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Um dos mais loucos jogos da Switch

Microjogos por movimento a ritmo estonteante.

Move It! recupera a era dos jogos por movimento e serve na Nintendo Switch um divertidíssimo party game, cuja diversão está intimamente ligada à disposição de amigos e família para se juntarem à tua festa.

Apesar de acompanhar a Nintendo desde 2002, quando a GameCube chegou às lojas e não consegui resistir a Luigi’s Mansion, ao soalheiro Super Mario e Metroid no seu primor, confesso que os jogos WarioWare me passaram ao lado, mas mais vale tarde do que nunca. A chegada de WarioWare: Move It!, dois anos depois de Get it Together, permitiu-me descobrir finalmente esta série com a sequela para Smooth Moves (Nintendo Wii, 2006), descobri eu após pesquisar e ler informações sobre a franquia. Devo dizer que fiquei altamente curioso por este lado tão tonto da Nintendo que tive de pesquisar pelo seu historial.

Escrever sobre jogos não significa que os conheces a todos, que jogas todos os lançamentos e confesso que foi um grande prazer ser totalmente cilindrado por esta nova avalanche de microjogos que a Intelligent Systems apresenta. WarioWare: Move It! é mais uma remessa que excede os 200 microjogos com os quais serás surpreendido constantemente. Inicialmente poderás ficar assoberbado, mas rapidamente te recompões e te mentalizas que é para esperar o inesperado.

WarioWare: Move It! é uma experiência de tom micro cujo design e essência terão forte impacto a nível macro. Com isto, quero escrever que é um jogo muito divertido e repleto de uma audácia que muitos nem sequer esperariam da Nintendo. Existe muito sal e pimenta neste lado do universo Nintendo e ficarás facilmente entretido com o que se passa para justificar os microjogos, mesmo que não se passe nada de chocante, nem é preciso. No entanto, essa primeira energética sessão pode ser terminada em menos de 3 horas e por maior que seja o sorriso na tua face, a solo dificilmente encontras justificações para repetir e a médio ou longo prazo, depende da família e amigos ao teu redor.

Tudo começa com o Wario e o grupo de bizarros amigos a viajar para uma ilha tropical como um prémio que ganhou, mesmo sem saber como isso aconteceu. No entanto, o paraíso está repleto de embaraços e estas personagens dão por si em situações inesperadas. Nestas bizarras aventuras pela ilha, és chamado a intervir para os ajudar. Isto significa ficar atento a cada cena, à espera do aviso que um microjogo vai começar, sem saber o que te vai aparecer pela frente.

Relembrando a era da Wii e a febre dos controlos por movimento que tomou conta desta indústria (antes do 3D, do 4K, do SSD e por aí adiante), Move It faz jus ao nome forçando-te a mover nos microjogos e é aqui que a loucura se solta por completo. Contextualizado com cada capítulo/cena (de acordo com a bizarra e cómica lógica dos criativos da Nintendo), tens de triunfar numa série de microjogos para ajudar as personagens. Podes falhar algumas vezes e mesmo que percas podes voltar à ação ao imitar uma pose, mas o mais divertido é tentar acompanhar o louco ritmo de microjogos que, sendo mais de 200, jamais se repetem.

Isto significa que nunca sabes o que vem a seguir e jamais percebes com precisão o que tens de fazer. Tentas seguir as instruções e fazer o melhor que podes para te safar e reside aí a essência desta diversão, deixar a loucura tomar conta. Uma vez que os controlos são por movimento, facilmente chamarás a atenção de quem está à tua volta e os sorrisos que WarioWare: Move It! despertam no jogador contagiam os espectadores. A história é contada através de curtas animadas altamente coloridas, cómicas e bizarras, o que também ajuda muito.

Apesar disso, o foco são os microjogos por movimento e a capacidade para surpreender que advém do elevado número deles. Como referido, tudo está contextualizado com a cena, se a personagem está a fugir, a dançar, a comer e por aí fora. Terás de executar movimentos específicos, com os Joy-Cons numa posição específica e quanto mais te entregas à brincadeira, mais a brincadeira recompensa.

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Imitar um batedor num jogo de basebol, cortar cenouras, equilibrar comida, nadar, desentupir nariz, tocar sinos ou ajudar alguém a caminhar por um tronco com picos são apenas exemplos dos mais de 200 microjogos com os quais és bombardeado nestes capítulos de história na ilha. Tudo relacionado com poses específicas que tens de assumir antes de cada microjogo. Estas mensagens sobre a pose a assumir são a única pausa que tens nesta tresloucada experiência.

Estes microjogos estão muito divertidos e a sua excentricidade consegue surpreender, mas existem destaques na forma das boss fights, no final de cada capítuo. Aqui terás bizarrices como bater os braços para ajudar um anjo a voar e a desviar-se de obstáculos, movimentar velas para não se apagarem e acender um canhão e outros momentos absurdos. Isto sem referir as diversas menções a personagens Nintendo e microjogos especiais inspirados nas mais populares séries Nintendo.

WarioWare: Move It! é excêntrico, arrojado e verdadeiramente louco, um lado totalmente diferente da companhia japonesa que é tão facilmente, e erradamente, acusada de uma abordagem unidimensional aos seus projetos. Os microjogos a ritmo estonteante e os controlos por movimento fizeram-me recuar a anteriores gerações e se eu estava a rir enquanto jogava, quem assistia não resistia a divertir-se com as minhas figuras. A solo, poderá ser um título difícil de justificar, mas com amigos e família, é tão energético quanto excêntrico.

Prós: Contras:
  • De volta à era dos party games controlados por movimento
  • Mais de 200 microjogos totalmente absurdos e cómicos
  • Boss fights com minijogos que despertam gargalhadas
  • História bizarra contada em divertidas curtas animadas
  • Experiência dura menos de 3 horas
  • Jogado sozinho perde o interesse rapidamente
  • Algumas falhas no registo das posições e movimentos dos Joy-Cons

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