Nuno Agonia diz que tem uma PS5 - Verdade ou Mentira?

Analisamos as imagens reveladas.

Há algumas horas o youtuber português de tecnologia Nuno Agonia publicou um vídeo onde afirmava ter um dos primeiros dev kits da PS5.

O vídeo não esteve muito tempo online, acabando por ser removido pelo youtuber poucas horas depois. Apesar disto, foi tempo suficiente para se espalhar a notícia pelas redes sociais de que um youtuber português já tinha uma PS5. Ora vejam:

Não temos dúvidas de que existem neste momento dev kits da PS5 a circular entre os produtores. A consola será lançada no final de 2020 e já existem estúdios a produzir jogos para a consola.

Contudo, o acesso a dev kits é altamente restrito, principalmente nesta fase em que a versão final da consola ainda nem sequer foi revelada. Portanto, é altamente improvável e complicado que um youtuber conseguisse acesso a um destes dev kits, porque os dev kits são entregues a produtores que estejam a trabalhar em jogos para a consola. Nuno Agonia não é um produtor de videojogos e não acreditamos que nenhum estúdio lhe tenha facultado um dos dev kits.

Mas não é só isto que descredibiliza o vídeo de Nuno Agonia. O dev kit mostrado por Nuno Agonia é diferente das primeiras imagens dos dev kits da PS5 que começaram a circular em Outubro e Novembro. Basta olhar para as imagens:

ps5_nuno_agonia
ps5_dev_kit

Para começar, as primeiras imagens do dev kit não apresentam o logótipo da PS5 em lado nenhum e na parte frontal têm uma série de botões específicos para dev kits. De realçar que nenhum dev kit tem a marca comercial ao hardware destinado. O dev kit revelado por Nuno Agonia não têm as mesmas dimensões e apresenta um acabamento demasiado limpo para um dev kit - fica ideia que é uma impressão 3D tanto pela coloração uniforme como pela falta de detalhes e materiais.

Fora este aspecto duvidoso do dev kit, Nuno Agonia já tem um historial de apresentar vídeos com títulos que não correspondem à verdade. Por exemplo, no final de Julho publicou um vídeo onde afirmava no título que já tinha o iPhone 11, que só viria a ser revelado pela Apple em Setembro.

Na realidade, o que aconteceu foi que Nuno Agonia encomendou um smartphone que supostamente era uma cópia não-oficial do iPhone 11 (a correr o OS Android a imitar o visual do iOS), apresentando um design parecido no exterior.

Portanto, respondendo à questão no título: será que Nuno Agonia tem mesmo um dev kit da PS5? Todos os indícios apontam para que seja uma mentira.

Publicidade

Salta para os comentários (70)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (70)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários