Microsoft tentou comprar a Nintendo em 2000, que simplesmente se riu da ideia

Tentou a EA, Square Enix, Nintendo e outras.

A Xbox celebra 20 anos de vida em 2021 e isso significa que estamos perante um marco importante para a divisão de videojogos da Microsoft, que lançou a sua primeira consola em Novembro de 2001.

Para o Bloomberg, a data começa a ser celebrada com uma jornada ao passado, com a ajuda de diversas personalidades que participaram nos primeiros dias de vida da divisão Xbox e a ajudaram a ganhar forma.

No recente artigo do Bloomberg, são relatadas diversas situações através das quais a Microsoft tentou obter poderosos aliados na indústria dos videojogos para enfrentar as marcas que já lá existiam, incluindo a tentativa de comprar companhias bem conhecidas.

No início da Xbox, a Microsoft tentou usar o seu enorme poder financeiro para assegurar jogos exclusivos ou até mesmo comprar companhias para obter de imediato conhecimento na indústria e jogos de referência.

Bob McBreen, gestor do desenvolvimento do negócio na Xbox, partilhou que uma das companhias que tentaram comprar foi a Nintendo e a situação foi simplesmente cómica.

"A primeira companhia que contactamos para comprar foi a EA. Eles disseram, 'Obrigado, mas não', depois foi a Nintendo."

Kevin Bachus, diretor das relações third-party, acrescentou que "o Steve fez-nos reunir com a Nintendo para ver se aceitariam ser comprados. Eles simplesmente riram-se como loucos. Imagina uma hora de alguém simplesmente a rir-se de ti. Foi mais ou menos assim que essa reunião correu."

McBreen revelou ainda que a Nintendo visitou a sede da Microsoft em Janeiro de 2000 para conversarem sobre esforços conjuntos pois a Microsoft queria mostrar as especificações da sua primeira consola e mostrar como a consola da Nintendo era pior que a da PlayStation. O plano era a Nintendo desenvolver os videojogos e a Microsoft as consolas, mas a companhia japonesa recusou.

A Squaresoft, nome da atual Square Enix, e a Midway Games foram outras companhias com as quais a Xbox conversou para possível aquisição. A Squaresoft recusou ser comprada em 1999 pois o valor era muito pequeno e a Midway Games deixou de fazer sentido para a Microsoft, apesar da na altura dona de Mortal Kombat estar interessada.

Salta para os comentários (49)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Apple Music chega à PlayStation 5

Ouve música enquanto jogas através do serviço da Apple.

Receitas da Xbox sobem 16% graças à procura pelas Xbox Series

Receitas Game Pass ajudaram a compensar a prestação dos jogos third party.

Também no site...

Star Ocean The Divine Force anunciado

Tri-Ace e Square Enix comemoram 25 anos da série.

We Are OFK anunciado para PS4 e PS5

Contará a história de quatro amigos que querem lançar um EP.

Comentários (49)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários