New Super Mario Bros. U

Spotlight

Eventos importantes

As melhorias de New Super Mario Bros U Deluxe na Switch

O ano novo começa com Super Mario Bros U Deluxe na Switch - uma versão completa do original Wii U, com melhorias e ajustes visuais. Tal como muitos bons jogos na Wii U, o original passou ao lado de muitos, apesar de ser um dos melhores da série - por isso é bom ter uma conversão na Switch ao estilo de Mario Kart 8 Deluxe.

A Nintendo inclui o original e a expansão Luigi num só pacote e com a excepção da integração do Miiverse, o resto está aqui. Existem dois novos personagens - Nabbit e Toadette - que oferece formas mais fáceis de jogar. De resto, esta nova versão não tem muito mais, mas se olhares por baixo da superfície, existem mais mudanças do que seria de esperar.

Super Mario Bros. nunca foi a série tecnologicamente mais avançada da Nintendo. Ao invés disso, presta tributo ao legado da mascote, voltando ao molde de Super Mario World na SNES com o seu mapa visto de cima. Esta é a linha da Nintendo para uma rica tradição de jogos 2D, mesmo que sejam criados através de renderização 3D, que de outra forma seria perdida com o tempo.

Read more...

Super Mario faz hoje 30 anos

Foi no dia 13 de setembro de 1985 que nasceu o carismático canalizador da Nintendo.

Foi no dia 13 de setembro de 1985 que nasceu Super Mario, o carismático canalizador da Nintendo. Durante estes 30 anos os jogos de Super Mario conseguiram arrecadar vendas de 310 milhões e o personagem ganhou reconhecimento internacional, assim como o seu criador Shigeru Miyamoto.

Kensuke Tanabe: Mario impossível nos smartphones

Jogos para consolas são difíceis de adaptar para telemóveis.

Segundo o produtor e desenhador de jogos nipónico Kensuke Tanabe, uma adaptação da série Super Mario ou Donkey Kong, para citar dois exemplos, seria impossível nos atuais dispositivos iOS e Android.

ArtigoO que estou a derreter este fim de semana

New Super Mario Bros. U é nostalgia sofisticada.

Confesso que apesar de toda a minha história em redor dos videojogos, continuo depois de tanto tempo ainda um pouco estranho a todo o fenómeno Mario da Nintendo. O meu primeiro contacto com o personagem foi em Mario Sunshine e desde então tenho acompanhado quase todos os produtos que vão chegando do personagem. Desde Paper Mario na Nintendo Wii a New Super Mario Bros. na DS, passando pelos inevitáveis Galaxy, este estranho personagem tem marcado de longe a longe os meus dias de jogador e apesar de não ser para mim uma figura de proa, não evitou conquistar o seu canto como algo singular e bem único.

Digital FoundryNew Super Mario Bros. U - um novo mundo?

Emulação HD Wii vs. Wii U - O Digital Foundry sobre como os criadores de Mario usaram a nova consola.

Um dos destaques das férias foi sem dúvida a chegada do título de lançamento Nintendo Wii U, o New Super Mario Bros. U - o recriar de uma fórmula familiar que nos deixa agora jogar com cinco jogadores, e também jogar via ecrã do gamepad. Quase a dizer que a euforia do modo multijogador da versão Wii não fosse louco o suficiente, este novo jogo permite a uma quinta pessoa jogar via ecrã tátil, atrasar a marcha dos Koopa Troopers, e até revelar blocos secretos de 3 vidas para os outros quatro jogadores. Claro, nada os impede de abusar dos seus novos poderes, supondo que tiveram um mau dia no escritório.

New Super Mario Bros. U - Análise

New Super Mario Bros. U - Análise

Super Mario em alta definição.

Ainda foram precisos alguns anos, mas finalmente chegou o primeiro Super Mario em alta definição. É um salto que se faz com mais graciosidade do que propriamente visibilidade. Os recentes Super Mario de plataformas em duas dimensões sempre conseguiram apresentar muito bem uma definição dos jogos originais, ao mesmo tempo que acrescentavam pequenas/grandes variáveis ao jogo. Porque a série Super Mario prima pelo design e pela simplicidade de construções dos mundos, a pouca tendência para o foto realismo implica que à primeira vista a apresentação em alta definição não seja tão retumbante.

Porém, é indiscutível, desde o primeiro nível, que New Super Mario Bros U está muito mais limpo, colorido e excitante em termos de design, quando comparado com os jogos anteriores lançados para a Nintendo Wii, DS e 3DS. Desde Super Mario world e Yoshi's Island que a Nintendo não fazia um Super Mario em 2D, que fosse tão bom e divertido. Sabe-se que a Nintendo possui dois estúdios distintos a trabalhar nas várias ramificações da série Super Mario. Super Mario em 3D, cuja evolução mais recente foi Super Mario Galaxy 2 para a Wii, é trabalhado num grupo liderado por Yoshiaki Koizume, enquanto que a série New Super Mario Bros é comandada por Takashi Tezuka. Dois grupos de produção distintos que garantem alternância entre os jogos.

Por causa disso este foi um ano particularmente feliz para os fãs das aventuras 2D de Super Mario. No final do mês de Agosto, New Super Mario Bros 2 apresentou Super Mario em 2D pela primeira vez na 3DS, desta vez com peso na coleção permanente de moedas, algo que tornou a jogabilidade mais apelativa e reforçada pelo incitamento à descoberta e junção do maior número possível de moedas. Poderia pensar-se que New Super Mario Bros U iria entrar em colisão com o seu irmão disponibilizado para mais recente portátil da companhia de Quioto. Porém, não é isso que acontece, pese embora a afinidade no género, são jogos significativamente diferentes.

Read more...

Vencedores dos Video Game Awards 2012

The Walking Dead é o melhor e mais galardoado do ano. Borderlands 2 e Journey em destaque.

Os vencedores da décima edição dos Video Game Awards já são conhecidos, depois de uma noite dedicada aos videojogos, cheia de distinções e novidades.

Top Reino Unido: Jogos Wii U falham o top 10

Call of Duty: Black Ops 2 nega a Far Cry 3 o primeiro lugar.

Nenhum dos jogos de lançamento da Wii U conseguiu assegurar uma posição no top do Reino Unido, nem mesmo Nintendo Land, que estava incluído num dos bundles da consola.

Nintendo apresentou Wii U em Lisboa

Jogar como nunca antes foi possível.

A Nintendo Portugal escolheu o final da tarde de ontem para apresentar à imprensa nacional dedicada e generalista o seu novo sistema doméstico, a Nintendo Wii U, consola que poderá ser comprada a partir de amanhã.

New Super Mario Bros. U com resolução de 1080p

Nova consola da Nintendo consegue surpreender.

New Super Mario Bros. U será um dos jogos da Nintendo Wii U que será capaz de correr a uma resolução de 1080p, a resolução máxima de quase todas as televisões HD à venda no mercado.

ArtigoNew Super Mario Bros. U - Antevisão

Mario e Luigi nos confins do mundo.

Uma consola nova Nintendo sem um Super Mario é sempre um desconsolo. Aquela que é uma das melhores e mais antigas mascotes da indústria, continua a seduzir os fãs das plataformas, dos "power ups" e da princesa raptada pelo monstruoso rei Koopa, Bowser. New Super Mario Bros U integra uma secção especial da série. Aliando conceitos tradicionais como plataformas em cenários 2D, este é o Super Mario mais "old school" que está à vossa disposição no mercado e esta nova versão para a Wii U, muito embora seja uma continuação e desenvolvimento dos jogos lançados para a Wii e para a 3DS, vai incluir mais algumas surpresas, assim como um grafismo renovado.

New Super Mario Bros Wii U com mundo gigantesco

Mario e Luigi foram atirados para os confins do planeta e têm de regressar ao castelo.

New Super Mario Bros U, o novo jogo de plataformas em 2D a ser lançado para a Wii U aquando do lançamento da consola apresenta, pela primeira vez na série, um gigantesco mapa mundo pleno de diferentes percursos para atingir a meta.

Há quem diga que a E3 já não é o que era. Que antes havia os segredos bem guardados. Hoje os melhores segredos perdem a validade ainda nem o evento arrancou. Talvez porque ninguém quer esperar. Isto aconteceu com New Super Mario Bros U e com outros jogos. Quando apareceu na tela durante a conferência da Nintendo, já a esmagadora dos seguidistas do evento conhecia imagens do jogo e sabia que ia ser mostrado. Ficou então uma surpresa pela metade, a sequela de New Super Mario Bros lançado no fim de 2009 para a Wii. Menos comum é ver um jogo destes próximo da janela de lançamento da Wii U. Por regra a Nintendo prefere dar espaço às produtoras "third party" para ocuparem posições de cabeça de cartaz com os seus jogos de modo a que não tenham de lidar com a sombra dos incontornáveis da Nintendo.

Jogadores gostam da série New Super Mario Bros

Nintendo vai ao encontro dos fãs.

New Super Mario Bros U foi um dos jogos que mereceu mais atenção por parte da Nintendo na sua conferência na E3. Muito embora seja inovador em vários aspectos, no essencial o jogo aproxima-se bastante de New Super Mario Bros da Wii.

Miyamoto está a criar um novo jogo

Mas ainda vai demorar a chegar.

Em entrevista com o Joystiq, Shigeru Miyamoto da Nintendo confirmou que está a trabalhar num novo jogo desenhado por si mas que ainda não sabe quando vai estar pronto.

Wii U terá suporte para dois comandos

RAM e velocidade do processamento ainda em produção.

Uma das maiores dúvidas que a apresentação da Nintendo Wii U na E3 deixou a todos os presentes era se a a consola iria permitir mais que um comando a funcionar ao mesmo tempo.