Eurogamer.pt

Digital Foundry - As melhorias de Project Cars 2 na Xbox One X têm um foco diferente

Actualizado: Testamos os novos modos gráficos na demo.

Actualização 28/11/17: Passamos o dia com a demo de Project Cars 2, que apresenta 3 modos de apresentação na PlayStation 4 Pro e Xbox One X. Estes modos não estão disponíveis no jogo completo, que abordamos no artigo original, mas conta com uma actualização em breve. Temos 3 modos diferentes - um focado na resolução, outro na qualidade visual e outro no rácio de fotogramas - testados na demo para ter uma ideia do que esperar quando chegarem ao jogo.

A demo é limitada e não podes controlar o número de carros ou clima, não podemos dizer que é o veredicto definitivo, mas oferece uma ideia do que cada modo tem para dar. Primeiro, a resolução - procura o maior número de pixeis possível e as nossas medidas na demo registaram uma resolução dinâmica que varia entre 1152p a 1440p na Pro, subindo para 1440p a 1620p na X. Na X, é similar ao que está presente no jogo actualmente.

Depois temos a opção de visuais melhorados, que melhora imenso o nível de detalhe, colocando muitas das opções de detalhe nas pistas em termos de igualdade entre a Pro e a X - algo que não acontece na versão actual. Aqui, temos novamente resolução dinâmica, na mesma janela de 1440p a 1620p na X (ficando mais perto de 1440p durante gameplay). A janela de resolução na Pro é maior - encontramos 882p, que pode ir até 1440p, mas na maioria do tempo fica a 1080p. Apesar do detalhe nas pistas ser similar, a X tem qualidade de sombras e níveis de transição de detalhe melhorados.

Depois temos o modo performance, que procura correr a 60fps fixos. Baseado nos nossos testes na demo, X consegue correr a 1620p, mas durante gameplay a resolução geralmente fica a 1080p. A apresentação geral é muito similar na Pro, 1080p durante a maioria do tempo, mas a resolução pode variar entre 972p e 1440p.

Em termos de performance, a demo é limitada mas descobrimos que a Pro e a X correm a 60fps em modo de performance, mas a Pro pode perder fotogramas a correr à chuva. O modo de resolução está bom nas duas consolas, enquanto o modo de visuais melhorados por apresentar quedas - registamos mínimos de 55fps com tearing nas duas, mas somente à chuva. De momento, as primeiras impressões sugerem algumas escolhas adicionais interessantes, a sensação é que o equilíbrio da performance entre as duas consolas poderá ter mudado. Teremos mais sobre isto quando o jogo for actualizado.

PlayStation 4 ProXbox One X

O modo de resolução melhorada dá prioridade a números de pixeis superiores, a Xbox One X consegue uma pequena vantagem na qualidade de imagem. A Pro fica entre 1152p e 1440p na demo, a Xbox One X consegue entre 1440p e 1620p.

PlayStation 4 ProXbox One X

O modo de visuais melhorados opera numa resolução inferior (1080p na Pro e 1440p na X). A consola da Microsoft consegue uma qualidade de imagem superior.

PlayStation 4 ProXbox One X

A X tem algumas melhorias sobre a Pro consistentes em todos os modos. Aqui as sombras são geradas numa resolução superior e as distâncias de visão ligeiramente maiores.

ResolutionVisualsFrame-rate

As transições entre níveis de detalhe são menos agressivas no modo de visuais melhorados.

ResolutionVisualsFrame-rate

Temos detalhe extra no modo de visuais melhorados. Aqui tens mais espectadores e árvores. Estas imagens são da versão X.

ResolutionVisualsFrame-rate

Além da resolução, o detalhe gráfico está muito idêntico nos modos de rácio de fotogramas e resolução. Imagens da versão Xbox One X.

Actualização 26/11/17: Project Cars 2 para a Xbox One X será actualizado com novas funcionalidades, que incluem melhor resolução, visuais ou performance. Estas funcionalidades estão presentes na demo, mas não no jogo no momento em que o analisamos. Isto leva-nos a uma nova série de testes e análises.

Original:Project Cars 2 na Xbox One X mostra um estúdio que procura alcançar melhorias pelo todo ao invés de se focar em melhor resolução. Ao invés de colocar todos os recursos para obter mais pixeis, imagina se os programadores tentassem incluir mais funcionalidades presentes no PC maximizado. Os resultados são diferentes dos da maior parte das melhorias X que testamos e apesar da melhoria sobre a Xbox One base ser substancial, não temos a certeza de recompensa totalemente.

Project Cars 2 corre com resolução dinâmica nas outras consolas, permitindo focar mais recursos na simulação ao remover poder da GPU para o número de pixeis quando necessário, acomodando funcionalidades como clima dinâmico melhorado. A Xbox One é a pior de todas, conseguindo 864p-900p. A PS4 mantém o valor mínimo, mas consegue ir a 1080p, oferecendo melhor performance e mais refinamento.

A PlayStation 4 Pro é a vencedor, mantém os visuais do jogo na PS4 base, mas corre a 1360p-1440p - e com uma performance muito melhor, apenas nas cenas mais intensas desce dos 60fps. A apresentação não é totalmente limpa para passar impune num ecrã 4K e acreditamos que quem joga num ecrã 1080p tem uma melhor experiência: melhor performance e downsampling para melhorar a anti-aliasing.

Onde fica a Xbox One X? Bem, tem melhor resolução do que na Pro, mas ainda ficamos com uma apresentação não nativa ao jogar num ecrã 4K. As nossas medições sugerem que a X consegue entre 1440p a 1620p, dependendo da carga. A anti-aliasing parece melhorada sobre a Pro, mas isto pode dever-se à resolução superior. Em termos de comparações sobre a resolução, vimos várias melhorias na X, mas este jogo não é um desses casos.

As melhorias de Project Cars 2 na Xbox One X. E se a GPU fosse usada para melhorar a performance e acrescentar detalhes ao invés de melhorar apenas a resolução?

O nossos resultados sugerem um aumento de 27% na resolução, um dos menores que já vimos, mas é claro que o foco foi aumentar as opções de qualidade, usando o poder extra da GPU para outras coisas. As simulações e físicas estão idênticas, mas existe muita margem para melhorar o aspecto do jogo, algo que podes ver no PC maximizado.

O estúdio aproveitou para adicionar mais detalhe. Existem mais objectos nos cenários e mais espectadores. O aspecto é impressionante, os ambientes mais preenchidos. O nível do streaming de detalhe na X está melhor do que na Pro, as texturas achatadas na Pro transformam-se mais rapidamente em geometria completa na X. A relva 3D também está melhorada - não é nada dramático, mas está mais densa e visível a uma maior distância.

Fora isso, a melhoria na qualidade visual é subtil. A qualidade das sombras foi melhorada, mas nada de importante. O filtro de texturas está igual, excepto onde tens uma resolução superior, aí o filtro anisotrópico beneficia com mais amostras. A Pro pode parecer mais vazia, menos nítida, mas ainda se aguenta bem, tendo em conta a diferença nas especificações entre as duas consolas.

Em termos de performance, existem duas lições na actualização Xbox One X. Comparada com a Xbox One base e PS4 base, a melhoria no rácio de fotogramas é profunda, a experiência corre na sua maioria a 60fps. Talvez seja onde se sente uma melhoria maior e onde a versão X mais se assemelha à versão Pro, que no lançamento era a melhor versão nas consolas.

Xbox One XPlayStation 4 Pro

A resolução está ligeiramente melhorada na X. Esta cena opera a 1620p na X e a 1440p na Pro.

Xbox One XPlayStation 4 Pro

A X passa a maior parte do tempo a 1440p. Tem melhor anti-aliasing que a Pro, mas a melhoria é pequena e fica aquém da imagem 4K nativa.

Xbox One XPlayStation 4 Pro

Os níveis de detalhe estão melhorados nos cenários, existem mais árvores e espectadores na X.

Xbox One XPlayStation 4 Pro

Os modelos de carros com maior qualidade surgem, por vezes, mais rápido ao começar uma corrida na X.

Xbox One XPlayStation 4 Pro

As sombras estão ligeiramente melhores na X.

Xbox One XPlayStation 4 Pro

O filtro anisotrópico é o mesmo nas duas. Existe uma pequena melhoria na amostra mip-map onde a X corre numa resolução superior, mas não elimina o esborratado nas texturas à distância no chão. Em termos de detalhes, repara nas árvores ausentes na Pro

No entanto, quanto mais jogamos mais se torna aparente que por muito melhorado que esteja na X, a Pro tem a vantagem na performance de topo. À chuva com muitos carros, a X pode sofrer alguns problemas, descendo abaixo de 50fps, dando uma vantagem até 10fps para a Pro. Remover a chuva e manter o número de carros mostra uma diferença muito menor, mas a X pode na mesma perder fotogramas e sofrer tearing.

Estes são casos extremos e os mais exigentes, mas impressionou-nos o quão bem a Pro gere os desafios - não é perfeita, mas demonstra margem para diferentes condições - corre a 60fps na maioria do tempo. A melhora sobre as consolas base, mas não melhora tanto sobre a Pro, o que é surpreendente.

Persona 5: Todas as respostas dos testes Persona 5: Todas as respostas dos testes

No geral, a melhoria na X é um exemplo interessante de diferentes prioridades. O foco não é maximizar o jogo para ecrãs 4K - parece ser pegar na experiência Pro e melhorá-la com um pequeno aumento na resolução e mais detalhe. Existe a sensação que a Slightly Mad quer trazer mais da experiência PC de topo para as consolas, o que abre um debate interessante: até que ponto essas melhorias nos detalhes importam?

O foco do jogador está nos carros e na pista, mais do que nos cenários, e apesar da Pro ter menos funcionalidades, a sensação é que foi alcançado um bom ponto de equilíbrio em termos de funcionalidades. A X tem mais detalhe, mas nada do outro mundo. Será que existia a opção de 1800p - existe uma variação de jogo para jogo, de motor para motor, mas a partir de 1800p a imagem fica melhor num ecrã 4K se não existir a possibilidade de 4K nativa. Project Cars 2 na X é similar à versão Pro pois acreditamos que o maior número de pixeis fica mais limpo quando reconvertido para 1080p, ao invés de convertido para 4K. Combinado com o problema da sobrecarga na performance, a actualização X não é o esperado, mas está na mesma muito melhor que na Xbox One base.

Publicidade

Comentários (29)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!