Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Deathadder V2 Pro review - Tão mortífero quanto as tuas habilidades

O novo rato topo de gama.

Razer Deathadder é um dos modelos mais icónicos e de maior sucesso entre os ratos do segmento gaming. É como o 911 da Porsche, um clássico que continua a evoluir a cada geração, ficando mais refinado e com tecnologia mais avançada. A mais recente versão deste rato é Deathadder V2 Pro. A Razer tem muitos ratos disponíveis - e cada um tem as suas particularidades - mas se estás à procura do melhor na generalidade, o Deathadder V2 Pro é uma escolha fácil.

Confortável, qualidade premium

Na questão do design, conforto e ergonomia, é uma batalha ganha pela Razer há muito. O Deathadder é um dos ratos favoritos dos jogadores do PC pelo seu design intemporal que se adapta na perfeição a quem tem pequenas / médias mãos. É um encaixe natural e, por isso, facilmente consegues ficar múltiplas horas seguidas sem sentires desconforto ou cansaço. O segredo para alcançar este resultado está nas suas curvas. O lado esquerdo não é igual ao direito, deixando que a zona direita a palma da mão esteja ligeiramente descaída. Em palavras pode parecer estranho, mas assim que a tua mão assenta no rato, faz todo o sentido.

Nos materiais de construção, não há nada apontar. É um rato bem construído, sem compromissos visíveis. Todo preto, com o logótipo da Razer iluminado pelo sistema Chroma, tem nas laterais borracha texturizada suave para garantir uma boa aderência e conforto. Mas, uma das suas melhores características, está em baixo. As placas deslizantes são super-suaves. Há ratos em que sentimos imediatamente a necessidade de ter um tapete, mas o Deathadder V2 Pro funcionou perfeitamente em várias superfícies: mesas, sofás, tapetes, e na minha coxa. É um ponto positivo, principalmente para quem precisa de um rato versátil para transportar de um lado para o outro.

A Razer afirma que os botões principais (esquerda, direita) resistem a 70 milhões de cliques. Durante os testes, responderam sempre na perfeição, sem cliques ou duplos cliques acidentais. Os botões na lateral esquerda têm um pouco mais de resistência, o que me parece óptimo. Em ratos anteriores da Razer, recordo-me que estes botões eram extremamente sensíveis e que acabava por carregar neles por acidente. A roda para fazer scroll também é sólida e responsiva. Fora isto, existem dois botões no topo onde podes ajustar a sensibilidade no momento.

"O Deathadder é um dos ratos favoritos dos jogadores do PC pelo seu design intemporal"

Se os modos pré-definidos de sensibilidade não forem do teu agrado, podes recorrer ao software Synapse para ajustar a sensibilidade desde 100 a 20,000 DPI. Neste mesmo software podes configurar outros aspectos do rato, incluindo a iluminação RBG e os seus padrões cíclicos.

Versátil, mas com alto desempenho

Por falar em versatilidade, o Deathadder V2 Pro tem três modos de ligação, adaptando-se a qualquer situação. O primeiro modo de ligação é sem fios, com uma frequência de 2.4 GHz. Alternativamente, também pode ser conectado por Bluetooth (em teoria, até podes ligá-lo a um smartphone) e por ligação USB (que eventualmente vais necessitar para recarregar a bateria). Graças à tecnologia HyperSpeed Wireless, não vais sentir absolutamente diferença nenhuma entre o usar o V2 Pro com ou sem fio. Em qualquer um dos cenários, é um rato incrivelmente responsivo, tão rápido quanto os teus reflexos.

Com um sensor de 20,000 DPI com 96.6% de precisão de resolução (valores oficiais da Razer), é um rato ideal para jogos rápidos, precisos e que recompensam bons reflexos. Os FPS como Valorant, Overwatch ou Call of Duty são uma escolha óbvia para um rato destes, mas também funcionam muito bem para MOBAs e todo o tipo de jogos. Uma das vantagens é que a memória interna suporte até 5 perfis de gravação, o que te permite configurar o rato para diferentes géneros sem necessidade de ter que mudar as configurações do PC ou do jogo.

Este rato é muito fácil de transportar. Para ligá-lo ao PC apenas precisas de uma pequena Pen USB, que pode ser arrumada num compartimento debaixo do rato. Dentro da embalagem está incluído um terminal maior onde podes inserir essa mesma Pen para fazer ligação ao PC através do fio protegido por fibra entrelaçada. Seja como for, o conjunto completo é fácil de arrumar e ocupa pouco espaço. O rato pesa apenas 88 gramas, nem vais senti-lo se o colocares numa mochila ou mala de transporte.

A bateria não é um problema

Um dos inconvenientes dos dispositivos sem fios é que tens de recarregá-los regularmente. No caso do Deathadder V2 Pro, isso não acontece. Ligado pela frequência 2.4 GHz, cheguei a estar uma semana inteira (cerca de 8 horas por dia) a usar o rato antes que desse sinais que era preciso recarregar a bateria. A Razer promete até 70 horas de longevidade no modo de 2.4 GHz, e até 120 horas se estiver ligado por blueooth.

Feitas as contas, o Deathadder V2 Pro é um rato muito completo e com alta capacidade de desempenho. Os videojogos são, naturalmente, a sua praia, mas é bastante satisfatório usá-lo em qualquer outra tarefa. O único problema é o preço que acarreta e a própria concorrência, não só de outras marcas, mas dentro da própria Razer. Neste momento, podes adquirir a versão Deathadder V2 com fios (que é exactamente igual, mas sem Wireless) por €54,99 na Worten e outras superfícies portuguesas.

Mesmo com 11% de desconto aplicado (uma promoção a decorrer actualmente), o Razer Deathadder V2 Pro ainda custa €134.99 na loja oficial da Razer. É completamente compreensível que a Razer cobre mais por esta versão Wireless, mas ainda assim parece-nos um pouco excessivo.

Prós: Contras:
  • Alto desempenho para jogos competitivos
  • Vários modos de ligação
  • Fácil de transportar
  • Confortável e muito leve
  • Bateria de longa duração
  • O preço é excessivo quando comparado à versão com fios

Read this next