou o "melhor jogador brasileiro da actualidade".

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (81)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários