Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Encontrados cartuchos do E.T. da Atari na escavação do Novo México

A lenda dos cartuchos enterrados acabou por se comprovar.

Um dos grandes mitos da história dos videojogos acabou por se provar ser verdade. Depois de um dia duro a escavar nas areias do deserto do Novo México, a equipa do documentário do diretor Zak Penn, desenterrou o Santo Graal dos maus videojogos: E.T. the Extra-Terrestrial da Atari, jogo que foi lançado em 1982.

Tal como tínhamos falado há umas semanas, o Xbox Entertainment Studios está a desenvolver uma série de conteúdos para a Xbox One, entre os quais se encontra um documentário sobre o jogo que desencadeou o crash na indústria em 1983. A companhia convidou todos os interessados a visitar a escavação, que começou na manhã do dia 26 de abril, onde mais de 200 pessoas se reuniram para o evento, no entanto devido ao sol escaldante muitas acabaram por desistir, ficando apenas os resistentes que puderam assistir ao encontro com os cartuchos daquele que é considerado o pior jogo de sempre.

Devido à pressa do contrato entre Steven Spielberg e a Atari, E.T. teve apenas 6 semanas em desenvolvimento, isto porque a Atari queria que o mesmo estivesse pronto para o Natal de 1982, aproveitando o sucesso estrondoso do filme de Spielberg. Originalmente concebido como um jogo ao estilo de Pac-Man, e desenvolvido pelo talentoso programador Howard Scott Warshaw, responsável por obras primas da Atari como Yars Revenge e Raiders of the Lost Arc, o tempo de produção não foi suficiente resultando num jogo completamente disfuncional, confuso e pobre.

O excesso de oferta de cartuchos gerado pela Atari, que chegou a ultrapassar o número de consolas existentes, foi o factor mais importante para o colapso da companhia e para a crise de 1983 na indústria, que chegou a fazer crer que os videojogos teriam chegado ao fim.

Para se desfazer do seu stock, a Atari assinou um contrato com as autoridades do Novo México para enterrar os cartuchos no deserto, prática de legalidade duvidosa, que foi negada durante anos e que agora veio-se a comprovar.

Para além do jogo E.T., quem esteve no local diz haver também cópias dos jogos Centipede e Missile Command que ainda estão em bom estado.

Ver no Youtube

Read this next