Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Produtores da PS5 explicam como Dualsense vai tornar os jogos melhores

Vais sentir muito mais graças ao feedback háptico.

O feedback háptico é uma das novidades do Dualsense, o novo comando da PlayStation 5, e se achavas que esta nova funcionalidade não passava de uma gimmick, a Sony quer provar-te que na realidade vai tornar os jogos melhores.

Para fortalecer o seu argumento, a Sony pediu a vários produtores que estão a desenvolver jogos para a PlayStation 5 para explicarem como o Dualsense vai tornar os jogos melhores. Os comentários foram publicados no PlayStation Blog e vêm de diversos estúdios consagrados da Sony como Insomniac Games, Guerrilla Games, Japan Studio e também de third-parties como a Counterplay Games.

Em Marvel's Spider-Man: Miles Morales, "a precisão de feedback háptico vai permitir-nos fazer todo o tipo de novas coisas" como "dar pistas aos jogadores de que direcção vêm os ataques" e transmitir a sensação de stealth e impacto. "Por exemplo, se ficares a carregar quadrado para fazeres um Venom Punch, sentes de bio-electricidade do Spider_man a aumentar no lado esquerdo do comando, culminando no lado direito do impacto", explicou Brian Horton, director criativo.

Ver no Youtube

Já em Horizon Forbidden West, o feedback háptico ajuda a "tornar as armas mais únicas e satisfatórias de usar", disse Mathijs de Jonge, director da sequela na Guerrilla. Passando para Demon's Souls, "vais sentir cada golpe à medida que acertas nos inimigos e invocas feitiços," comentou Gavin Moore, da SIE Japan Studio. Também vais sentir "a força de ataque de um boss titânico se conseguires uma defesa bem colocada".

Ver no Youtube

Keith Lee, CEO da Counterplay Games, sente-se "entusiasmado para finalmente SENTIR qual é a arma que tenho em mãos sem olhar para a UI. Também posso sentir onde um inimigo está espacialmente, mesmo fora do meu campo de visão".

Marcus Smith, director criativo da Insomniac, está mais ansioso com os gatilhos adaptativos em que "à medida que puxas o gatilho" de uma caçadeira de cano duplo, "podes sentir a resistência a metade do gatilho". Se precionares o gatilho até ao fim, ultrapassando a resistência, vais disparar de ambos os canos.

Confere aqui as principais diferenças entre o Dualsense da PS5 e o Dualshock 4 da PS4.

Read this next