Resident Evil Code Veronica X HD

Há coisas que não envelhecem bem.

Versão testada: Xbox 360

As coletâneas em alta definição é uma moda recente trazida por esta geração de consolas. A Sony começou a tendência com o re-lançamento dos dois primeiros God of War, mas rapidamente se alastrou a outras produtoras que detêm grandes clássicos.

A Capcom é a mais recente companhia que se juntou a esta tendência (ok, ainda espero DmC). E que melhor e mais popular série para começar do que Resident Evil? Numa série tão vasta como esta, seria difícil remasterizar todos os jogos em alta definição, por isso a Capcom decidiu apenas escolher aqueles que são considerados os melhores para receberem o face-lift: Resident Evil: Code Veronica X e Resident Evil 4.

Até aqui tudo bem. Resident Evil 4 é indiscutivelmente o melhor Resident Evil até à data (alguns podem discordar) e antes dele, Code Veronica X era detentor desse título.

Um problema que surge com estas remasterizações em alta definição é a forma como devem ser analisadas. A pergunta é, devem ser analisados segundo os padrões atuais? Nós acreditamos que sim. Embora tenhamos consciência que o seu lançamento original já se deu há alguns anos, estes clássicos estão a ser lançados novamente nos tempos atuais, e mesmo que não queiramos, já não conseguimos olhar para o jogo da mesma forma como olhávamos da primeira vez.

Este é o caso de Resident Evil: Code Veronica X. Se há coisa que se nota quando começamos a jogar, é que os videojogos evoluíram imenso. Pessoalmente foi um choque e a jogabilidade foi o que mais me marcou de tão ultrapassada que está. Controlar a personagem é uma tortura, quando chega a altura para matar zombies ainda pior e para subir escadas até é preciso carregar num botão.

Antes e depois do face-lift para alta definição.

Mas também há coisas que nunca envelhecem. A atmosfera do jogo continua intensa e os arrepios ainda acontecem quando estamos a abrir uma porta (lembram daquele chiar?). De facto, o som desempenha aqui um grande papel. Fechem-se às escuras dentro do vosso quarto, ouçam os passos a ecoar pelo vazio e o barulho do zombies, e verão que Code Veronica X é um dos melhores survival horror já feitos.

Outro aspeto a valorizar são os puzzles do jogo, que ao contrário da maioria dos jogos atuais, obrigam a puxar pela cabeça e a prestar atenção a todos os pormenores e investigar todos os itens que encontramos. Ao resolver alguns puzzles o jogo levará o jogador a visitar locais onde já passou, mas se não os conseguirem resolver à primeira, irão ter que andar para trás e para a frente, perdendo uns bons minutos até encontrarem a solução.

Existem outras mecânicas ultrapassadas, tais como o sistema de gravação. A famosa máquina de escrever esteve presente em Resident Evil até Resident Evil 4 e como tal está presente em Code Veronica X. Ainda vão precisar dos "Ink Ribbons" para gravar o vosso progresso, mas nesta versão em alta definição aparecem em mais abundância, tornando um pouco mais fácil.

O grande atrativo desta versão em alta definição é mesmo isso, a alta definição. Para um jogo com 12 anos, não está nada mau. Em relação à versão original, o que podem esperar aqui é texturas melhoradas o que resulta num aspeto mais limpo e refinado. As cinemáticas chegam mesmo a impressionar para a sua idade.

Tirando o visual em alta definição, este é basicamente o mesmo jogo lançado para a PlayStation 2 e Dreamcast. A Capcom fez questão de alterar o mínimo possível, o que poderá ser bom para uns, mas mau para outros. Quem já jogou terá uma adaptação fácil, porém, as mecânicas antigas poderão desmotivar novos jogadores. E depois há a questão do preço. O valor a pagar por Code Veronica X HD é 19.99 euros, via PSN e XBL. Mesmo estando agora em alta definição, é um valor elevado para um jogo tão antigo e que nem conteúdos bónus traz.

5 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação Resident Evil Code Veronica X HD Jorge Loureiro Há coisas que não envelhecem bem. 2011-10-10T11:44:00+01:00 5 10

Comentários (45)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!