Warriors Orochi 4: Ultimate - Review - Super Smash Buttons Ultimate

A fórmula Musou em versão turbinada.

Warriors Orochi 4, um verdadeiro Super Smash Bros. Ultimate do universo Musou, chegou originalmente às lojas em Setembro de 2018. Agora a Koei Tecmo e a Omega Force apresentam-te a sua versão Ultimate. Esta expansão custa 39.99€ e apresenta diversas novidades, mas torna-se de imediato controversa pois chega para compensaras lacunas da versão original. No entanto, vamos esclarecer uma coisa primeiro, aquele pensamento do "mais um Musou".

Por esta altura, já todos sabemos que os jogos Musou se tornaram num guilty pleasure, algo que gostamos de jogar pois nos permite desligar o cérebro e já nem nos preocupamos com as reacções quando alguém nos ouve a dizer que somos fãs de Musou. No entanto, apesar de não o parecer, muito evoluiu ao longo dos anos e estamos muito distantes dos tempos em que os jogos Musou se repetiam sem esforço.

Desde as tentativas de imitar Monster Hunter ou aproveitar as capacidades da PS Vita em Dynasty Warriors: NEXT, a dose de estratégia com Samurai Warriors 4 Empires e mais recentemente a tentativa de expandir para um mundo aberto com Dynasty Warriors 9, a Omega Force não pode ser criticada de não tentar aprofundar e ramificar.

Pelo meio tivemos as entusiasmantes parcerias que resultaram nos melhores Musou que já tivemos. Graças ao engenho da Omega Force para combinar o seu Musou com as propriedades convidadas, tivemos jogos incrivelmente divertidos como Dragon Quest Heroes 2 e Hyrule Warriors, sem esquecer Attack on Titan ou Arslan: Warriors of Legend. A colaboração com One Piece também merece menção, mas foi levada rapidamente à exaustão com One Piece Pirate Warriors 3 e esperamos que o quarto jogo possa remediar isso.

Tudo isto apenas para dizer que quem gosta de Musou, gosta de Musou e sente os recentes avanços ou diversificações que estão a ser feitas pela Omega Force. A capacidade de ramificar o gameplay Musou é novamente sentida em Warriors Orochi 4, que aposta em deuses Gregos, magia e num elenco incrível, mas cuja actualização Ultimate apenas pode ser encarada com reticências.

Super Smash Buttons Ultimate

Ultimate é a expansão para Warriors Orochi 4, um jogo com mais de 150 personagens e que explora um cenário absurdamente irrealista, que envolve deuses gregos, manipulação de dimensões e tudo o que é necessário para justificar a impossível colaboração de personagens. A história consegue, inesperadamente, despertar a curiosidade, mas é apenas o mote para cinemáticas repletas de momentos de acção e mulheres de grandes decotes. É o maior elenco jamais visto num Musou e, como é habitual, terás de entrar em níveis para despachar centenas ou milhares de inimigos. No entanto, a Omega Force decidiu apostar numa mecânica bem peculiar.

Todos os Musou recentes têm tentado diversificar sobre a essência básica da propriedade e Orochi 4 faz isso através do uso de artefactos dos deuses gregos para despoletar incríveis ataques especiais. Os especiais Musou e a barra Rage, sem esquecer a possibilidade de alguns personagens se transformarem em versões divinas, são algumas das principais mecânicas aqui presentes, mas o uso de ataques de magia torna-se num dos seus principais traços. Na verdade, podemos dizer que Orochi 4 aposta em demasia nestes ataques e passarás a grande maioria do teu tempo a usá-los.

Para terminar os níveis, terás de eliminar os principais oficiais e recorrer até a ataques em grupo, em elevado ritmo, especialmente devido a estes novos ataques de magia. No entanto, isto já conheces do jogo base e o novo modo Infinity será a principal atracção nesta expansão. Mesmo com novos cenários de história, será este o modo a prolongar a tua estadia em Orochi 4. Níveis que podes repetir insistentemente para desbloquear melhores armas e descobrir que o esmagar botões consegue ser divertido quando existe uma certa estratégia.

Guilty Pleasure

É fácil olhar para Warriors Orochi 4 Ultimate e perceber que é uma experiência através da qual a Omega Force tentou elevar a fórmula Musou para níveis épicos. A natureza repetitiva da sua fórmula de um versus centenas tenta ser colmatada com uma gestão interessante dos guerreiros e da tua base nos menus entre níveis, o que adiciona profundidade. No entanto, é o peso da expansão Ultimate que realmente suscitará questões sobre os planos da Omega Force e o suporte a WO4.

Para quem gosta de Musou e não tem qualquer dúvida em apostar nele como o seu guilty pleasure, Warriors Orochi 4 Ultimate é uma experiência divertida mas com falhas. Inferior a Orochi 3 Ultimate e capaz de recorrer a uma expansão para corrigir falhas da versão original, ao invés de actualizações, poderá não figurar como algo tão firme quanto esperarias. No entanto, se pretendes passar centenas de horas com um Musou irreverente e gostas deste tipo de experiências em que podes desligar o cérebro e desfrutar de acção quase tão exagerada que se torna cómica, o mais recente esforço da Omega Force tem o seu charme.

Prós: Contras:
  • Quantidade incrível de personagens e convidados especiais em Ultimate
  • Mecânicas de gestão de personagens e base no modo principal
  • Estrutura de níveis dinâmica
  • Novo Infinity Mode para prolongar a sua vida
  • Qualidade visual continua a deixar a desejar
  • Versão Ultimate corrige problemas que a original não devia ter
  • Uso repetitivo dos mesmos cenários

Publicidade

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (6)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

RecomendadoDoom Eternal review - um FPS anti-modas

Eternamente fiel às suas raízes.

Bleeding Edge - Review - Um futuro pela frente

Não consegue sacudir a impressão de um early access.

RecomendadoThe Division 2: Warlords of New York review - grind gourmet

A primeira expansão paga traz diversas novidades.

Também no site...

The World of Cyberpunk 2077 é o livro que explica o mundo do jogo

Resultado de uma parceria da Dark Horse e CD Projekt.

Cyberpunk 2077 trata consolas como plataformas de primeira classe

A CD Projekt RED assegura grande qualidade para a Xbox One e PS4.

Control - lista das Weapon Forms, como desbloquear e fazer upgrade a Special Weapon Forms

O nosso guia para actualizar e desbloquear novas Weapon Forms para a Service Weapon em Control.

Comentários (6)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários