Xbox desmontou uma PS2 para obter ideias para desenvolver a primeira consola

Para averiguar componentes e o custo.

A Xbox celebra 20 anos de vida em 2021 e isso significa que estamos perante um marco importante para a divisão de videojogos da Microsoft, que lançou a sua primeira consola em Novembro de 2001.

Através de um recente artigo, o Bloomberg começou a celebrar a data com uma viagem ao passado, através da qual fala do processo da Microsoft para entrar no mundo das consolas e do tipo de dificuldades que a primeira equipa Xbox teve para montar uma consola capaz de ser produzida e vendida nas lojas de todo o mundo, algo que não foi tão fácil quanto poderias imaginar.

No mesmo artigo onde os funcionários da Xbox relembram que a Microsoft tentou comprar a Nintendo, Square Enix e EA para obter de imediato pessoal com conhecimento da indústria, Aaron Greenberg relembra que após a apresentação do inesquecível protótipo em forma de X, a equipa teve de descobrir como fabricar um design que pudesse ser vendido e quanto isso custaria.

Após o grande X apresentado por Bill Gates na GDC 2000, Todd Holmdahl, Robbie Bach, Rick Thompson e Aaron Greenberg falaram do processo inicial de criar a primeira consola Xbox e como foram aqueles primeiros dias da divisão Xbox da Microsoft.

"A equipa tinha menos de 20 pessoas que foram transferidas com o Rick Thompson. A maioria era tão inocente quanto à complexidade disto," relembra Holmdahl, que na altura trabalhava como gestor do hardware.

No entanto, a maior curiosidade é revelada por Greenberg, uma das primeiras pessoas a trabalhar na divisão Xbox e que ainda hoje permanece nela. Segundo diz, o desconhecimento sobre o mundo das consolas era de tal forma que tiveram de recorrer a uma consola da futura concorrência para tirar ideias sobre como fabricariam a sua.

"Nos tempos antigos, não existiam companhias que desmontavam as coisas, por isso, tivemos de comprar mesmo uma PS2, desmontar toda a consola, colocá-la numa prancha gigante de madeira," relembra Greenberg.

"Fizemos uma averiguação competitiva e analisámos todos os componentes, todas as peças e descobrimos os preços e tentámos descobrir quantos parafusos e quanto custava."

Esta jornada pelo passado e pela origem da primeira consola da Xbox é simplesmente fantástica e merece o teu tempo, por isso passa pelo Bloomberg.

Salta para os comentários (29)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Tentam imaginar como será a Nintendo Switch Pro

Este conceito é o melhor que vimos até agora.

1 mês de PlayStation Now está com 50% de desconto

Menos de 5 euros para aceder a mais de 700 jogos.

Também no site...

Tentam imaginar como será a Nintendo Switch Pro

Este conceito é o melhor que vimos até agora.

Editora de GTA quer cobrar €79,99 em jogos com muito valor

Começou com NBA 2K21 e vai continuar no futuro.

1 mês de PlayStation Now está com 50% de desconto

Menos de 5 euros para aceder a mais de 700 jogos.

Comentários (29)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários