Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Head-tracking em GT 5 não impressiona

Com alguns problemas técnicos.

Gran Turismo 5 é certamente um dos jogos mais esperados no momento, quer pela sua legião de fãs, bem como pelas características técnicas, principalmente visuais. Ok, não esquecer que é um dos jogos mais adiados da história da PlayStation.

Questões de beleza à parte, a última edição da revista Official PlayStation Magazine contém uma antevisão alargada do jogo, onde afirma que o sistema de head-tracking ainda terá que ser melhorado antes do lançamento.

A revista comenta, "O Gran Turismo 3D parece impecável mas o reconhecimento da face no jogo está longe de estar bem. O reconhecimento e seguimento da face usando a PS Eye, funciona nos 200 carros com vista pela cockpit, e permite que olhes em volta por inclinares a cabeça fora do ecrã, mas esta primeira demo que jogámos não nos deixou impressionados".

Na E3 deste ano tive a oportunidade de testar também o head-tracking e na verdade existe uma enorme dificuldade de controlar a acção quando movermos a cabeça. A principal razão está no atraso de resposta em relação ao nosso movimento, pois se olharmos para o lado, o piloto virtual demora a virar também, criando um efeito confuso.

Para além disso detectei mais dois problemas, sendo o primeiro em que quando moves a cabeça para os lados deixas de ver a acção no ecrã, então, se movemos a cabeça para virar virtualmente, como poderemos ver o que se passa no ecrã?

Em segundo lugar o sistema ainda é muito sensível, ocorrendo diversas vezes que se alguém passar por trás de nós, a câmara vira automaticamente. Reconhecimento de rosto? Para já não me parece.

Com data de lançamento a 2 de Novembro, nos EUA, este é uma das coisas que gostaríamos ver rectificada.

Read this next