PES 2020 - download option files, obter licenças, kits e medalhas na PS4 e PC

Como licenciar PES 2020 na sua totalidade.

O option file de PES 2020 - ou patch de PES 2020 - é aquilo que permite a muitos aproveitar Pro Evolution Soccer ao máximo uma vez que permite obter as licenças oficiais, mesmo que elas não estejam incluídas no jogo base.

Enquanto que jogar com Man BLue em vez do Manchester City ou MD White em vez do Real Madrid não tem um impacto literal na acção, é compreensível que a falta dos nomes reais tenham um impacto no espectáculo geral.

Felizmente - pelo menos para os jogadores da PS4 e PC - existe uma forma surpreendentemente fácil de trocar os nomes padrão pelos nomes reais.

Ao descarregar patches feitos por fãs para uma pen USB e depois colocá-la na tua PS4 (ou copiar o patch directamente para os ficheiros do jogo na versão PC), podes substituir cada equipa, estádio, kit, competição e/ou badge não oficial, o que significa que serás capaz de transformar uma experiência futebolística bastante decente numa das mais realistas em termos visuais.

Outros guias de PES 2020:

PES 2020: Os melhores jogadores

PES 2020: As melhores promessas e estrelas escondidas

PES 2020: Como descarregar e instalar option file no PC e PS4

PES 2020: Como obter Moedas e GP no myClub?

Como importar o option file de PES 2020 para a PS4

Tal como no ano passado, os jogadores da PS4 podem agora adicionar option files massivamente detalhados a PES 2020, com o regresso da funcionalidade que permite não só importar os ficheiros mas também fazê-lo através de múltiplos perfis separados com apenas uma pasta numa pen USB.

Para fazê-lo especificamente na PS4, só tens de seguir as instruções abaixo (um pequeno aviso: como é óbvio, tudo aquilo que descarregas na Internet é por tua conta e risco - por isso, tem isso em mente antes de começares o processo!):

  1. Formata uma pen USB para FAT32
  2. Cria uma pasta na pen chamada WEPES
  3. Encontra o option file algures na Internet - uma escolha popular é o ficheiro do PES World, se bem que ainda não parece estar activo - o melhor que encontramos até agora é este patch, se bem que existem mais anexados na parte final dessa página.
  4. Se receberes os ficheiros numa pasta zipada, só tens que fazer unzip para a tua pasta WEPES na pen USB. Caso contrário, só tens de te certificar que todos os conteúdos do download estão na pasta WEPES.
  5. Coloca a pen USB na PS4 e inicia eFootball PES 2020.
  6. Vai até ao menu Edit, depois Data Management e por fim Import/Export.
  7. Aí, selecciona Import Team, coloca um visto em todas as caixas na página 'Select File' que se segue e continua; faz o mesmo para Import Competitions. De seguida tens as 'Detailed Settings', e não precisas de colocar visto em nenhuma das caixas.
  8. Os ficheiros serão automaticamente adicionados, sendo que o tempo irá depender na quantidade de equipas/ligas que decidiste adicionar.
  9. Certifica-te que seleccionas a opção 'Save' na página 'Data Management' que aparece no fim do processo e já está quase pronto.
  10. Os logos dos torneios têm de ser adicionados manualmente, pelo que deves regressar a 'Data Management', depois 'Import/Export' e por fim seleccionar 'Import Images'.
  11. De seguida, selecciona a opção 'Competition Emblems' no ecrã 'Import Images'.
  12. Selecciona todas as imagens individuais (não as pastas) e prime OK.
  13. Finalmente, tens que editar cada competição manualmente com os seus logótipos recém-importados nas páginas 'Competition Category' que se seguem à importação dos logos.

Nota: ainda é muito cedo, e continuamos a testar os passos acima para verificar se os mesmos resultam absolutamente em PES 2020. Deverão ser, no entanto, os mesmos que em PES 2019.

Feito isso, tens agora um conjunto completo de equipas com os nomes, logos, torneios, kits e badges oficiais, como se estivesses a jogar uma versão inteiramente licenciada do jogo.

pes_2020_patch_option_file_1

Como importar o option file de PES 2020 para o PC

O caso torna-se mais complexo para os jogadores de PC de PES 2020, sendo que o processo de instalação do patch feito pelos fãs requer um método diferente, se bem que ainda simples, quando comparado com o da pen na PS4. Os patches para PC podem também ser mais difíceis de encontrar depois do lançamento do jogo, mas existem!

Uma opção é este patch do site pes-patch.com, se bem que ainda não foi testado no momento da escrita deste artigo - mantém um olho atento a pes-patch e PES World para novas actualizações.

Outro site, PTE patch,deverá ter um option file também em breve. Para o instalares, tens de seguir os passos abaixo:

  1. Visita uma das páginas acima e descarrega o patch.
  2. Segue as instruções e comandos que te são dados assim que o tiveres descarregado.
  3. Quando o instalador te pedir uma pasta para onde exportar, selecciona o local de instalação do jogo no PC. Para os jogadores do Steam, é por norma C:\Steam\SteamApps\Common\eFootball PES 2020 (nota que a letra 'C' da drive vai obviamente mudar de acordo com a drive onde instalas os teus jogos).
  4. Testa se o processo de instalação funcionou indo até ao menu Edit do jogo, como farias para instalar na PS4 ou editar as equipas manualmente, e depois vai ao menu das Teams e verifica os seus nomes, logótipos e kits.

Nota: tal como com a PS4, estamos ainda a tentar confirmar estes passos, uma vez que PES 2020 acabou de ser lançado. Deverão, no entanto, funcionar da mesma forma que PES 2019!

E este é o processo para os jogadores do PC mas nota que patches mais completos deverão ser lançados para a plataforma à medida que o tempo for passando. Mantém um olho bem atento aos sites da comunidade como PesWorld e Pes-Patch ao longo das próximas semanas.

Como obter os nomes reais das equipas, competições e kits em PES 2020 na Xbox One

Infelizmente para os jogadores da Xbox, ainda não existe a habilidade de transferir e instalar um option file. Em vez de poderem simplesmente importar ficheiros externos a partir de uma pen USB, os jogadores da Xbox One terão que ditar as equipas, kits e competições manualmente dentro do jogo.

PES 2020 inclui um editor bastante completo dentro do jogo, tal como no ano passado. Vai novamente à opção Edit e aí terás as opções de mudares certos aspectos como o nome das equipas - algo em que ainda estamos a trabalhar!

eurogamer_instagram

Publicidade

Salta para os comentários (7)

Sobre o Autor

John Robertson

John Robertson

Colaborador

John is a freelance writer and journalist, covering video games, sports and movies. He shamelessly likes anything involving The Rock and/or Robert Rodriguez and is on Twitter.

Conteúdos relacionados

Também no site...

A Juventus é exclusiva do PES 2020

Será o único jogo com o nome do clube, o emblema e estádio.

PES 2020 - Demo chegará a 30 de Julho

Arsenal, FC Barcelona, Palmeiras, Flamengo e mais.

FIFA 18 - As melhores promessas e estrelas escondidas

Os jogadores melhores e com mais potencial com menos de 21 anos.

PES 2020 não terá o Liverpool licenciado

O contracto com a Konami terminou.

PES 2020 - Data de lançamento, Gameplay, Trailer - Tudo o que sabemos

O que esperar do novo simulador de futebol da Konami?

Comentários (7)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários