Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Xbox Series X tem mesmo 12 teraflops de poder

Retro-compatibilidade total a partir do mesmo disco.

Phil Spencer, patrão da divisão Xbox da Microsoft, confirmou oficialmente mais detalhes da Xbox Series X.

A aguardada nova consola de próxima geração da Microsoft estará mesmo equipada com 12 teraflops de poder, para tornar mais inspirador o futuro dos videojogos e para "florescer a criatividade nos videojogos".

Numa nova mensagem, a Microsoft fala num equilíbrio superior entre poder e velocidade para uma máquina poderosa, enquanto mantém a sua filosofia de transparência com o consumidor, para que possa seguir informado sobre o potencial da Xbox Series X.

Equipada com um processador de nova geração personalizado, a Xbox Series X é a consola Xbox mais poderosa de todos os tempos e a Microsoft relembra que terá o dobro do poder computacional de uma Xbox One X. Esses 12 teraflops serão usados para fornecer um verdadeiro salto entre gerações, perceptíveis em mundos mais sofisticados, performance superior e qualidade gráfica incrível.

Spencer destacou ainda a Variable Rate Shading (VRS), tecnologia patenteada que permitirá "usar de forma mais eficiente todo o poder da Xbox Series X" e que significa usar os ciclos GPU de forma mais inteligente, para dar prioridade aos elementos mais importantes em cada cena.

O uso do SSD e a presença da ray-tracing também foram novamente mencionados por Spencer, que aprofundou a forma como a Xbox Series X abordará a retro-compatibilidade.

Spencer partilhou que todos os teus jogos Xbox One e Xbox Game Pass vão correr com melhor performance na Xbox Series X, com loadings mais curtos e melhor resolução, sem qualquer trabalho por parte dos estúdios.

Seja na Xbox One ou na Xbox Series X, basta colocar ou iniciar o jogo e será detectada a versão que estás a jogar e o jogo correrá com todas as funcionalidades activadas nessa consola específica.

A Microsoft diz que os seus jogos vão correr nas duas gerações e não terás de te preocupar com nada, apenas iniciar o jogo, independentemente da consola na qual estás a jogar.


Procuras mais informações da Xbox Series X? Então confere todos os jogos first-party confirmados para a Xbox Series X, o novo comando da Xbox Series X com um botão de partilha, em que consiste a funcionalidade de Smart Delivery, e os specs da Xbox Series X, incluindo o SSD, GPU, CPU e suporte para 8K e 120 fps.

Read this next