Skip to main content

Um dos melhores Final Fantasy de sempre está de parabéns

Um dos grandes clássicos da Squaresoft.

Image credit: Square Enix

A Square Enix está hoje a comemorar o 27º aniversário de Final Fantasy Tactics, lançado no Japão a 20 de junho de 1997 como um dos mais gloriosos clássicos de culto da Squaresoft para a PS1.

Na Europa, tivemos de esperar até outubro de 2007, com a versão War of the Lions na PSP, para descobrir Ivalice, mas a espera valeu a pena. Todo o encanto desta experiência tática por turnos, produzida por uma equipa liderada por Yasumi Matsuno e Hironobu Sakaguchi, o pai de Final Fantasy, chegou-nos numa versão melhorada para compensar a espera.

Em 2011, a versão Final Fantasy Tactics: War of the Lions foi lançada para dispositivos iOS, em 2015 para Android, que tantos anos depois ainda permanece como a forma mais acessível de jogar este clássico, que hoje comemora mais um aniversário.

Para quem passou 10 anos a sonhar com a possibilidade de jogar um Final Fantasy táctico, a versão PSP é um autêntico sonho que merece imenso carinho, mas a versão mobile ainda figura como a que está, literalmente, mais “à mão”.

Recentemente, Jason Schreier sugeriu que o remaster está mesmo em desenvolvimento, algo que poderá finalmente permitir a mais pessoas descobrir este sensacional título, que triunfa no seu gameplay, personagens, narrativa e banda sonora.

Lê também