ARK: Survival Evolved

A premissa de Ark: Survival Evolved é atraente, mas a concretização fica aquém das expectativas.

Eventos importantes

Digital FoundryArk: Survival Evolved na Switch foi reduzido ao mínimo dos mínimos

É jogável mas os compromissos visuais são extraordinários.

A Nintendo Switch tem sido uma verdadeira surpresa - uma consola híbrida baseada num chipset móvel que conseguiu alguns feitos tecnológicos: o port de Doom 2016 foi uma mini-revelação, enquanto que Wolfenstein 2 foi ainda mais alucinante. Mas esses jogos de 60fps foram reduzidos a 30fps e construídos em torno de um mecanismo eminentemente escalável - um panorama que não se aplica totalmente a Ark: Survival Evolved do Studio Wildcard, que parece ter sido arrastado aos gritos para o hardware da Switch com alguns bons resultados mas outros incrivelmente maus.

ARK: Survival Evolved - Análise - Era glaciar

Lançado no final de Agosto do ano passado para o PC, PS4 e Xbox, ARK: Survival Evolved chega agora à consola híbrida da Nintendo. Um "port" que levou mais de um ano a desenvolver pelo estúdio norte-americano Studio Wildcard. Por ocasião do lançamento da versão original tivemos a oportunidade de publicar a nossa análise, salientando, em síntese, um jogo com uma premissa atraente embora com uma concretização aquém das expectativas (podem ler por aqui a análise).

Na verdade, podemos olhar para ARK: Survival Evolved com optimismo. Um mundo aberto partilhado com outros jogadores onde é vital não só sobreviver mas criar uma certa ascendência sobre os dinossauros usando os recursos à nossa disposição, parece reunir os condimentos para resultar. No entanto, passar à prática e atingir o patamar esperado parece ser uma tarefa de dificuldade adicional para o Studio Wildcard.

Importa lembrar que esta é uma produção com vários anos de desenvolvimento. Dois anos antes no lançamento em 2017 foi dado acesso antecipado aos utilizadores do windows, mac e Linux. Depressa o jogo ganhou uma comunidade, particularmente no PC, onde os mods garantem uma actualização e vitalidade deste mundo jurássico. A juntar a isto acrescem produções paralelas e até edições de formato mobile, o que torna particularmente adversa a posição dos estúdios ligados ao desenvolvimento, pelo menos em garantir a qualidade que os consumidores desejam.

Read more...

ARK: Survival Evolved ganha data no iOS e Android

Pela primeira vez na palma da tua mão.

Originalmente concebido para PC e mais tarde com direito a versões para as consolas, Ark: Survival Evolved vai em breve dar um passo importante para a sua expansão, ficando disponível para os dispositivos iOS e Android.

Ark: Survival Evolved - Análise

Ark: Survival Evolved - Análise

Mais olhos do que barriga.

Ark: Survival Evolved é um daqueles que jogos que, depois de vermos um dos trailers promocionais, ficamos com vontade de experimentar imediatamente. Um gigantesco mundo aberto, inúmeras possibilidades e domar dinossauros gigantes é uma proposta que, à primeira vista, tem um enorme apelo para qualquer jogador. No entanto, a realidade é diferente. Embora seja possível realizar as diversas coisas que o trailer mostra, Ark: Survival Evolved é um jogo com grinding excessivo que o torna rapidamente aborrecido e com problemas técnicos graves.

A melhor forma de descrever Ark: Survival Evolved é pensar num jogo de sobrevivência com dinossauros à mistura. No início do jogo temos que criar uma personagem e começar praticamente sem nada. Tudo o que temos é um pano para tapar as partes privadas e as nossas mãos para apanhar recursos. Para sobrevivermos à noite, temos que construir a nossa casa. Primeiro só podemos construir uma casa de palha, e mais tarde, quando estivermos num nível superior e com acesso a mais habilidades de crafting, é que podemos construir uma casa mais resistente com outros materiais como madeira.

Inicialmente construí uma grande casa, mas depois comecei a perceber que era inútil. Quando desligamos o jogo, a nossa casa fica completamente vulnerável a ataques de outros jogadores. Sempre que voltava a entrar no jogo, isto já no dia seguinte, encontrava a minha personagem morta, sem nada, e a casa tinha desaparecido do mapa. Tenho consciência que é um jogo de sobrevivência e que isto implica estar em risco perante jogadores agressivos, no entanto, ter que voltar a construir tudo de novo todos os dias torna-se aborrecido.

Read more...

ARK: Survival Evolved ganha trailer de lançamento

ARK: Survival Evolved está quase a chegar às lojas, terminando o seu longo período em formato de Acesso Antecipado, e hoje temos finalmente o seu trailer de lançamento.

Se estás curioso com a construção de bases e uma luta pela sobrevivência, sem esquecer treinar dinossauros, então assiste a este vídeo e descobre se

ARK: Survival Evolved é para ti.

Read more...

Ark: Survival Evolved está disponível em formato Acesso Antecipado e a Studio Wildcard agendou anteriormente o lançamento da versão completa para o dia 8 de Agosto de 2017, algo que já não vai acontecer.

Servidores de Ark não serão apagados

Mesmo quando sair do Acesso Antecipado.

A Studio Wildcard está a preparar o lançamento de ARK: Survival Evolved, o seu jogo de sobrevivência em mundo aberto, que sairá do formato Acesso Antecipado a 8 de agosto.

Apesar de sair do Acesso Antecipado somente a 8 de agosto, o preço de ARK: Survival Evolved já foi aumentado e custa agora €59.99, algo que não caiu bem com a comunidade e até com alguns criadores. A decisão da Wildcard é altamente polémica e as reacções não se fizeram esperar.

ARK: Survival custa agora €69.99

Mesmo estando ainda em Acesso Antecipado.

Ao contrário do que seria de esperar, o preço de Ark Survival Evolved no Steam já aumentou, enquanto o jogo ainda está em formato de Acesso Antecipado.

Não há planos para lançar ARK: Survival Evolved na Switch

Mas o estúdio vai manter-se atento ao desempenho da consola.

Os produtores de Ark: Survival Evolved não têm nos seus planos lançar o jogo na Nintendo Switch. Fica assim então descartado a curto ou a média prazo uma versão deste jogo na próxima consola da Nintendo.

Ark: Survival Evolved ganha data na PS4

Incluirá a expansão Scorched Earth.

Ark: Survival Evolded ganhou data de lançamento na PlayStation 4. Depois de algumas dificuldades para lançar o jogo na plataforma devido à questão do Early Access, o Wildcard Studio anunciou hoje que o seu jogo estará disponível na consola da Sony a 6 de Dezembro.

Anunciada expansão para Ark

Jogo que está disponível em Acesso Antecipado.

A indústria poderá ter encontrado algo inédito hoje pois Ark: Survival Evolved, que está disponível em formato Acesso Antecipado, recebeu uma expansão completa e terminada.

Ark: Survival Evolved com versão free-to-play

E já está disponível no Steam!

Ark: Survival Evolved ganhou hoje uma versão free-to-play chamada Survival of the Fittest. Esta versão já está disponível no Steam e transforma o jogo num arena de sobrevivência para vários jogadores.

Depois do sucesso do Early Access de Ark: Survival Evolved na Xbox One, muitos jogadores se questionam porque é que o jogo ainda não está disponível na PS4. A verdade é que a Studio Wildcard está interessada que a versão incompleta do seu jogo chegue a mais pessoas, podendo levá-lo à nova consola da Sony. Mas infelizmente isso não está dependente apenas da vontade do estúdio.

ARK: Survival Evolved terá modo semelhante a Hunger Games

Fará a sua estreia a 1 de agosto, num torneio de 35 equipas.

ARK: Survival Evolved, um dos jogos de sobrevivência mais populares do momento apesar de estar ainda em Early Access, receberá no início do próximo mês um novo modo semelhante a Hunger Games. A comparação foi feita pelos próprios produtores.

ARK: Survival Evolved já vendeu mais de 400 mil cópias

E arrecada quase 10 milhões de euros em receitas.

A Wildcard anunciou que ARK: Survival Evolved, o novo jogo de sobrevivência e dinossauros que estão a desenvolver, já conseguiu vender mais de 400 mil cópias no Steam desde que foi posto à venda no dia 2 de junho.