Aumentar o preço dos jogos PS5 e Xbox Series X é uma medida na mente de muitas editoras

Os custos de desenvolvimento aumentaram entre 200 a 300%.

Diversas editoras estão a ponderar aumentar o preço das versões PlayStation 5 e Xbox Series X dos seus jogos, como uma medida para compensar os crescentes custos do desenvolvimento.

Depois da 2K Games ter anunciado que NBA 2K21 será mais caro na próxima geração, outras editoras expressaram a sua vontade de fazer o mesmo, especialmente porque é preciso reagir às actuais condições do mercado.

Yoshio Osaki da IDG conversou com o GamesIndustry, que comenta como os preços dos videojogos permaneceram os mesmos desde 2005, enquanto os preços noutras indústrias continuaram a crescer.

"A última vez que o preço de jogos de lançamento de uma nova geração aumentaram foi em 2005 e 2006, quando subiram de $49.99 para $59.99, no arranque da geração Xbox 360 e PS3."

Segundo Osaki, os custos de desenvolver jogos para a próxima geração aumentaram em 200% a 300%, variando de acordo com o estúdio, a propriedade e o género no qual o jogo se insere, mas o preço de venda do jogo permaneceu o mesmo.

Enquanto os preços dos bilhetes do cinema e das subscrições Netflix aumentaram em 100% e os pacotes de televisão por cabo aumentaram em 105%, o preço dos videojogos permaneceu inalterado.

Osaki diz que mesmo ao passar para $69.99, este é apenas um aumento de 17%, muito inferior ao que vimos no cinema e televisão, que nem sequer cobre todos os gastos que os estúdios estão a ter.

"A IDG trabalha com todas as grandes editoras e os nossos canais indicam que outras editoras estão a explorar aumentar o preço de próxima geração em certas séries."

Segundo diz, nem todos os jogos serão mais caros, mas os principais lançamentos e os grandes jogos, como a série NBA 2K que todos os anos figura entre os mais vendidos, serão um exemplo do aumento de preço.

Salta para os comentários (50)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Apple removeu Fortnite da App Store e a Epic iniciou acção legal

Actualização: Google removeu-o da sua Play Store.

Rumor: PS5 tem dificuldades com jogos a 4K nativa

Estúdios apostarão em técnicas de upscalling.

Lazlow Jones deixou a Rockstar Games ao fim de 20 anos

Está a trabalhar em séries Netflix e Disney+.

Promoções Xbox de Verão em cerca de 700 jogos e DLCs

Edições especiais, DLCs, expansões e muitos jogos.

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (50)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários