Hacker rouba código fonte de gráficas da AMD e da Xbox Series X

Ameaça tornar tudo público caso não encontre comprador.

Uma hacker está a criar dor de cabeças para a AMD depois de ter conseguido aceder a um computador onde encontrou o código fonte para várias GPUs da marca, incluindo aquela que está dentro da Xbox Series X.

Parte do código que a hacker encontrou foi publicado no GitHub (para provar o valor daquilo que roubou), mas entretanto já foi removido depois da AMD ter submetido um DMCA. O TorrentFreak conseguiu entrar em contacto com a hacker, que ameaça publicar o código inteiro caso não encontre nenhum comprador.

A hacker encontrou os código fonte para as GPUs Navi da AMD em Novembro de 2019. O código estava num computador hackeado e foi obtido através de alguns exploits de servidor. Os ficheiros não estavam protegidos devidamente ou encriptados, o que a hacker descreve como "triste".

Nos ficheiros que encontrou está o código para as placas gráficas Navi 10 e Navi 21 da AMD. Entre eles está também o código para a GPU Arden que está dentro da Xbox Series X, a consola de próxima geração da Microsoft.

Numa declaração enviada ao TorrentFreak, a AMD diminui a seriedade da situação, afirmando que os ficheiros roubados não são "essenciais para a competitividade ou segurança dos nossos produtos gráficos."

Aqui está a declaração completa da AMD:

Na AMD, a segurança de dados e protecção da nossa propriedade intelectual são prioridade. Em Dezembro de 2019, fomos contactados por alguém que afirmava ter ficheiros de teste relacionados com um subconjunto de produtos gráficos actuais e futuros, alguns dos quais foram recentemente publicados online, mas desde então foram removidos".

"Embora estejamos conscientes que o perpetrador tem ficheiros adicionais que não foram tornados públicos, acreditamos que as propriedades roubadas não são essenciais para a competitividade ou segurança dos nossos produtos gráficos. Não temos conhecimento de que o perpetrador tem outras IPs da AMD."

"Estamos a trabalhar proximamente com as forças da lei e outros especialistas como parte de uma investigação criminal contínua."

Salta para os comentários (62)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (62)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários