Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Erros nos perfis PS5 exibem jogos nunca jogados e até troféus em Apps de vídeo

Troféus no Disney+?

Uma das funcionalidades mais interessantes que a Sony introduziu na PlayStation 5 é a possibilidade de aceder ao perfil e visualizar o tempo de jogo para qualquer jogo que jogaste ou estás a jogar.

Apesar de muitos jogos indicarem de forma percetível o tempo que já investiste neles, outros tantos ocultam essa informação e a nova página de perfil na PS5 permite descobrir facilmente essa informação, para qualquer jogo.

Separada da página que te mostra os Troféus e percentagem alcançada em cada jogo, esta página do teu perfil indica-te a ordem pela qual jogaste os jogos e não de troféus obtidos, mostra o tempo passado em casa jogo e quando o jogaste.

No entanto, reparei no início da semana que o meu perfil estava repleto de erros, exibindo uma ordem de jogos jogados totalmente estranha, listava Cyberpunk 2077 com vários Troféus desbloqueados quando nunca joguei o jogo e nem sequer o tenho, além de tempos de jogo errados e entradas duplicadas para jogos com troféus desbloqueados diferenciados.

Ao longo da semana, acompanhei o perfil e continuei a presenciar erros. Cyberpunk 2077 desapareceu da minha lista de jogos jogados, mas até apps de vídeo como o Disney+ surgem na lista, com direito a troféus desbloqueados.

Intrigado se estava perante um caso isolado, conversei com os colegas do Eurogamer e com amigos para descobrir mais dois casos de perfis repletos de erros. Num dos casos, não existiam jogos nunca jogados, mas entradas duplicadas, tempos de jogo errados e ordem de jogos jogados errada. No outro caso, também surgiram jogos nunca jogados, como no meu caso.

Confirmado que não sou um caso isolado, algo de estranho se está a passar com os servidores da PlayStation de uma forma que está a afetar uma das funcionalidades mais úteis da PS5, que por mais simples que seja.

Entramos em contacto com a Sony para tentar descobrir mais sobre isto.

Read this next