Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

League Of Legends: O Guia para um Newbie

Aprende o básico para começares a jogar o MOBA mais popular do momento.

Será que ainda existe alguém que nunca tenha ouvido falar de League Of Legends? LOL - Apenas 3 letras que mudaram para sempre o mundo dos videojogos, e não foi pelo seu "antigo" significado "laughing out loud".

Este MOBA foi criado pela Riot Games com a colaboração do designer norte americano Steve Feak, também conhecido por "Guinsoo" no mundo virtual, que se destacou pelo seu trabalho no desenvolvimento do modo DotA no jogo Warcraft III. League Of Legends foi um dos primeiros jogos free2play na sua categoria, o que acabou por contribuir para a sua monstruosa evolução. Desde o lançamento da versão Beta até ao presente houve, sem qualquer dúvida, um enorme crescimento de jogadores que não vai abrandar tão cedo. Pelas mais recentes estatísticas, existem 27 milhões de jogadores ativos todos os dias! Aliás, neste preciso momento, mais de 5 milhões de pessoas estão a jogar League Of Legends, o que torna este jogo o mais jogado de todo o mundo!

Aqui fica um pequeno guia para começar a jogar League Of Legends.

O Mapa

League Of Legends possui diferentes mapas e modos, mas o nosso palco vai ser o Summoner's Rift - o mais popular e clássico mapa do jogo (representado em baixo).

É neste mapa que vai decorrer a "batalha" entre as duas equipas, cada uma delas constituída por 5 jogadores. O mapa é composto pelo lado azul, mais conhecido por blue side - parte inferior do mapa - e pelo lado roxo, o purple side - parte superior do mapa - que são distribuídos de forma aleatória no início de cada partida.

"As lanes representam os "caminhos" que ligam as duas partes do mapa e, como podemos ver na imagem, dos 3 caminhos existentes um segue para a parte de cima do mapa, outro para o meio e outro para baixo."

Cada equipa tem na sua posse 3 lanes e uma jungle. As lanes representam os "caminhos" que ligam as duas partes do mapa e, como podemos ver na imagem, dos 3 caminhos existentes um segue para a parte de cima do mapa, outro para o meio e outro para baixo. Facilmente se interpreta que as lanes designam-se da mesma forma: Top Lane, Mid Lane e Bottom Lane (mais conhecida por Bot lane).

Os jogadores começam a sua aventura nas respetivas bases , perto do seu Nexus - o principal objetivo do jogo - que varia de cor mediante o lado sorteado. Este objetivo encontra-se protegido por duas torres - as Nexus Turrets - que só podem ser demolidas depois de pelo menos um inhibitor de uma das lanes ter sido destruido. Cada lane, por sua vez, é composta por três torres e um inhibitor que seguem uma hierarquia. Após ser destruída a torre que se encontra mais afastada da base, Outer Turret, os jogadores podem atacar a torre seguinte, Inner Turret, e só depois podem passar à Inhibitor Turret para que possam, finalmente, dar cabo do inhibitor adversário e invadir a sua base!

Para além das lanes e da base, o mapa também conta com uma vasta jungle, o espaço entre as lanes onde as fugas se tornam mais fáceis e onde também se encontram objetivos de menor importância como os neutral monsters e outros de maior importância como o Baron e o Dragon. Através da liquidação destes objetivos os champions recebem recompensas que variam entre gold, buffs que ajudam o domínio de uma lane e buffs que podem dominar por completo um jogo.

Os Champions

Antes de cada partida, o jogador terá de escolher um entre os mais de cem diferentes champions, que será dominado por ele até ao final desse jogo. Não existem champions iguais, todos diferem entre si, o que torna cada jogo único e impossível de repetir. Os champions dividem-se em duas categorias: os meele (apenas conseguem usar os seus auto attacks quando se encontram perto do alvo) e os ranged champions (podem dar uso aos auto attacks encontrando-se ligeiramente afastados do objetivo). Todos estes encontram-se distribuídos pelas diferentes subcategorias: assassin, fighter, mage, support, tank e marksman.

"O champion evolui de nível à medida que obtem experiência das mais variadas fontes, o que permite fortalecer uma das habilidades, sendo que o ultimate apenas pode ser reforçado a cada cinco evoluções de nível."

Os champions têm ao seu dispor um passivo e quatro habilidades controláveis, sendo uma delas a principal e , por norma, a mais forte, o ultimate. Ao longo de cada jogo, o champion evolui de nível à medida que obtem experiência das mais variadas fontes, o que permite fortalecer uma das habilidades, sendo que o ultimate apenas pode ser reforçado a cada cinco evoluções de nível. No entanto, afim de tornar o jogo mais equilibrado existe um nível máximo, o nível 18. Assim sendo, na reta final de cada jogo (o chamado late game) todos os champions encontram-se no mesmo nível, o que significa que estão igualmente fortes entre si.

Os champions também diferem entre si na forma como "pagam" as suas habilidades. Enquanto alguns possuem uma certa quantidade de mana que se vai perdendo à medida que estas são usadas, outros possuem energy, que tem um papel idêntico à mana, diferindo apenas na sua quantidade e na velocidade de restauração, sendo que a mana se recupera lentamente ao longo do tempo. Existem também champions que em troca de cada habilidade perdem uma pequena percentagem de vida e outros, mais sortudos, usam as habilidades sem qualquer custo!

Os champions diferem, também, na forma como utilizam o seu dano. Alguns deles usam os auto attacks como principal fonte, outros apenas conseguem causar impacto usando as suas habilidades. Desta forma, o dano subdivide-se em Attack Damage e Ability Power, sendo que estas subdivisões vão determinar as funções dos champions em cada equipa e os itens que terão de ser construídos.

Roles

Cada jogador pode ocupar uma das posições (roles) na equipa, que se distribuem pelas diferentes lanes do mapa, existindo champions específicos para cada uma delas. Existem dois solo laners, um jungler e dois champions que seguem para a mesma lane. Segundo o mais normal e clássico Meta existe um solo laner no Top, outro no Mid e uma duo lane no Bot.

O objetivo de cada laner é vencer a sua lane, derrotando o seu adversário direto e destruíndo as torres que tem pela frente. A duo lane é composta por um Carry, normalmente com Attack Damage como fonte de dano (designado por AD Carry), e um Support. A função do AD carry é idêntica à dos solo laners, mas por norma este primeiro é mais vulnerável, necessitando de alguém que o possa proteger dos diferentes perigos que surgem no desenrolar de cada jogo. Por outro lado, o objetivo do jungler é ajudar as lanes conforme estas necessitem, entrando nelas (o chamado gank) e, usando a vantagem numérica em seu favor, aniquilar o adversário. Habitualmente, o Top Laner é o tank da equipa e o champion que segue à frente nas teamfights, protegendo os outros membros mais frágeis. O Mid Laner é, normalmente, um ranged champion cuja fonte de dano é a Ability Power.

Gameplay

Já conhecemos o mapa, os champions e as roles. Já sabemos a teoria do jogo, e agora? Agora vem a parte mais engraçada, a prática!

Após ter escolhido a role e o champion, começa a grande aventura no Summoner's Rift! Cada champion segue para a sua lane e um minuto e meio depois do início da partida nascem os minions, que são pequenas unidades que seguem a sua lane atacando os champions, minions e torres adversárias. Estas unidades são o principal recurso de experiência e gold numa lane e, nascem em grupos de seis, a cada 30 segundos de jogo, sendo que cada 3ª wave leva um canon-minion, ou seja, um minion com mais dano e hp. A experiência é adquirida sempre que um minion inimigo morre perto do nosso champion, por sua vez, o gold apenas é obtido se a unidade for morta pelo champion que controlamos. Além disso, outra forma de adquirir experiência e gold é aniquilando o adversário ou destruindo a sua torre. Atacar o adversário de uma forma imprudente nem sempre é boa ideia, principalmente nos primeiros instantes do jogo. Assim sendo, para dar início à luta direta com o laner inimigo devemos esperar pelo momento certo, aguardando pelo gank do nosso jungler ou expectar que o adversário cometa qualquer tipo de erro. Com mais experiência e conhecimento do jogo será possível analisar qual o champion mais forte em cada nível e tirar partido disso para ganhar a nossa lane.

"Cada champion segue para a sua lane e um minuto e meio depois do início da partida nascem os minions, que são pequenas unidades que seguem a sua lane atacando os champions, minions e torres adversárias."

Como já foi referido, o principal recurso de gold na lane são os minions, sendo que para obter esta recompensa é necessário matá-los, o chamado farming. Claro que para que chegue o momento da sua morte, estas unidades terão de perder uma quantidade significativa de hp, e só depois poderemos aniquilá-los com um last hit. Se essa quantidade de hp até ao last hit lhes for retirada por nós, o seu suspiro final chegará de uma forma muito mais veloz do que se o mesmo for feito pelos minions. Deste nosso ato resulta uma consequência direta: os minions adversário morrerão mais rapidamente do que os nossos e, assim, as nossas unidades irão avançar na lane. Para continuarmos a farmar e a obter gold teremos, também, de avançar com eles, o que vai deixar um enorme espaço nas nossas costas que poderá ser aproveitado pelo jungler inimigo para nos fazer uma visita inesperada. Para prevenir essa visita devemos esperar que os minions façam o trabalho deles e só depois, apenas com o last hit, liquidar o minion inimigo para obter o gold!

Por sua vez, o jungler terá de procurar a sua experiência e gold na jungle e tal como os laners matam os minions, este vai abater os monsters. Para além dos monsters básicos que apenas oferecem gold e xp, existem outros que oferecem uns efeitos especiais que beneficiam o desenvolvimento do champion - os chamados buffs. Para além destes objetivos, existem outros de maior importância como o Baron e o Dragon. O Dragon, que nasce aos dois minutos e meio da partida, é o 2º monster com maior importância no mapa e para a sua destruição, nas primeiras fases do jogo, o jungler necessita da ajuda dos seus colegas de equipa. A sua morte garante gold e xp para toda a equipa, podendo o processo ser repetido 6 minutos após o seu falecimento.

O principal objetivo de toda a jungle é o Baron Nashor. Este super monstro nasce aos 15 minutos de jogo e é necessária, na maior parte das vezes, a colaboração de toda a equipa para a sua liquidação. Após a sua morte, para além de gold e xp, toda a equipa é premiada com extra dano e uma regeneração mais rápida de mana e hp. A duração deste buff é de quatro minutos, enquanto o novo Baron renasce em sete.

Baron Nashor

Todo o gold coleccionado pelo jogador irá ser gasto na shop in-game do jogo, podendo este comprar itens específicos que o tornarão mais forte, móvel e resistente. Cada jogador tem direito a seis itens que vão formar a sua "build", sendo estes comprados de acordo com as necessidades da equipa, existindo também certos elementos insubstituíveis para cada role.

"O principal objetivo do jogo é o Nexus, sendo a primeira equipa a destruí-lo, a grande vencedora"

O principal objetivo do jogo é o Nexus, sendo a primeira equipa a destruí-lo, a grande vencedora. Mas as coisas não são assim tão fáceis como podem parecer. Para arrasar o Nexus inimigo a equipa terá de limpar as torres e o inhibitor de, pelo menos, uma das lanes, não sendo assim tão simples derrubar as torres se toda a equipa inimiga colaborar para assegurar este objetivo. Ou seja, em primeiro lugar teremos de nos livrar dos champions inimigos.

No chamado late game, os champions e as equipas encontram-se igualmente fortes. Deste modo, as batalhas entre as equipas (as teamfights) dependem da habilidade individual dos jogadores e da composição da equipa. A mais fácil e habitual tática do jogo é esperar pelo erro do adversário, aguardar que alguém se afaste do resto da equipa e partir, de imediato, à sua exterminação, sendo que após este feito, a superioridade numérica facilitará a conquista dos objetivos.

Em suma, existe uma espécie de uma hierarquia dentro do jogo:

É necessário obter gold e xp para ter a oportunidade de aniquilar o adversário e poder liquidar as suas torres, que por sua vez abrem o caminho ao objetivo principal - o Nexus.

Espero que estas pequenas dicas ajudem e boa sorte nos campos de batalha!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Vladyslav Reznikov avatar

Vladyslav Reznikov

Redator

O newbie da Eurogamer, mas que já tem anos de vida no universo online. Amante de MMOs e FPS, mas não deixa de viver a realidade com o seu interesse pela música, nomeadamente guitarra elétrica.

Comentários