Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Intel na CES 2021: Core i9-11900K, motherboards Z590 e CPUs para ultraportáteis gaming

Todos os grandes anúncios de interesse para os jogadores.

O primeiro dos três grandes fabricantes de chips a ter as suas conferências de imprensa na CES 2021, a Intel teve um dia cheio de anúncios. A empresa mostrou um pouco do seu próximo chip desktop emblemático, o Core i9-11900K, bem como as placas-mãe da série 500 e os CPUs da série H da 11ª geração para computadores portáteis. Aqui está o que precisa de saber - começando com o 11900K.

De certa forma, o 11900K parece mais um sucessor do Core 9900K do que o 10900K, uma vez que desce de 10 núcleos e 20 threads para oito núcleos e 16 threads. Contudo, esta diminuição na contagem do núcleo deve ser compensada por uma melhoria até 19 por cento citada nas instruções por relógio (IPC), uma medida importante do desempenho de um só núcleo - e uma área em que a AMD deu passos significativos com os seus processadores Ryzen 5000.

Este elevador IPC maior que o normal no Rocket Lake S vem do uso de núcleos Cypress Cove, que se estreou nos chips dos portáteis Intel Ice Lake de 10nm e que agora foram reintroduzidos nesse processo familiar de 14nm que a Intel tem vindo a usar há já algum tempo nos seus CPUs desktop. As frequências no 11900K também estão ao nível dos 10900K, sendo o novo processador capaz de aumentar até 5,3GHz num único núcleo ou 4,8GHz em todos os núcleos com Thermal Velocity Boost.

Será fascinante ver como isto se traduz em desempenho dentro do jogo, pois alguns jogos poderão ver maiores benefícios de uma maior contagem de núcleos, enquanto outros poderão preferir poder de um só núcleo. Teoricamente, o Core i9-10900K poderia superar o 11900K em mais jogos com preferência para núcleos, talvez tornando-o uma melhor escolha de valor se vir uma redução de preço após o lançamento do novo chip.

Dados divulgados pela Intel mostram o desempenho 11900K superior ao do Ryzen 9 5900X em testes, com cerca de 5% sobre o chip AMD numa seleção de jogos testados a 1080p com configurações altas, incluindo lançamentos recentes como Assassins Creed Valhalla, Far Cry New Dawn, Cyberpunk 2077 e Total War Three Kingdoms. Isto é muito menos do que se poderia esperar, mas se for confirmado em testes de terceiros, significa que a Intel pode reivindicar esse título de "CPU de jogo mais rápido" durante pelo menos mais um ano.

Para além das velocidades e fluxus, a Intel também detalhou algumas novas funcionalidades que chegam ao 11900K (e presumivelmente também outros processadores desktop da 11ª geração). Os gráficos Xe de próxima geração aparecerão em alguns chips, a RAM até 3200MHz será suportada sem overclock, a descodificação do altamente eficiente codec AV1 será suportada em hardware e o CPU fornecerá até 20 pistas PCIe 4.0, permitindo que componentes como placas gráficas de próxima geração e unidades NVMe funcionem no seu desempenho máximo.

O 11900K e outros processadores Rocket Lake S funcionarão tanto em chipsets existentes da série 400 como em novos chipsets da série 500, com estes últimos incorporando PCIe 4.0 como padrão (embora a característica exista também em cerca de placas da série 400 e será desbloqueada com uma atualização da BIOS quando os CPUs da 11ª geração que estiverem disponíveis). De outro modo, as placas-mãe da série 500 têm o controlador USB 3.2 Gen 2x2 (20Gbps) integrado e uma ligação DMI x8 ao CPU, duplicando a largura de banda disponível entre os dispositivos da placa-mãe (armazenamento, rede, etc.) e o CPU.

Foi também sugerido que as placas-mãe B560 suportarão overclocki de memória, por exemplo, permitindo que perfis RAM XMP para além de 3200MHz sejam definidos num sistema Core i9 11900K. Anteriormente, apenas as placas-mãe da série Z tinham esta funcionalidade, uma restrição que não fazia realmente sentido quando os utilizadores AMD eram capazes de fazer overclock da sua memória e melhorar o desempenho mesmo em placas baratas da série A e da série B.

Provavelmente saberemos mais sobre as placas-mãe da série 500, os 11900K e o resto da linha Rocket Lake nas próximas semanas, uma vez que os novos chips de desktop serão anunciados na íntegra até Março.

Se preferir jogar num portátil, então o outro grande anúncio do dia da Intel pode ser de interesse. A Team Blue revelou os seus processadores Tiger Lake H35, que foram concebidos para oferecer um forte desempenho de um só núcleo com velocidades de relógio até 5GHz num alvo de potência expandida de 35W, acima dos 28W das partes anteriores do Tiger Lake. Os novos chips de quatro núcleos devem ser mais potentes do que os seus antecessores, especialmente em cargas de trabalho mais leves nos threads ou de explosão, como jogos (Far Cry 5 e Flight Simulator 2020 vêm à mente como jogos onde o desempenho de um só núcleo é primordial).

O aumento do desempenho bruto do CPU é acompanhado de gráficos integrados mais rápidos (duas vezes mais rápidos do que os chips da série H da 10ª geração), suporte para até RAM LPDDR4X-4266, bem como gentilezas como Killer Wi-Fi 6 ou 6E, Thunderbolt 4 e PCIe 4.0 - mais suporte de BAR redimensionável para aumentar o desempenho gráfico discreto. O Core i7-11375H Special Edition será a peça emblemática a ter em conta; é uma peça com quatro núcleos e oito threads com relógios até 5GHz, concebida para computadores portáteis de jogo ultraportáteis de alta gama. Também estão a caminho chips de maior contagem de núcleos com um alvo de 45W de potência, com modelos Intel prometedores de oito núcleos e 16 emph>threads que podem aumentar até 5GHz em múltiplos núcleos, 20 pistas de PCIe 4.0 e Wi-Fi 6/6E.

Além disso, a Intel anunciou também novas versões Ice Lake dos seus CPUs de servidor Xeon, que melhoraram a contagem de núcleos, o desempenho e a aceleração da IA, processadores Pentium e Celeron de 10nm que proporcionam até 35% de melhor desempenho gen-on-gen e processadores híbridos Alder Lake com uma mistura de núcleos grandes/poderosos e pequenos/eficientes, com vencimento no segundo semestre deste ano. Todos estes são anúncios interessantes por direito próprio, mas este artigo já é suficientemente longo, por isso vamos saltar uma repartição mais detalhada por agora e embrulhar as coisas aqui em cima.

Tem sido um CES interessante para a Intel, com muito que falar, mas talvez falte à empresa um produto 'halo' óbvio que entusiasme as pessoas sobre a marca como um todo. O 11900K é talvez o concorrente mais próximo, mas teremos de esperar por mais informações e testes adequados de terceiros antes de ficarmos demasiado entusiasmados.

O que é que achas - tem algo aqui que te chamou a atenção? Diga-nos nos comentários abaixo.

Read this next