Marvel Ultimate Alliance 3 - Antevisão - Um aguardado regresso

Jogámos as primeiras horas do Action RPG.

Foi em Outubro de 2006 que a Activision apresentou Marvel: Ultimate Alliance, um inesperado Action RPG que tentava refinar a fórmula apresentada em X-Men Legends - um dungeon crawler isométrico inspirado em clássicos como Diablo, mas com uma acessibilidade necessária para uma experiência onde és transportado para o universo da Marvel Comics. Em Setembro de 2009 chegou a sequela e apesar do entusiasmo que gerou entre os fãs, foi preciso esperar quase 10 anos para termos um terceiro jogo - Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order, um reboot desta série debaixo da recém formada Marvel Games.

Nesta nova fase da sua vida, na qual readquiriu os direitos de vários dos seus personagens em vários formatos media, a Marvel Entertainment começa a explorar novamente os seus super-heróis nos videojogos e talvez isso ajude a explicar este bem-vindo regresso. Se os dois primeiros jogos tentaram capturar um realismo que relembrava o estilo de Gabriele Dell'Otto em clássicos como "Secret War" de 2004, Marvel Ultimate Alliance 3 mais parece remeter-nos para artistas com Pat Lee e isso poderá estar relacionado com o facto do jogo ter sido desenvolvido pela Team Ninja da Koei Tecmo - sim, os mesmos de NiOh, Dead or Alive e Ninja Gaiden.

O que esperar de Marvel Ultimate Alliance 3

Ao longo das primeiras 4 horas deste Action RPG que poderás facilmente descrever como um "Diablo para fãs da Marvel Comics", um dos maiores prazeres foi descobrir os resultados dessa visão irreverente Japonesa de um universo Ocidental incrivelmente popular. Não te vou partilhar spoilers da história, pois vale mesmo a pena descobrir por ti mesmo, mas Marvel Ultimate Alliance 3 está repleto de one-liners bem divertidas, captura na perfeição o espírito divertido e aventureiro que esperarias de um jogo da Marvel, mas com um toque decididamente Japonês nas cutscenes e no estilo das personagens. Foram imensos os momentos que capturei para mais tarde recordar.

Como provavelmente sabem os leitores de New Avengers e os fãs do Marvel Cinematic Universe, a Black Order no nome do jogo é o grupo de indivíduos especiais que lideram as forças de Thanos e eles querem as Pedras do Infinito. Apesar de à primeira vista isto já soar como uma adaptação dos filmes da MCU, Marvel Ultimate Alliance 3 não se foca nos filmes, mas sim nos comics. Só isto poderia permitir a presença de alguns dos mais inesperados nomes que encontrarás nesta lista com mais de 30 personagens.

A jornada para impedir a Black Order de conseguir o seu objectivo contará com nomes Crystal dos Inumanos, Wasp, Ghost Rider e Elsa Bloodstone - um nome que somente alguns fãs da Marvel Comics conhecem. A inspiração nos comics não invalida piscares de olho aos filmes, mas aqui tens os X-Men como Psylocke, Nightcrawler, Wolverine e Deadpool, Os Defensores, Elektra, e até Spider-Gwen e Miles Morales - mais populares do que nunca.

A possibilidade de jogar em cooperativo offline na mesma consola ou local (cada jogador com a sua consola) reforça o tom familiar que estas populares propriedades têm entre fãs de diversas faixas etárias, mas também existe modo cooperativo online. Esta funcionalidade cooperativa encaixou que nem uma luva em Marvel Ultimate Alliance 3 pois torna a campanha principal ainda mais divertida.

"Este é um Action RPG altamente acessível e repleto de estilo que qualquer fã dos comics pode jogar.

Esta campanha é o modo principal e sendo este um Action RPG isométrico já sabes o que te espera: terás de percorrer diversos locais do universo Marvel e despachar inimigos pelo caminho. Pelo meio e no final, terás os esperados bosses e alguns deles têm sido dos momentos mais divertidos e a grande maioria tem alguma mecânica extra que vai além das mecânicas base do gameplay.

Um jogo para quem adora bandas desenhadas

Marvel Ultimate Alliance 3 apresenta-te inimigos com duas barras - uma de vida e outra de Stagger. Os rufias mais duros perdem pouca vida enquanto a barra de stager não for drenada. Neste caso, os ataques fracos pouco conseguem fazer, terás de optar pelo ataque forte, mas para realmente ter efeito, terás de usar uma de quatro habilidades, obtidas ao alcançar determinados níveis. Estas habilidades devastam a barra Stagger e deixam o inimigo incapaz de reagir durante alguns segundos. Este princípio básico da experiência torna as boss fights mais entusiasmantes do que martelar botões e frequentemente terás de pensar com alguma estratégia e gerir o uso das habilidades.

Marvel_Ultimate_Alliance_3_Keyart
Neste jogo terás acesso a um grande leque de personagens jogáveis.

Especialmente porque ao criar uma equipa de 4 personagens, terás de ter em conta os benefícios e buffs que as parcerias te dão - criar uma equipa com membros dos X-Men ou Avengers, por exemplo, poderá dar-te mais ataque ou vida. Isto é importante pois sendo um Action RPG, cada ajuda é importante e quando não tens nível suficiente para um boss, terás de recorrer aos Infinity Rifts (desafios extra com modificadores e missões específicas) e às melhorias via Lab - uma delas é a Alliance Enhancement (buffs para toda a equipa adquiridos com dinheiro e "moeda" própria) e ainda o ISO-8, os cristais da Marvel que podes equipas em cada personagem.

Enquanto fã que devora comics da Marvel e jogou diversas vezes os dois primeiros jogos, Marvel Ultimate Alliance 3 é um lançamento altamente aguardado. A procura por um divertido jogo inspirado no universo da Marvel nem sempre foi bem sucedida, mas a vontade jamais desapareceu. As primeiras horas mostraram um Action RPG altamente acessível, mas muito divertido e entusiasmante, do qual teremos mais para dizer em breve.

Publicidade

Salta para os comentários (9)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (9)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários