Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

GameStop quer transformar as suas lojas em locais sociais

Um café de videojogos.

Com a subida das vendas em formato digital, as lojas tradicionais de videojogos estão a passar por dificuldades crescentes para atrair clientes. Para combater isso, a GameStop, que detém a maior cadeia mundial de lojas de videojogos, decidiu experimentar um novo conceito em várias lojas.

O conceito passa por transformar as lojas GameStop num local onde a prioridade é a reunião social dos jogadores, com tudo o resto, a venda de videojogos, merchandising e acessórios, passara para segundo plano.

O GameIndustry foi convidado pela cadeia de lojas a visitar 4 das 12 novas lojas conceptuais que foram abertas em Tulsa (Oklahoma) e outras cidades em redor. Nestas lojas, que têm temas diferentes - uma delas é focada na comunidade de jogos de tabuleiro - estão a ser feitos esforços para atrair os jogadores.

Um desses esforços são eventos como a Fortnite Friday, em que os jogadores podem entrar num sorteio para acumular pontos em partidas e ganhar V-Bucks no final da noite. Esta loja, em que decorreu o evento de Fortnite, tem 36 estações de videojogos.

Com estas novas lojas a GameStop quer descobrir novas formas de atrair os jogadores para as lojas. Frank Hamlin, actual Chief Costumer Officer da GameStop, acredita que as pessoas querem viver na vida real as mesmas experiências sociais que obtém virtualmente.

"Acredito que existe uma necessidade humana, latente daquilo que vês na E3, ComicCon ou PAX, em que as pessoas querem associar-se na vida real com outras pessoas que estão a fazer o mesmo, é uma noção muito mais poderosa do que fazer isso através do teu headset," explicou Hamlin.

Ao centrar-se nos clientes, a GameStop espera resolver o problema que tem de atrair pessoas para as suas lojas. Mas independentemente disto, ainda não sabe se ter clientes nas lojas é equivalente a gerar receitas para cobrir os custos.

Read this next