Skip to main content

Warner Bros acusada de querer "destruir" canal de um YouTuber que se dedica a Mortal Kombat 1

Receita do canal é destinada para pagar salários da sua equipa de modders.

Image credit: Warner Bros. Games

Um YouTuber australiano especializado em Mortal Kombat, conhecido como ToastedShoes, está a denunciar que a Warner Bros "ameaça destruir" o seu canal devido a vídeos e mods do jogo Mortal Kombat 1. Com 800 mil subscritores no YouTube e 1,7 milhões de seguidores no TikTok, ToastedShoes diz ter recebido uma "notificação de violação de propriedade intelectual" diretamente da Warner Bros, exigindo a remoção de todos os vídeos de Mortal Kombat 1 do seu canal.

Numa declaração publicada na plataforma X, ToastedShoes explicou a situação: "Esta manhã, recebi um aviso de violação de propriedade intelectual diretamente da Warner Brothers, afirmando que os mods de Mortal Kombat no meu conteúdo "infringem" os seus direitos de propriedade intelectual. Pediram-me que eliminasse todos os vídeos de Mortal Kombat 1 do meu canal, caso contrário, emitirão avisos de direitos de autor e, essencialmente, eliminarão o meu canal por completo".

ToastedShoes salientou que, nos últimos seis meses, a Warner Bros não teve problemas com as pessoas que modificaram o jogo. De facto, Ed Boon, o criador de Mortal Kombat, partilhou vários vídeos de mods elogiando-os. "Os clipes dos meus mods têm mais de mil milhões de visualizações em todas as plataformas, o que me permitiu chamar a atenção para o jogo e continuar a apoiar a equipa de programadores com quem trabalho", acrescentou.

Além disso, ToastedShoes frisou que as receitas geradas por estes vídeos são fundamentais para pagar os salários da sua equipa de modders, que trabalham a tempo parcial e a tempo inteiro. Manifestou a sua frustração pela falta de comunicação direta com a Warner Bros para esclarecer quais os aspetos dos seus vídeos que violam os direitos de autor.

Num email enviado à Eurogamer, ToastedShoes mencionou que ainda não recebeu qualquer resposta da Warner Bros ou da NetherRealm Studios sobre a notificação de cessação e renuncia. Tanto quanto sabe, é o único criador de conteúdos que foi alvo desta ação.

A Warner Bros ainda não respondeu às solicitações de esclarecimento sobre o assunto.

Lê também