Mass Effect

Mais um excelente RPG chega ao PC.

Muitos são aqueles que quando ouvem falar de um RPG pensam logo num jogo complexo, longo e enfadonho. De uma certa maneira tem razão, pois este tipo de jogos requer muita dedicação, muitas horas perdidas e muita paciência. Claro que nem toda gente possui estes requisitos, logo este é um género que não pode agradar a todos.

Mass Effect assenta bem nesta descrição. É sem margem para dúvida um RPG bastante exigente que requer bastante dedicação e tempo disponível. Para quem não possuir paciência nem tempo esqueça este jogo pois nunca irá descobrir a sua verdadeira qualidade.

Este é sem dúvida um jogo muito esperado pela comunidade de jogadores PC. Mass Effect sempre foi motivo para os possuidores de uma Xbox 360 se gabarem, pois tinham em exclusivo um dos melhores RPGs do momento, que é a mais pura das verdades. Mass Effect era, e continua a ser, um jogo obrigatório para todos os amantes deste género que possuam a consola da Microsoft.

Apesar da complexidade inerente aos RPGs, Mass Effect tem uma curva de aprendizagem bastante rápida. Com menus intuitivos de fácil acesso e com total descrição das suas funcionalidades tornando assim bastante fácil a navegação.

Como já foi referido, Mass Effect é originário da Xbox 360 e sempre que um jogo para consolas é posteriormente convertido para PC ficamos sempre com um pé atrás. Muitas conversões são um autêntico pesadelo, negligenciando por completo a especificidade desta plataforma de jogos. Mais uma vez a Bioware está de parabéns, pois a versão para PC é bem mais do que uma simples conversão. Um bom exemplo disso é o controlo da nossa personagem, onde o teclado e rato funcionam na perfeição.

Mass Effect em acção!

Mass Effect para PC é praticamente igual à versão para a consola da Microsoft. Tudo de bom existente no jogo para a Xbox 360 está presente, mas ainda com mais qualidade. Foram introduzidas melhorias a nível do grafismo, os controlos foram adaptados e o interface redesenhado. Tudo para encaixar que nem uma luva ao estilo característico desta plataforma de jogos.

Mas falemos um pouco do universo criado para Mass Effect. A Bioware, conhecida pela sua excelência em jogos como Star Wars: Knights of the Old Republic, Neverwinter Nights ou mesmo Jade Empire entre muitos outros, criou uma galáxia simplesmente monstruosa. Temos múltiplos planetas para explorar e um infindável número de locais a percorrer. Missões, essas são para todos os gostos. Temos como é claro as principais e aquelas mais secundárias que servem para nos recompensar com alguns “items” e extra XP.

A condizer temos também uma história muito bem delineada com um enredo riquíssimo onde encarnamos a personagem de Shepard, um soldado que tem a colossal tarefa de salvar a galáxia. Com o desenrolar do jogo vamo-nos tornar num soldado de elite conhecido por “Specter” e comandar uma nave espacial, a Normandy.

Todo o enredo, toda a atmosfera e toda a ênfase cinematográfica criada no jogo reporta-nos logo para universos como o de Star Wars ou mesmo Star Trek. Nesse aspecto Mass Effec está de parabéns.

Comentários (4)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!