Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

OlliOlli World review - Skatelandia

Depois de começares a jogar, não vais querer largar.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Um jogo de skate com jogabilidade deliciosa e viciante, aliado a níveis altamente criativos com uma estética colorida.

Apesar de não ser um nome tão amplamente conhecido como a série Tony Hawk Pro's Skater da Activision ou Skate da Electronic Arts, OlliOlli é um nome de respeito no género dos jogos de skate. O primeiro título, lançado em 2013 para a PS Vita, serviu de trampolim para a Roll7, um pequeno estúdio de Inglaterra fundado em 2008. A partir daí, foi sempre a subir. OlliOlli recebeu versões para outras plataformas e, em 2015, chegou a sequela, OlliOlli2: Welcome to Olliwood, desta vez com um lançamento simultâneo em múltiplas plataformas.

É um jogo de origens humildes. Os gráficos 2D são simples, funcionais, mas sem grande aparato. O ingrediente secreto estava mesmo na jogabilidade, com grande fluidez, requerendo habilidade nos analógicos e reflexos rápidos para encadear grandes combos e evitar os obstáculos nos diversos níveis. O espírito é puramente arcade, sem ambições de ser um simulador como outros jogos tipo Skate ou Skater XL. Depois de começares a jogar, é difícil parar. É altamente viciante e satisfatório, mais do que qualquer outro arcade de skate que possas encontrar.

Com OlliOlli World, a Roll7, agora parte da Private Division e com claramente mais apoio financeiro por detrás, pegou nessa fórmula mágica dos primeiros dois jogos e elevou-a para o próximo patamar. Em grande parte, a essência do jogo está igual, mas os valores de produção deram um grande salto, resultando numa apresentação lustrosa e em animações melhores. Os jogos anteriores eram um tanto rudimentares, e acredito que era um factor que os impedia de terem um apelo e alcance maior.

Como funciona a jogabilidade?

A grande novidade de OlliOlli World é a transição para uma perspectiva 2.5D - permitiu à equipa elaborar níveis mais complexos e visualmente chamativos, bem como criar rotas alternativas em cada nível. Para além de todos os truques de skate que já podias fazer nos jogos anteriores - como flip tricks, grabs, manuals e grinds - este terceiro capítulo introduz wallrides. O wallride é uma técnica real de skate, que consiste em trepar e/ou andar pela parede com o skate. A introdução desta nova mecânica dá uma variedade maior a todos os níveis e momentos ainda mais incríveis, em que vais sentir a adrenalina a sair-te pelos poros.

O principal da jogabilidade está nos analógicos. O analógico esquerdo contra os saltos e os flip tricks, o esquerdo os grabs. Depois, podes usar os gatilhos para controlar a rotação da personagem. Há mais uma coisa. Quando estás prestes a aterrar, podes carregar no botão A (Xbox) | X (Playstation) para receberes pontos extra. Se tiveres realmente reflexos bons, vais conseguir uma aterragem perfeita. Mas o verdadeiro desafio está em encadear combos grandes. Para isso podes recorrer a grinds e, sobretudo, a manuals. Podes até completar um nível inteiro num só combo - se treinares o suficiente.

É preciso bons reflexos, mas não é um jogo terrivelmente difícil. Os níveis que vais percorrendo ao longo da campanha / história vão ficando cada vez mais complexos e, claro, prepara-te para perder muitas vezes. No entanto, é um jogo rapidíssimo, em que começar de novo não custa tanto. Há checkpoints a meio dos níveis a que podes recorrer se estiveres a sentir muita dificuldade. Para quem quer um desafio maior, podes optar por não usá-los. Fora isso, cada nível tem vários objectivos adicionais - se os completares a todos, vais receber itens estéticos para personalizar a tua personagem.

Ver no Youtube

Os níveis são uma explosão de criatividade

OlliOlli World é um jogo que enche os olhos. É absolutamente lindo em andamento, com uma direcção estética relaxada, tipo desenho animado (faz-me lembrar o Adventure Time), mas que encaixa na perfeição com o espírito do jogo. A palete de cores é frequentemente vibrante, com contrastes fortes, que ajudam a distinguir o percurso de obstáculos com o plano de fundo. É uma gigantesca evolução perante os jogos anteriores. Aliada a este nova direcção estética estão níveis que são autênticas montanhas-russas.

Os percursos estão frequentemente encaixados em paisagens naturais. No total existem cinco zonas, cada uma com muitos níveis para concluir (e ainda há sidequests, que desbloqueiam níveis extras). Numa dessas sidequests, tive que fazer uma corrida contra um urso que deslizava pelo rio abaixo numa boia - hilariante, e muito desafiante! Vais passar por praias, florestas, desertos, desfiladeiros, e por último, uma zona industrial. Os níveis são curtos, mas intensos. Quando achas que já viste tudo, o jogo volta a surpreender-te com os níveis seguintes.

É um jogo altamente colorido. Em movimento fica mais incrível.

No lore do jogo, existem cinco deuses do skate, cada um representando por uma área diferente do mapa. Esses deuses falam com os comuns mortais através de um feiticeiro(a) do skate, que quando o jogo começa, está no processo de reformar-se e quer encontrar um sucessor. É aí que entras tu. Para provares que mereces ser o próximo feiticeiro do skate, vais ter que completar todos os percursos do mapa. É como um jogo de tabuleiro, em que vais percorrendo as diferentes casas, cada uma representando um novo nível. Por vezes, há bifurcações no caminho, com níveis opcionais.

Há multiplayer?

Sim, mas é assíncrono, ou seja, não vais competir em tempo real com outros jogadores. O que podes fazer é competir com outros jogadores através das tabelas de pontuação - a isto o jogo chama Gnarvana League. Existe outro modo multiplayer, chamado Gnarvana Portal, que gera níveis aleatórios com base num conjunto de parâmetros (como a dificuldade). De acordo com os produtores, existem milhões de níveis únicos. Depois de gerado um nível no Gnarvana Portal, podes pegar num código de partilha e enviá-lo aos teus amigos, para ver se conseguem uma pontuação melhor do que a tua. O código funciona em todas as plataformas, por isso, se estiveres na Xbox, podes partilhá-lo com alguém do PC, Nintendo Switch ou PlayStation.

A única forma de competir com outros é através de tabelas de pontuação.

Um paraíso para quem gosta de skate e não só

Com uma atmosfera e apresentação jovial, conseguindo absorver muito bem o espírito e a cultura do skate, OlliOlli World é uma excelente proposta para quem adora este desporto de andar em cima de uma tábua com quatro rodas. Não precisas de ser necessariamente um conhecedor de skate para desfrutar do que tem para oferecer. Sendo um jogo arcade, qualquer um pode jogar e divertir-se. A barreira de entrada está ao mesmo nível da aclamada série Tony Hawk Pro's Skater, um título apreciado tanto por fãs de desporto como por pessoas que nunca puseram um pé em cima de uma tábua.

Há várias outras coisas de valor que ainda não referi. Tem um editor de personagens incrível, com imensos itens de personalização. E quanto mais desafios completares, mais serão os itens que vais desbloquear para personalizar ainda mais a tua personagem. Os itens são tão fixes que realmente ficas com vontade de os desbloquear. E a banda sonora... é perfeita, assentando que nem uma luva na atmosfera que o jogo transmite. Em suma, OlliOlli World é uma grande surpresa para começar o ano e que merece a tua atenção se aprecias o género.

Prós: Contras:
  • A nova direcção estética é chamativa
  • Os controlos e a jogabilidade estão bem afinados
  • Viciante e desafiante
  • Níveis criativos e muito conteúdo
  • Editor de personagem com muitas possibilidades
  • A banda sonora, a estética, o ambiente, tudo encaixa na perfeição
  • Não há multiplayer directo

Read this next