O Campeonato Mundial de Futebol foi protagonizado por vários atletas, mas provavelmente nenhum deles conseguiu o destaque que o Vídeo Árbitro, VAR, teve durante a competição .

O gesto a pedir a intervenção do VAR tornou-se num sinónimo deste Mundial de Futebol e em momentos importantes, como grandes penalidades ou até golos, viste as celebrações adiadas enquanto os jogadores esperavam a decisão do vídeo árbitro.

Apesar de ter dominado o Mundial da Rússia em 2018, o VAR não estará presente em FIFA 19, o próximo jogo da EA Sports.

Matt Prio, director criativo, conversou com o Eurogamer e explicou que, de certa forma, FIFA já tem o VAR. O jogo nunca se engana quando tem de decidir um fora de jogo ou uma grande penalidade.

As regras da simulação ditam que é impossível marcar um golo em fora de jogo em FIFA pois a simulação sabe o local de tudo, como explicou Prior. "Tecnicamente, temos o VAR no jogo pois sabemos a localização exacta de tudo.".

FIFA decide automaticamente o que é ou não é falta no momento da colisão e o movimento do árbitro a mostrar o cartão é apenas para recriar a realidade e se manter autêntico. Prior explicou que as penalidades são decididas no momento do contacto e o jogo sabe sempre onde decorreu a falta.

Agora a questão é se a EA Sports terá de adicionar o VAR a FIFA para recriar o drama destas decisões e permanecer autêntico e Prior defende que até se tornar em algo que é parte da essência do futebol, não chegará a FIFA.

"O Campeonato do Mundo foi interessante. Ainda existe um processo de aprendizagem sobre como corre e como será usado. É uma área cinzenta. Mas é algo ao qual estaremos atentos. Se se tornar parte essencial do futebol ao ponto de se sentir estranho não estar num jogo normal, mesmo sem ser preciso, então será algo que poderemos introduzir."

Prior explica que se aquele momento de ansiedade enquanto esperas pela decisão se tornar em algo comum, tentarão recriá-lo em nome da autenticidade pois não querem que algo que acontece a todo o tempo não esteja presente no seu jogo.

FIFA 19 chegará às lojas a 28 de Setembro e já sabes, não verás os jogadores a fazer aquele gesto tão caricato.

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Mais artigos pelo Bruno Galvão

Comentários (15)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Últimas

Devil May Cry 5 recebe imagens Gamescom

Dante e Nero espalham estilo.

Razer revela comando sem fios Raiju para a PS4

Auscultadores Tresher também terão versão sem fio.

Revelados novos bundles Xbox One X e Xbox One S

Shadow of the Tomb Raider, Fallout 4 e Battlefield 5.

Publicidade