10 Benefícios para a Saúde causados pelos Videojogos

Afinal, não há apenas malefícios.

Desconfio que mais nenhuma forma de arte seja tão bipolar e despolete tanta divisão na humanidade como os videojogos: apesar de, por um lado, possuir fãs ávidos por todo o mundo, existem aqueles mais cépticos que culpabilizam os videojogos por determinados actos de violência, esgotamentos mentais, comportamentos anti sociais entre outros distúrbios psicológicos.

Recentemente, o Presidente Donald Trump culpou os videojogos pelos diversos tiroteios que têm ocorrido nas escolas americanos, indicando-os como a principal razão para a tragédia que aconteceu há uns meses na Flórida - trazendo novamente ao de cima o longo debate sobre a possível relação entre os videojogos e comportamentos errantes. Mesmo a Organização Mundial de Saúde - tal como a Eurogamer reportou aqui - juntou o vício dos videojogos ao rol de doenças mentais, uma decisão que deixou gamers de todo o mundo com algumas reticências.

Uma pequena nota que é importante salientar: este artigo não tem como objectivo defender os videojogos de forma cega. Sim, como qualquer outro aspecto deste mundo, se não for devidamente controlado, o vício por videojogos pode ser perigoso (mesmo fatal) e, nesses casos, é recomendada a intervenção de especialistas que ajudem a controlar a situação. A palavra chave aqui é "vício" e, independentemente das circunstâncias, é sempre perigoso. Ainda assim, não podes ver este artigo como uma desculpa para jogares videojogos o dia todo - há que ter em conta a moderação e limitação. Videojogos possuem avisos para pessoas que possuam foto-sensibilidade e, no caso do 3D e realidade virtual, os avisos para que faças paragens e descanses são frequentes.

Todavia, os benefícios dos videojogos para o ser humano podem ser gigantescos (algo que os meios de comunicação parecem querer esquecer-se) e, mais importante ainda, cada vez mais estudos estão a ser feito feitos nesse sentido, tentando usar os videojogos como forma de terapia para problemas físicos ou mentais que o ser humano possa ter. É bom alertar para os cuidados que se deve ter com os videojogos, mas deve-se igualmente celebrar as vantagens que os mesmos podem trazer - e, neste aspecto, a balança está deveras desequilibrada. Com isso em mente, podes ler já a seguir algumas das boas influências que os videojogos podem ter sobre os seres humanos, tendo sempre em consideração as fontes destas teorias. Tem em mente, no entanto, que se trata de uma área em constante mutação e ainda existem muitas disparidades e dúvidas sobre este assunto.

10. Videojogos fazem melhores cirurgiões

Num hospital na Flórida, o cirurgião chefe decidiu conduzir uma experiência deveras interessante: utilizando uma amostra de 300 cirurgiões, o Dr. James Rosser dividiu-a em duas categorias: metade, jogou uma variedade de videojogos durante 6 minutos antes da operação, jogos que incluíam Super Monkey Ball na Gamecube ou Super Monkey Ball 2 na Nintendo Wii enquanto que os restantes não jogaram nada.

maxresdefault

Resultado: aqueles que jogaram os videojogos obtiveram melhores resultados para os pacientes virtuais no simulador da cirurgia. "Os cirurgiões que jogaram videojogos no passado durante mais de três horas por semana cometeram 37% menos erros, foram 27% mais rápidos e comportaram-se, de forma geral, 26% melhor que aqueles que não jogaram", revela o estudo. "A redução nos erros é o aspecto que terá um maior impacto na segurança do paciente."

Por isso, Rosser compara o cirurgião a jogar videojogos antes da operação ao aquecimento que um atleta faz antes da prova - melhores habilidades motoras, coordenação entre olho e mão, atenção visual e percepção da profundidade são algumas das vantagens que podem vir associadas a esta prática. Podes ler o estudo completo aqui.

Salta para os comentários (19)

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (19)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários