PS5 terá SSD que reduz drasticamente os loadings

Spider-Man foi usado como exemplo.

Mark Cerny é o arquitecto da PlayStation 5, papel que desempenhou na PS Vita e na PlayStation 4, prometendo que a nova consola será uma revolução e não uma evolução.

Numa nova entrevista, Cerny falou sobre as especificações do hardware da consola de nova geração da Sony e sobre uma das principais preocupações que teve ao começar a planear a consola - os tempos de carregamento e o disco rígido.

Segundo revelado por Cerny, quando começou a planear a PlayStation 5 (ainda não é o nome oficial da nova consola), no Outono de 2015, pensou logo na possibilidade de ter um SSD. No entanto, afirma que a solução encontrada pela Sony é mais especializada do que implementar um mero SSD.

Para demonstrar a capacidade do SSD e da nova tecnologia implementada na PlayStation 5, Cerny iniciou Spider-Man da Insomniac Games na PlayStation 4 Pro e usou a funcionalidade de viagem rápida.

Foram precisos 15 segundos para Spider-Man reaparecer num novo local de Manhattan, após o ecrã de carregamento.

Após este exemplo, Cerny recorreu a um devkit da consola de nova geração, ligado a uma TV diferente e escondido, para executar o mesmo processo - que demorou apenas 0.8 segundos.

Desta forma, Cerny exemplificou de que formas o novo SSD da PlayStation 5 poderá tornar a experiência de jogo muito mais fluída e dinâmica para os teus jogos, mesmo em jogos de mundo aberto, como Spider-Man.

Cerny usou ainda Spider-Man para demonstrar como o SSD permitirá que o mundo seja gerado muito mais depressa na nova consola, até a velocidade com que o personagem se move pelo mundo poderá ser aumentada.

"Não importa o quão poderoso fiques enquanto Spider-Man, nunca conseguirás ser mais rápido do que isto porque é, simplesmente, o mais rápido que conseguimos ler os dados do disco rígido."

A PlayStation 5 será compatível com gráficos 8K e Cerny diz que o novo SSD da consola tem uma largura de banda superior à de qualquer SSD disponível actualmente para PC.

Esta demonstração de Cerny sugere ainda que a PlayStation 5 poderá ser retro-compatível com a PlayStation 4.

Publicidade

Salta para os comentários (31)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (31)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários