Ratchet & Clank Future: A Crack in Time

Mais uma aventura do Lombax e do seu robô.

Ratchet & Clank é uma das séries de maior sucesso no que toca a jogos de plataformas, muito devido à sua viciante jogabilidade, cores e grafismo a fazer lembrar os filmes da Pixar. Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, lançado no final de 2007, foi o primeiro grande jogo da série para a PlayStation 3, já em Agosto de 2008 chega Ratchet & Clank Future: Quest of Booty, uma versão mais pequena que nada de novo oferecia aos jogadores. Será que este ano, com Ratchet & Clank Future: A Crack in Time, teremos algo com mais qualidade e até inovador?

O jogo é uma continuação de Quest of Booty, no início somos presenteados com um pequeno resumo para nos situar na história. Clank é sequestrado pelos pequenos voadores Zoni, decidido a resgatar o seu amigo, Ratchet parte à sua procura juntamente com o medricas Capitão Qwark. Os Zoni tinham um acordo com o vilão Dr. Nefarious, mas como foram enganados por este, deixaram Clank escapar. A história não se resume a este sequestro, pelo meio iremos ficar a conhecer um pouco sobre o pai de Clank e sobre a família de Ratchet.

1

Não, não sou o único.

A primeira missão do jogo começa com o nosso querido Clank, temos que fugir dos capangas do Dr. Nefarious para nos juntarmos a Ratchet, que viaja no espaço juntamente com o Capitão Qwark. Devido a um acidente eles são obrigados a aterrar num planeta chamado Zolar. Nesse mesmo planeta, e com a interacção com uma tribo local, Ratchet começa a tirar ilações sobre o paradeiro do seu amigo Clank. Este início de jogo deixa antever que irá ser diferente dos dois títulos anteriores, as missões são alternadas entre os dois heróis, com Ratchet a ter níveis mais à base de acção, com muitos inimigos e explosões, enquanto que os níveis em que controlamos Clank são mais baseados em quebra-cabeças, com novas características.

A fuga de Clank vai servir para descobrir e aprender novas técnicas, como a gravação de movimentos com recurso a hologramas, que são elementos chave para ultrapassar determinados obstáculos. Estes quebra-cabeças são um grande desafio à nossa mente, alguns são de um grau de dificuldade elevadíssimo, muitas são as vezes que temos que gravar vários percursos para dois ou três hologramas, de modo a que estes fiquem colocados nos locais correctos, para que a porta de saída seja aberta.

Também vamos entrar no subconsciente de Clank, para aprender a lidar com as técnicas de reduzir a velocidade do tempo, lançamos umas "bolhas" gigantes que se expandem, tudo o que se encontrar no seu interior irá sofrer o efeito da redução da velocidade do tempo. Estas bolhas são muito úteis durante batalhas mais intensas, pois permitem que nos desviemos dos ataques inimigos, de balas e até de bombas. Ao nosso dispor temos também o Cronoceptro, que serve para reconstituir objectos e planetas danificados.

2

Este modo irá por a nossa cabeça a funcionar.

Ao contrário de Clank, Ratchet tem níveis mais diversificados, saltamos de planeta em planeta, explorando várias galáxias. Nesta nova aventura vamos dar uso à nave para vasculhar todos esses pequenos planetas, tudo sem um único loading. Nos mini-planetas, iremos procurar por novos upgrades, capturar Zoni, ajudar seus habitantes em troca de parafusos. Também no espaço iremos ter muitos objectivos, desde ajudar naves avariadas, comerciantes ilegais e até destruir detectores espaciais do malvado Dr. Nefarious. Nesta nova versão temos muita mais liberdade, mais missões e muita acção com a nave, do que nos títulos anteriores.

Durante o nosso percurso por entre os planetas, temos muitas malas metálicas para encontrar, algumas estão escondidas, outras só podem ser recolhidas ao completar certos objectivos. As malas contêm upgrades para as nossas armas, que são geridos no nosso inventário. Estes upgrades modificam as armas em varias vertentes, como por exemplo a velocidade e quantidade de disparo, atacar inimigos no ar ou em terra, tornar-las mais mortíferas e até modificar as suas cores. Infelizmente nem todas as armas têm essas opções.

Comentários (55)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!