Iron Man 2

Parece mais o Homem de Lata.

Versão testada: Xbox 360

Para mim é impossível começar esta análise sem referir que normalmente os jogos associados a filmes têm uma qualidade abaixo da média. Ok, sei que é cliché e que existem algumas raras excepções, mas infelizmente Iron Man 2 não se enquadra nessa categoria. À medida que fui avançando no jogo, mais desiludido ficava. O jogo não apresenta nada no que diz respeito à inovação, pelo contrário, apresenta mecânicas demasiado básicas e mal estruturadas.

A desilusão começou logo no menu, em que apenas podemos ir às opções ou iniciar a campanha, nada de multiplayer ou outros modos de jogo. Começada a campanha, somos logos enviados para o meio da acção e praticamente não existe nenhuma contextualização do que se está a passar, e é desta maneira que todas as missões são tratadas. As cinemáticas antes de cada missão tentam-nos informar sobre os acontecimentos que estão a suceder, mas não conseguem cumprir com a sua tarefa, até mesmo alguém que tenha visto o filme, pode ter alguma dificuldade em entender certas coisas.

As missões são sempre mais do mesmo. Variedade simplesmente não está no vocabulário do jogo. O que temos de fazer é procurar e destruir e pouco mais do que isso. Às vezes é necessário activar um botão qualquer ou proteger um alvo, mas no fundo, continua a ser repetitivo. As únicas missões diferentes das restantes são as últimas, em que enfrentamos um inimigo gigantesco, e outra em que controlamos um robô enorme.

O ângulo da câmara nem sempre é o melhor, principalmente quando estamos a sofrer ataques simultâneos. Felizmente, se estivermos em apuros, podemos accionar um escudo à nossa volta e repelir os inimigos ao nosso redor. Para facilitar as coisas existe uma mira automática, assim não precisam de se preocupar em apontar, é só pressionar nos gatilhos.

1

Nenhum adversário está à nossa altura.

Os controlos são demasiado básicos, podemos subir e descer, voar a grandes velocidades e ainda fazer rodopios para esquivar de ataques iminentes. No combate existem duas formas de enfrentar os inimigos, com luta corpo a corpo, forma mais apropriada para curtas distâncias, ou disparando as armas do nosso fato. A luta corpo a corpo é incrivelmente limitada e dá uma sensação de lentidão, nem parece que estamos na pele do Iron Man. Este é um dos aspectos mais negativos em todo o jogo, não consegue transmitir a sensação extraordinária que é controlar um super-herói. A movimentação dos personagens parece muito presa e demasiado robótica.

As armas ao nosso dispor são quatro e ao longo do jogo podemos melhorá-las e personalizá-las com diferentes tipos de munições. Para fazer isto precisamos da "Field Data" que recolhemos ao completar as missões da campanha. Com estes pontos é também possível melhorar o combate corpo a corpo. A possibilidade de desbloquear novas coisas é um ponto positivo porque recompensa o jogador e dá-lhe uma razão para continuar a jogar.

Antes de iniciarmos cada missão é-nos dada a opção de escolhermos qual o fato para o Iron Man. Este é dos pouco pontos de interesse que o jogo tem, temos a armadura clássica do Iron Man, a armadura sub-aquática, a armadura futurística, entre outras. Isto não tem nenhuma influência na jogabilidade, é apenas um aspecto estilístico mas que que poderá ser do interesse de alguns.

2

O War Machine é bom, mas o Iron Man é melhor.

Nem sempre vamos controlar o Iron Man, por vezes a perspectiva do jogo muda para o seu companheiro, War Machine. A jogabilidade com esta personagem é exactamente igual à do Iron Man. Nada muda, o que é estranho tendo em conta que na realidade as armaduras dos dois diferem em alguns aspectos.

A história jogo deveria seguir minimamente a linha da história do filme, no entanto não o faz. Não consegui perceber que tipo de relação existe entre os dois, os únicos factores em comum são algumas personagens. Só para exemplificar, na última missão enfrentamos o inimigo final, que é um robô gigantesco, tal como já tinha referido antes. Quem viu o filme, sabe que perfeitamente que não é isso que acontece. Nenhuma das missões está directamente ligada aos acontecimentos do filme.

Graficamente é uma vergonha. É difícil encontrar um jogo que esteja tão mau a este nível como Iron Man 2. As texturas são fraquíssimas e com baixas resoluções, os níveis das missões são pálidos e despromovidos de qualquer beleza visual, as cinemáticas são péssimas, as animações são pobres, não se aproveita nada a nível gráfico. Desastre completo. Estamos em 2010, nenhum jogo deveria ter este aspecto.

Não há muito mais para dizer acerca de Iron Man 2. É um jogo que não conseguiu aproveitar minimamente a licença do filme em que se baseia. Nem mesmo se adoraram o filme devem comprar este jogo. Para além disso, é extremamente curto. Depois de completarem as oito missões, que duram em média umas quatro horas, não há mais nada para fazer. Se estavam à espera dum jogo do Iron Man, o melhor é continuaram à espera.

4 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação Iron Man 2 Jorge Loureiro Parece mais o Homem de Lata. 2010-05-06T10:50:00+01:00 4 10

Comentários (26)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!