Serious Sam HD: The First Encounter

Regresso ao passado.

Não poderia começar esta análise sem referir o quão nostálgico fiquei ao pegar Serious Sam HD: The First Encounter. Já lá vão mais de oito anos, foi em 2001 que a produtora croata, Croteam, lançou um dos shooters mais divertidos da altura.

Mas será que valeu a pena ressuscitar/clonar este dinossauro? Em princípio achei que não, depois pensei que sim, mais umas horas a jogar e definitivamente, acho que não. Os tempos são outros, estamos numa época em que todos, ou quase todos, estão virados para grafismo, opções de jogo, e claro, multiplayer Online. Mas este Serious Sam até possui um modo cooperativo Online, um grafismo que não envergonha ninguém e acção para dar e vender. Mas no seu todo, não acrescenta nada ao título original, quem o possui certamente que estaria à espera de algo mais.

Sam "Serious" Stone é um grande macho, cheio de adrenalina e asteróides, mata tudo que se mexe com um sorriso rasgado nos lábios. Adora monstros, monstrinhos e afins, mas o que importa mesmo é salvar a humanidade. Umas criaturas alienígenas ameaçam a raça humana, é aqui que este guerreiro destemido entra em cena, sendo o único capaz de salvar tudo e todos. Neste The First Encounter, viajamos no tempo até ao velho Egipto, onde predominam cenários desérticos e imponentes templos.

Visualmente está bastante simples, como seria de esperar. É idêntico ao original, com cenários muito geométricos e com grandes áreas para se percorrer. Posso dizer que levou um lifting visual, foram adicionados alguns efeitos de luz e partículas, bem como muito bump-mapping. Mas passado uns minutos deixamos de nos preocupar com o grafismo, já que estamos mais interessados em matar os inimigos que tentam impedir a nossa progressão.

1

Para os veteranos, conhecedores desta série, o jogo não é uma grande surpresa, já que é praticamente idêntico ao original. Os 15 níveis presentes no jogo são os mesmos do original, o armamento também é o mesmo, até os monstros são nossos velhos conhecidos. Seria de esperar algo mais arrojado por parte da produtora, algumas novidades não faziam mal a ninguém, armas diferentes? Novos mapas? Mais inimigos? Novos modos de jogo? Nada disso, estamos perante um clone que levou um facelifting. É algo decepcionante para os fãs, mas fico à espera que a Croteam se redima com o já anunciado Serious Sam HD: The Second Encounter, para inícios de 2010.

Quem nunca experimentou o jogo não irá notar estas falhas. Passa a ser um título interessante, onde a acção non-stop predomina. Os inimigos vêm de todos os lados – temos 18 diferentes, há de tudo um pouco em Serious Sam, temos touros enraivecidos, homens sem cabeça, bombas relógio andantes, e até robots gigantescos. A inteligência destes não é das melhores, apesar de terem sofrido uma remodelação ficam muitas vezes presos a correr contra um obstáculo sem o conseguirem contornar. Os aliens têm um único objectivo, aniquilar Sam, mas ele está bem armado, possui uma faca ao bom estilo Rambo, pistolas, caçadeiras e até lança rockets.

2

Devo dizer que não fiquei muito entusiasmado com o jogo, o modo singlepayer é demasiado familiar, sem acrescentar nada ao original, a não ser o grafismo. A longevidade não é a melhor, acabamos o jogo em dois ou três dias, e com poucas horas de jogo. É claro que temos o modo cooperativo Online, onde podemos jogar até um máximo de 16 jogadores pelos diversos níveis existentes no jogo, mas este não convence muito, possui problemas de estabilidade e lag. Não é que não seja divertido, mas depois de jogar Left 4 Dead 2 e até Modern Warfare 2, o impacto deste modo é quase insignificante.

É claro que estamos a falar de jogos/mundos completamente diferentes, mas Serious Sam: The First Encounter não é propriamente um jogo barato, ainda são €19.99. A Croteam poderia e deveria ter aproveitado esta oportunidade para introduzir novidades, a falta de modos é gritante, notando-se muito a falta de opções no co-op Online, seriam bem-vindos modos como Versus, Teamdeadmatch, Capture the flag, só para falar em alguns. Sendo assim, este jogo passa um pouco ao lado, infelizmente.

6 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação Serious Sam HD: The First Encounter Adolfo Soares Regresso ao passado. 2009-12-07T09:15:00+00:00 6 10

Comentários (5)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!