Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Actualização 2.4 de Diablo 3 afecta a performance nas consolas?

O Digital Foundry investiga os relatos da comunidade.

A recente actualização 2.4 para Diablo 3 nas consolas causa problemas no rácio de fotogramas ausentes na anterior versão. A actualização adiciona extras apelativos, como uma nova área, zonas expandidas e vários ajustes por classe e arma. No entanto, alguns relatos nos fóruns oficiais sugerem que a performance foi altamente afectada e os controlos estão mais lentos - os menus sofrem com atrasos. Também preocupantes são os relatos que o jogo congela.

Conseguimos isolar alguns desafios que os jogadores estão a sentir no vídeo em baixo. O problema manifesta-se como uma trepidação ao viajar pelo mundo, mesmo sem inimigos. Surpreendentemente, estes soluços frustrantes continuam mesmo com o jogo instalado num SSD, sugerindo que não está relacionado com o streaming de dados de um HDD PS4 padrão.

A maioria das áreas interiores correm a limpos 60fps mas cenas exteriores de maior escala como Southern Highlands ou Dreadjudge Approach perdem fotogramas sem qualquer provocação. Basta ser mais rápido - seja com o salto do Barbarian ou derrubado por um inimigo - é uma das formas mais fáceis de ver os soluços. Mesmo caminhar por uma ponte, sem qualquer inimigo à vista, causa o problema, como demonstrado no vídeo.

Estes momentos distraem mas não se comparam com os momentos a combater. Mesmo a solo (Barbarian nível 70 em Dreadjudge), a v.2.4 de Diablo 3 mostra picos dramáticos no rácio de fotogramas ao entrar num ecrã cheio de inimigos. O alvo num jogo a 60fps são consistentes 16.7ms por fotograma. Do nada, isto pode passar para 200ms - um quinto de um segundo - o mais lento que já registámos. Significa quedas para 40fps - e um regresso imediato - algo com o qual devem ter cuidado.

Estará a v2.4 de Diablo 3 a afectar a performance? Com um Barbarian de nível 70, investigámos a versão PS4 e os resultados revelam a inconsistência.Ver no Youtube

É difícil ultrapassar isto nos desafios rift, dedicados aos mais apaixonados por Diablo 3. No seu pior, este refrescamento variável cria uma dessincronização entre movimento do personagem e ordens no comando. As quedas no rácio de fotogramas não são o único problema - o aspecto mais espantoso é o rácio desequilibrado a que cada fotograma chega ao ecrã nestas batalhas. É este aspecto que começa a afectar a consequente acção quando pressionas um botão, e quando esperas que a acção seja executada.

A causa é curiosa. Não temos a oportunidade de comparar com a v2.3, as actuais análises indicam que o motor da Blizzard está a lidar com eficácia com efeitos de transparência intensivos para a GPU nestes combates caóticos. Diablo 3 consegue suaves 60fps na PS4, mesmo quando o ecrã está cheio de inimigos e efeitos. Ainda assim, sem qualquer aviso, a leitura afunda-se.

Os resultados podem ser maus, se considerarem que o teste foi baseado apenas no modo a solo - na teoria, as exigências aumentam para o modo a quatro. O padrão nítido e desconexo do gráfico, talvez seja um sinal de um gargalo na CPU, tendo em conta a natureza e momento pouco habitual das quedas. Se é a IA, físicas ou outros cálculos que correm em segundo plano, é incerto o que causa uma queda tão forte no rácio de fotogramas. Algo do qual poucas queixas existiam antes.

Agravando os relatos da estabilidade da v2.4, tivemos um bloqueio - algo que não vimos antes desta versão. Com um novo personagem, Diablo 3 congelou cinco minutos após passarmos pelos portões de New Tristam, congelando os visuais e deixando a música num ciclo contínuo de um segundo.

Tudo isto preocupa, tendo em conta o polimento do trabalho da Blizzard. Diablo 3 é uma rara aventura do estúdio, sendo um dos poucos projectos a sair do PC e a chegar às consolas - um alvo de 60fps, controlos melhorados, e cooperativo para quatro. Continua a ser um título bem realizado na PS4 e Xbox One - que evoluiu para melhor desde o lançamento em 2012 para PC, especialmente devido à comunicação com os fãs. Esperámos que o diálogo continue para resolver este problema o quanto antes.

Read this next