Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

ModNation Racers

Um quadro em branco.

A época do tuning já lá vai, e embora ainda existam imensos aficionados por esse mundo fora, a tendência de moda mainstream caiu em desuso. Mas a essência do tuning está presente nas mais variadas cenas da sociedade, principalmente se olharmos antes para a palavra: Personalização. Sim todos queremos coisas originais, únicas e ao nosso gosto. Este desejo está cada vez mais presente também nos videojogos. ModNation Racers é mais um exemplo disso mesmo.

Um mundo aberto à criação. Poderia ser este o slogan de ModNation Racers, tal é a variedade de opções de personalização que temos. A imaginação de cada um ditará até onde essas mesmas criações irão levar o jogo, mas as ferramentas estão lá, é só saber usar. Em primeiro lugar tudo se resume ao nosso eu, ou à nossa melhor imitação. Tal como e LittleBigPlanet, poderemos criar um cem número de personagens, níveis - neste caso circuitos - e até mesmo o nosso bólide. A ideia é novamente a de "Criar, Partilhar e correr", dando à comunidade a voz do povo.

ModNation Racers é na sua base um jogo de comunidade, e com um aspecto super divertido. Podemos começar do zero qualquer criação, ou pegar em modelos já criados e poder alterar ou adicionar algo a nosso gosto. Podemos criar personagens, circuitos e carros. Tudo está presente, desde imensas peças, autocolantes, vinil, cores, acessórios... e muitos mais pormenores. Em termos do carro e personagem, tudo o que criámos tem apenas um efeito visual, não resultando em qualquer alteração de desempenho em pista do carro ou nas habilidades do condutor, exceptuando claro as pistas que criámos.

Homem ou mulher?

Como referido na antevisão, ModNation Racers dá-nos um modo campanha, onde teremos que percorrer os mais variados circuitos, e obter as classificações necessárias para podermos passar cada um. Ao todo são cinco conjuntos de provas com diversos circuitos dentro. Cada circuito tem objectivos primários, que terás que cumprir para poderes desbloquear os próximos circuitos e conjuntos. O corredor é o engraçado e mudo TAG, que embora possamos personalizar logo de imediato, tem em si já uma personalidade vincada. Interessante é que todas as cut-scenes são dinâmicas, no sentido que assumem a nossa criação, estando presente em todas elas.

O jogo é uma divertida e também frustrante corrida de Karts, bem ao estilo do Super Mario Kart. As comparações são óbvias, mas ModNation Racers consegue fugir um pouco ao clássico, dando um maior dinamismo às provas. Fácil de conduzir, mas complicado de poder ultrapassar todos os objectivos. Como referi, existem objectivos primários, obrigatórios, que ao serem cumpridos darão acesso a novos circuitos, mas também prémios, que neste caso são acessórios, partes, e tudo o que possamos imaginar para a nossa livraria de criação. Para além destes obrigatórios ainda temos os secundários, que vão desde eliminar nosso principal oponente em X local da Y maneira, ou conseguir X pontos de deslize ou mesmo em termos de classificação.

Por incrível que isto possa parecer, ModNation Racers é muito parecido com MotorStorm, quer na forma de jogar quer em muitos circuitos. Existem certos circuitos que me parecem retirados de MotorStorm, principalmente de Pacific Rift. Mas não se fica por aqui, até mesmo a forma de jogar dos nossos adversário é muito igual. Lembram-se de em MotorStorm os adversários andarem com maior velocidade e mais agressivos quando estão atrás de nós? Onde passámos de primeiro lugar para último em escassos segundos? ModNation Racers é exactamente a mesma coisa, onde chega a ser frustrante perceber que o melhor a fazer é andar atrás e nas últimas curvas atacar a todo o gás. Outra solução é fazer tudo perfeito, e ter sorte de não levarmos com bombas em cima.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

ModNation Racers

PS3, PSP

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários