UFC 2009 Undisputed

Lutas com gestão.

Depois do sucesso que foi a série WWE vs Raw, a THQ decidiu apostar noutro desporto de luta, transportando-o para o mundo dos videojogos. Apesar de ainda ser desconhecido para a maioria do público português, o campeonato UFC é bastante popular por terras do Tio Sam, e as expectativas sobre UFC 2009 Undisputed eram bastante elevadas.

Tal como na série WWE vs Raw, também em Undisputed temos um modo principal, intitulado de “carreira”, onde somos convidados a criar um lutador de raiz, de forma a tornarmo-nos campeões mundiais. O atleta pode ser personalizado em todos os itens possíveis, como o aspecto físico, vestuário e até mesmo em pequenos detalhes como o nome ou a nacionalidade. É também neste ponto que optamos pelo estilo de luta da nossa personagem, que vai influenciar todo o jogo. Por exemplo, se o nosso lutador tiver mais habilidades Jiu-Jitsu, um estilo que requer muita luta corpo-a-corpo, será mais fácil atirar um adversário ao chão, e se tiver mais habilidades em Muay-Thai, será melhor em golpes baixos.

O processo de criação poderá levar algum tempo. No entanto, se quisermos partir logo para a acção, é possível escolher um lutador de uma lista de personagens já feitas. Escusado será dizer que cada detalhe influencia o decorrer do jogo, por isso aconselhamos que criem um lutador com boas capacidades ofensivas, mas também, e em muitos casos mais importante, defensivas.

1

UFC 2009 Undisputed conta um grafismo bastante realista.

Mas antes mesmo de entrar no ringue de combate, não há nada melhor do que aprender algumas habilidades no modo tutorial. É aqui que o jogador vai encontrar vários desafios que tem de completar após uma demonstração por parte do treinador, se é assim que lhe podemos chamar. Estes passam por aprender ataques básicos, atirar um adversário ao chão, ou até mesmo como a se defender de golpes altos e baixos. Devemos dizer que ficámos bastante agradados com a estrutura do tutorial e como está organizado, sendo bastante competente quando é necessário voltar outra vez a ele para assimilar mais alguns truques.

À medida que avançamos no jogo, podemos adquirir novos aparelhos para treinar e temos algumas visitas de treinadores ou até mesmo de outros lutadores, que nos ensinam novas técnicas. À semelhança dos tutoriais, estas também se aprendem do mesmo modo, e podem ditar a vitória ou derrota num combate.

Devemos dizer que este é um título que poderá afastar alguns jogadores que anseiam por grandes doses de acção, visto que (quase) tudo tem de ser feito de forma estratégica. Além disso, o modo carreira faz com que seja necessário navegar por muitos menus, ler emails, agendar lutas, entre outras coisas, o que quebra, de sobremaneira, o ritmo do jogo. No entanto, isto talvez se deva a um esforço da produtora em elevar a longevidade de UFC 2009 Undisputed, pois o nosso lutador pode ser obrigado a retirar-se do campeonato ao fim de 30 encontros.

Comentários (11)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!