Nvidia na CES 2021: revelados portáteis com GPUs RTX 3060 e série RTX 30

A Ampere vai para o mainstream, mais um grande impulso para os GPUs de portáteis.

A Nvidia acompanhou a Intel e AMD como o terceiro grande fabricante de chips a realizar uma conferência de imprensa CES 2021, anunciando uma nova placa gráfica desktop a e um trio de GPUs série RTX 30 para computadores portáteis. Comecemos pela grande notícia em primeiro lugar: a nova placa gráfica mainstream RTX 3060.

Como consta, a RTX 3060 Ti tem um irmãzinha, a RTX 3060. A nova placa gráfica deve parecer idêntica do exterior - embora seja de alguma forma retratada apenas com um único ventilador nos materiais de imprensa da Nvidia - mas utiliza o GPU de gama baixa GA106 da Nvidia em vez do GA104 de gama média que vimos no coração das 3060 Ti e 3070.

A partir dos gráficos fornecidos pela Green Team, o 3060 deverá fornecer níveis de desempenho aproximadamente RTX 2070 ou 2070 Super - significando jogos confortáveis de 1080p ou decentes 1440p em títulos AAA, talvez esticando até 4K em jogos mais antigos ou em settings reduzidos.

rtx_3060_what

Curiosamente, a placa apresenta 12GB de memória GDDR6, o que significa que tem mais VRAM do que tanto a RTX 3060 Ti como a RTX 3070, que têm apenas 8GB. Tem também memória rápida de 15Gbps, em comparação com 14Gbps na RTX 3060 Ti e na RTX 3070. Contudo, isto é um pouco equilibrado pela sua interface de memória de 192 bits, que é mais estreita do que o equivalente a 256 bits nas duas placas mais caras.

A computação é também significativamente reduzida, tendo a 3060 apenas 3584 núcleos CUDA em comparação com 4864 na 3060 Ti e 5888 na 3070. O GPU mais pequeno significa que a placa é capaz de consumir menos energia do que a 3060 Ti, com um TDP nominal de 170W em comparação com os 200W na Ti.

rtx3060perf

É difícil avaliar como estas compensações afetarão o desempenho, especialmente dentro dos subsistemas de memória. Presumivelmente a 3060 será capaz de manter mais texturas na memória de uma só vez, talvez tornando-a um pouco mais à prova de futuro, especialmente para títulos RT, mas carregar texturas pode demorar um pouco mais e, portanto, as taxas de enquadramento podem ser um pouco mais baixas, enquanto que as reduções a calcular devem resultar numa placa significativamente mais lenta em geral. Teremos de testar isto por nós próprios assim que a placa chegar à sede do DF.

O preço de retalho recomendado da placa é de $329, que é $70 abaixo da RTX 3060 Ti, e estará disponível a partir de finais de Fevereiro... embora seja difícil imaginar que os problemas de escassez de stock que têm atormentado a série RTX 30 desde o início terão sido resolvidos dentro de apenas um mês.

A RTX 3060 também estará disponível em computadores portáteis a partir de 26 de Janeiro, juntamente com as versões móveis da RTX 3070 e RTX 3080 - que convenientemente agora vêm com um sufixo 'Laptop' para que possa facilmente distingui-los das variantes de computadores portáteis. Felizmente, esta data é quando os computadores portáteis Ryzen 5000 da AMD também estarão disponíveis, pelo que muitos modelos receberão uma atualização de CPU e GPU ao mesmo tempo - algo que nem sempre acontece quando os lançamentos de CPU e GPU estão mais distantes.

nvidia_geforce_announcing_geforce_rtx_3080_laptops
nvidia_geforce_announcing_geforce_rtx_3070_laptops
nvidia_geforce_announcing_geforce_rtx_3060_laptops
Clique para ampliar

Enquanto as novas partes do portátil utilizam os mesmos núcleos RT de segunda geração e núcleos Tensor de terceira geração que outras placas da série RTX 30, as configurações gerais aqui são bastante diferentes. Por exemplo, a portátil RTX 3080 recebe 8GB ou 16GB de núcleos GDDR6 e 6144 CUDA, enquanto que a desktop 3080 usa 10GB de núcleos mais rápidos GDDR6X e 8704 núcleos. Isto torna difícil julgar o desempenho relativo entre as duass; testes adequados no mundo real serão a melhor forma de avançar aqui.

Infelizmente, isto é ainda mais complicado devido ao número de diferentes configurações disponíveis para fabricantes de computadores portáteis, que incluem mais de uma dúzia de variantes de computadores portáteis Max-P e Max-Q RTX 3080 apenas, com velocidades de relógio, velocidades de memória e alvos de potência variáveis.

A comparação com as peças dos anteriores portáteis é um pouco mais simples, com Nvidia a afirmar que o RTX 3080 é cerca de 50% mais rápida do que a 2080 em jogos como Control, Minecraft RTX e Borderlands 3 a 1440p. A 3070 é descrita como até 50% mais rápida do que a RTX 2070 e a RTX 3060 é descrita como 30% mais rápida do que uma PS5... e não, também não sabemos o que isto significa. No entanto, em geral, estamos a ver ganhos ligeiramente menores do lado gen-on-gen no lado da portátil do que vimos no desktop, provavelmente graças às restrições de potência mais rigorosas nestes fatores de forma móvel.

geforce_ampere_rtx_3080_laptop_article_chart

Para além do novo hardware, há também algumas novidades a ter em conta. Uma das maiores é o suporte BAR redimensionável, que proporcionou ganhos de desempenho de um digito ou na casa dos dois dígitos baixos nas placas da série RX 6000. Funciona permitindo o acesso direto a todas as VRAM de uma placa, em vez de através de um buffer de E/S de 256MB. Será interessante ver se esta característica está disponível em todos os computadores portáteis da série RTX 30, e se apenas está ativada em segundo plano ou se pode ser ligada e desligada para medir o seu multiplicador de desempenho.

Note-se que o BAR redimensionável também será enviado na placa gráfica RTX 3060, com atualizações VBIOS necessárias para ativar a funcionalidade em placas anteriores da série RTX 30. Para fazer uso da funcionalidade, será necessário correr numa motherboard AMD B550 ou X570 que suporte a funcionalidade; na Intel, algumas placas Z490 e todas as placas Z590 também devem suportar a funcionalidade.

A estrutura Max-Q da Nvidia inclui agora também algumas características atualizadas, incluindo Dynamic Boost 2.0 e WhisperMode 2.0. A ideia por detrás do Dynamic Boost 2.0 é aumentar a potência GPU ou VRAM à custa da potência do CPU quando um jogo beneficiaria dela, aumentando assim os frame-rates em cenários com GPU. Isto funciona numa base quadro a quadro, permitindo assim uma atribuição de potência bastante dinâmica. O WhisperMode 2.0 funciona de outra forma, minimizando o calor e o ruído em troca de um desempenho inferior; isto agora funciona a nível do sistema e não no GeForce Experience.

Como mencionámos anteriormente, a disponibilidade para estes novos computadores portáteis da série 30 começa a 26 de Janeiro, com a Nvidia a prometer mais de 70 modelos de computadores portáteis de vários OEMs - como Acer, Asus, Dell, Gigabyte, Lenovo e Razer - logo no lançamento. Estes começam em $1000 para máquinas RTX 3060 até cerca de três vezes mais do que para os modelos RTX 3080 mais bem equipados. Se estiver no mercado para uma atualização de um portátil, não deixe de verificar também os CPUs - alguns modelos virão com chips AMD ou Intel de geração anterior em vez dos novos processadores Intel 11th-gen ou AMD Ryzen 5000, e é sempre bom obter os componentes mais recentes se puder.

É tudo por agora, mas estaremos de volta em breve para partilhar mais alguns destaques da CES 2021 - incluindo os anúncios incrivelmente loucos da Razer, os melhores monitores HDMI 2.1 a ter em conta e muito mais. Entretanto, porque não verificar a nossa repartição da AMD ou os Anúncios CES 2021 da Intel?

Salta para os comentários (0)

Sobre o Autor

Will Judd

Will Judd

Senior Staff Writer, Digital Foundry  |  wsjudd

A bizarre British-American hybrid, Will turns caffeine into technology articles through a little-known process called 'writing'. His favourite games are Counter-Strike, StarCraft and Fallout 2. Will also tweets the latest tech deals at @DealsFoundry.

Conteúdos relacionados

ArtigoIt Takes Two é o melhor jogo cooperativo de sempre

Diversão desenfreada para dois jogadores.

Epic Games compra os produtores de Fall Guys

Nada mudará no futuro da franquia.

Aliens: Fireteam é o novo jogo do universo Alien

Cooperação neste verão para PlayStation, Xbox e Steam.

Também no site...

Apex Legends Switch mostrado num novo trailer

30 níveis gratuitos e duplo XP nas primeiras duas semanas.

Epic Games compra os produtores de Fall Guys

Nada mudará no futuro da franquia.

Razer anuncia a Razer DevCon, um evento para produtores de videojogos

Quer encorajar a integração do seu ecossistema em software e hardware.

Yakuza: Like a Dragon chegou finalmente à PS5

Quem tem a versão PS4 tem direito a upgrade gratuito.

Comentários (0)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários