Governo aprova 5G para Portugal

Agora só precisas de um dispositivo compatível.

O Governo anunciou hoje que está aprovada a estratégia e calendarização para a rede 5G em Portugal.

Tal como comunicado no site oficial do Répulica Portuguesa, "esta estratégia visa assegurar que a quinta geração móvel seja um instrumento de desenvolvimento e competitividade da nossa economia, de coesão social e territorial, de melhoria e transformação do nosso modo de vida, de inovação social e da qualidade dos serviços públicos."

Cabe agora à ANACOM apresentar uma proposta para a "atribuição de direitos de uso do espetro radioelétrico disponível".

Acrescenta-se que "o objetivo principal do Governo passa por garantir uma cobertura estrategicamente seletiva e territorialmente coesa, com metas intercalares em 2020 e 2025. Os termos financeiros do procedimento de atribuição do espectro devem alinhar-se pelos preços europeus comparáveis já conhecidos, e admite-se uma descida das taxas de utilização do espectro".

Quais são as vantagens do 5G?

A rede 5G tem múltiplas vantagens, como maior resolução e maior largura de alcance, é mais eficaz e eficiente, e reúne todas as redes numa só plataforma. Para os utilizadores, em termos práticos, o 5G permite transferir dados muito mais rapidamente (entre 1 e 20 Gbps), menor latência (1 milissegundo) e uma maior quantidade de dispositivos ligados.

Há, todavia, desvantagens. Nem todos os dispositivos são compatíveis com o 5G, nomeadamente os smartphones mais antigos. Ou seja, para usufruíres das vantagens do 5G, precisas efectivamente de comprar um equipamento compatível.

rede_5g_portugal
A rede 5G é mais eficaz e eficiente, além de outras vantagens.

Salta para os comentários (14)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (14)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários