Football Manager 2022 review - Auge da Simulação

Mais análise de dados que nunca.

Encontro-me a meio da época em primeiro da tabela na Eredivisie com uma equipa maioritariamente de jovens no Feyenoord, após algumas contratações sem grande impacto e basicamente com o mesmo grupo inicial, estamos bem encaminhados em todas as competições. Que temporada estes rapazes estão a fazer!

Retornar a uma nova entrada na série Football Manager para mim é mesmo isto, pegar numa equipa que nunca antes treinei, com um grupo de jogadores que mal conheço, implementar as minhas táticas ofensivas com posse de bola e tentar levar a equipa ao sucesso num curto espaço de tempo.

A beleza deste jogo é a sua versatilidade, sejas daqueles treinadores que vão sempre pegar na mesma equipa, ou daqueles que em cada época estão num clube novo com objetivos diferentes, há sempre espaço para maneiras de jogar variadas e com estratégias dos mais diversos tipos, sem nunca sentires obrigado a um estilo único.

"há sempre espaço para maneiras de jogar variadas e com estratégias dos mais diversos tipos, sem nunca sentires obrigado a um estilo único."

De edição para edição, o jogo pouco muda à parte de umas melhorias e isto não é uma crítica, como se costuma dizer, não vale a pena mexer no que está bem. Aqui temos um perfeito exemplo disso, a diversão mantém-se, os detalhes estão presentes e a dificuldade continua cá, para os mais desatentos isto pode parecer o mesmo jogo mas a verdade é que as pequenas alterações que são introduzidas a cada ano que passa dão um novo ar à jogabilidade e à maneira como abordamos as nossas escolhas.

Football Manager 2022 apresenta-nos pela primeira vez o Data Hub, o sonho de qualquer treinador que pretende analisar todos os dados até ao mais pequeno pormenor. Uma nova área no menu que permite ver mais e melhores estatísticas sobre a equipa e cada jogador, podendo ainda pedir à sua equipa técnica tópicos específicos para apresentar.

"nova área no menu que permite ver mais e melhores estatísticas sobre a equipa e cada jogador"

2

Como não poderia deixar de ser, com uma uma versão melhorada do jogo anterior, vem uma match engine melhorada também que trás consigo mais realismo tanto a nível visual como do que se passa nas jogadas. Dentro de campo o movimento dos jogadores com e sem bola apresenta diferenças para melhor com mais movimentos do que no passado e agindo com naturalidade. Tenho de salientar que ainda não me deparei com momentos caricatos durante o meu percurso, coisa que acontecia com alguma frequência nas passadas edições e que deitava por terra as nossas táticas de um momento para o outro.

O Final do Mercado de Transferências está com uma cara renovada para mais facilmente replicar o que se passa na realidade, sendo que, recebemos notícias de transferências com melhor detalhe e ainda propostas de agentes desesperados para encontrar clube para os seus clientes.

Mais uma adição importante para os treinadores que gostam de detalhes foram as reuniões de Staff que sofreram grandes alterações e agora são muito mais completas ajudando a tomar decisões com maior facilidade.

Temos ainda um novo papel no centro da defesa, o Central Descaído, que vai dar uma enorme força aos treinadores que gostam de jogar com três centrais, facilitando que o jogador desça para as alas do terreno tanto com uma função defensiva, de apoio ou atacante, mudando as suas contribuições nas zonas mais avançadas do campo.

"adição importante para os treinadores que gostam de detalhes foram as reuniões de Staff "

3

Para além das novidades acima referidas, o jogo mantém o seu gameplay a que já estamos familiarizados com um realismo sem igual na área do futebol. Pessoas que vão jogar pela primeira vez vão ter dificuldades a integrarem-se apesar dos tutoriais intuitivos, veteranos irão gastar horas como sempre o fizeram sem problemas ao adaptarem-se às mudanças.

A User Interface continua satisfatória, o som vindo das bancadas dá uma excelente atmosfera e a inteligência artificial sofreu melhorias. Temos aqui a receita para uma boa experiência dentro do jogo apesar de esta imersão por vezes ser quebrada com conferências de imprensa repetitivas e perguntas enfadonhas.

No geral ainda há pequenos aspetos que ficam aquém das expectativas, apenas detalhes no grande esquema das coisas, a verdade é que estamos perante o melhor e mais recente simulador de futebol com mais um ano em que a Sports Interactive presenteia os seus fãs leais com mais uma enorme entrada na franquia Football Manager.

Prós: Contras:
  • Um deleite para os veteranos
  • Movimento dos jogadores melhorado
  • Interface continua satisfatório
  • Mais análise de dados que nunca
  • Dificuldade de integração por parte dos novatos
  • Conferências de imprensa repetitivas e enfadonhas.

Conteúdos relacionados

WRC 9 - Review - Geração pré-híbrida

Os carros mais rápidos nas estradas do dia-a-dia.

Recomendado | MLB: The Show 21 review - Make it major

Simulação incrivelmente aprofundada e divertida.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions Review - Lenda viva

Simulação e arcade dão lugar ao futebol fantástico.

Também no site...

Comentários (13)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários