Halo Wars - Análise
Comandar a expansão do universo Halo.
Versão testada: Xbox 360
É de admirar a sintonia entre a comunidade Halo e os seus criadores. A mais bem sucedida série alguma vez lançada numa consola Microsoft, Halo conquistou o seu lugar entre os destaques desta indústria e é também de admirar a gestão feita do franchise. Calculo que se fosse em outras companhias, a esta hora já tínhamos o Halo: Pinball, Halo: Master-Kart Racer, Covenant Football 2009, The Flood SuperStar Tennis 4 ou quem sabe um Halo Fantasy 3. Dado o sucesso desta série seria de esperar algo nesses moldes mas não, a Bungie e a Microsoft seguiram outro caminho e optaram por manter o estatuto icónico deste franchise não pelo exagero e saturação mas sim pela qualidade dos seus títulos e pelo apoio continuado à comunidade. Halo 3 ainda é um dos títulos mais jogados no Xbox Live, Halo 2 também, novos mapas estão a caminho e uma expansão chega no final do ano.
Quase diria que conseguiram encontrar o equilíbrio perfeito de forma a evitar o exagero e a manter a série dinâmica e activa. Prova de tal é este mesmo Halo Wars que assim que anunciado conquistou a atenção da comunidade, incluindo mesmo os que não são adeptos dos RTS e isto porque Halo vai muito mais para além do comum e tradicional shooter, Halo tem uma rica e abundante história que pode ser explorada e cujos fãs estão sedentos de conhecer.
Se em Halo 3: ODST os fãs vão poder viver um dos momentos mais importantes da trilogia numerada, em Halo Wars vão assistir a eventos ocorridos vinte anos antes do original Halo: Combat Evolved. Halo Wars tem início no planeta Harvest, um planeta que está em guerra há já cinco anos. Depois de muito esforço finalmente os humanos conseguiram recuperar Harvest mas existe algo aqui que os Covenant insistem em obter, algo que poderá ditar a extinção da humanidade. Caberá à tripulação da Spirit of Fire descobrir o que tanto desejam os Covenant e agir de acordo, cabendo ao jogador liderar as forças da UNSC durante as batalhas que estão para chegar.
Com uma linha temporal tão vasta para explorar e tão repleta de acontecimentos dignos de interesse, não é de admirar que Halo Wars apresente um forte foco na história e faz questão de dar a conhecer ao jogador que as missões que está a cumprir tem um efeito imediato. Ligados por várias sequências cinematográficas de bela qualidade, vamos descobrir o que se está a passar em Harvest e vamos descobrir o que andam os Covenant a tramar. De salientar que para os fãs estas sequências são um verdadeiro mimo e toda a história é cativante e interessante. Mesmo tendo mudado de género é inegável e agradável verificar que Halo Wars consegue captar o espírito necessário e tem o mesmo sentimento que um jogo Halo. Contribuição inevitável de vários elementos do universo em que se baseia desde veículos, soldados e respectivas classes, locais, inimigos e até pela presença de algo nada comum no género, um herói, ou personagem principal se preferirem, que quando perde toda a energia a recupera aos poucos e nos fornece grande parte da perspectiva sobre os eventos.
Este é Forge, um herói de guerra. Graças a fantásticas sequências CG como esta, vamos conhecer mais um pedaço de toda esta interessante história.
Especialmente porque ao contrário do habitual no género, aqui não vamos travar confrontos só para enriquecer ou conquistar determinado território, em Halo Wars o género foi usado para servir este universo e deixa de lado a ênfase no tradicional defender e construir bases ou conquistar de territórios. Tentando conferir dinamismo de forma a servir a narrativa, a Ensemble dá-nos missões que em alguns casos quase nos fazem esquecer que estamos num jogo de estratégia em tempo real. Sem querer revelar muito para não correr o risco de estragar eventuais pontos de interesse na narrativa, em Halo Wars vamos ter que reconquistar bases atacadas pelos Covenant mas apenas com as tropas que vamos ajudando ao longo do nível, vamos ter que investir contra pontos protegidos pelos Covenant e até vamos ter que fugir de determinado ponto ou proteger civis. Missões inseridas na história e ligadas por sequências que tornam a vontade de ver e saber mais uma constante. Pena que somente o podemos fazer pela perspectiva da UNSC, pois seria muito interessante ter uma campanha do lado dos Covenant, mas caso queiram controlar o Arbitrer e as suas forças, apenas o podem fazer nos modos multiplayer online.
Um RTS com forte ênfase na acção e com uma componente cinematográfica de realce, tudo o que os fãs do franchise Halo poderiam pedir nesta transição de género, mas talvez não seja propriamente o que se poderá indicar para um fã do género em si.
Esta será potencialmente a única condicionante que se poderá colocar a Halo Wars. A percepção do público alvo ao qual se destina e como irá assumir-se dado o género no qual se apresenta mas com os elementos impostos a condicionar. Halo Wars é extremamente fácil de assimilar e do mais intuitivo que vão encontrar no género disponível para uma consola, mais do que perfeito para os fãs do universo que nunca se interessaram por este género pois de forma alguma ficam privados de conhecer mais do seu franchise favorito, um dos pontos mais fortes a favor. No entanto se forem adeptos do género e habituados a estas lides, Halo Wars poderá oferecer pouca profundidade a nível de opções e ficamos perante uma questão. Para quem se destina Halo Wars? Nós acreditamos que Halo Wars se destina a todos os fãs do franchise e também aos do género que procurem uma opção interessante na sua consola mais orientada para a acção.
Talvez possas gostar...
-
The Last Of Us - Trailer Truck Ambush 111
-
Imagens fresquinhas de Halo 4 61
-
Rumor: Lista de veículos para GTA V revelada 34
-
Skullgirls - Análise 6
-
Naughty Dog até atualiza a arte de The Last of Us 11
-
The Last of Us sem modo cooperativo 32
-
Vídeo: PS Vita recebe Smart AS 3
-
Entrevista com produtor de Sorcery 5
-
Mario Party 9 e Nintendo 3DS continuam a liderar no Japão 42
-
Halo 4: Microsoft revela Edição Limitada 9
-
Diferenças do atual The Last of Us em imagens 18
-
Blizzard investiga Erro 3006 em Diablo 3 35
-
Sony regista Forsaken Souls The Game 7
-
Mirror's Edge 2 e Bad Company 3 em desenvolvimento? 19
-
Ellie de The Last of Us com ligeira plástica 20
Comentários (40) Latest comment 2 anos atrás
Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Let's finish, yet another fight.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
grande jogo.... pena n ter a 360
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
E não é conspiração, porque POR AMOR DE DEUS! O Resistance 2 levar um 10 é estar a dormir!
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
"Killzone 2 é neste momento sem sombra de dúvidas o expoente máximo a nível de um projecto na área dos videojogos. Um jogo credível, seguro, coerente e acima de tudo brilhante na sua execução. Um jogo obrigatório para todos os amantes desta arte, principalmente aqueles que anseiam por experiências arrebatadoras, onde os diversos sentidos são colocados em cima da mesa."
Mas é que não é mesmo.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
E a review da Gamespot ao KZ2 só se queixava da história (ou falta desta) e ao facto de inovar pouco. Aliás, um 9/10 não me parece nada mau... Seja como for isto não é uma notícia sobre o KZ2.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Agora, discordo da nota ao Halo Wars. Um 6.5 é a banhada do ano naquele site. Também te digo, já o joguei e não é jogo de 10, e dizer um 9 já é muito, mas ninguém pode negar que é o melhor RTS de consolas actualmente disponivel nesta geração.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Não gosto de Halo, mas por acaso até estou curioso quanto a este.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Ou seja, quem faz uma análise não é um site, mas sim pessoas. E as pessoas têm gostos diferentes (felizmente). Podemos não concordar com uma nota, mas revela alguma maturidade saber aceitá-la. Até concordo que se discuta o fundamento da nota, mas de uma forma objectiva, e não com duas pedras na mão e teorias da conspiração a toda a hora "só porque sim"...
PS: Peço desculpa pelo off-topic :P
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
E também outra grande banhada foi o Ratchet: Tools of Destruction ter levado 7.5, algo que é patético!
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Não te esqueceste ai de nada, só assim por acaso? Tipo Call of Duty 4?
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Mas por favor voltem ao assunto. Deixem de parte as críticas do costume pois de outra forma nunca sairemos deste ciclo vicioso. E penso que nesse aspecto o psousa falou com muita razão.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Como é que se pode dizer que este Halo Wars é o melhor RTS nas consolas? Como é que se pode comparar a um Red Alert 3? Bom, fácil. Vemos qual é o que oferece ao jogador uma expericencia mais gratificante. Aquele que consegue prender mais facilmente o jogador á sua historia e a sua jogabilidade.
É facil analisar isto.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
"existe sempre AQUELE jogo que nos oferce a melhor experiencia videojogavel" - Está a querer dizer que um jogo por ser Multiplayer não é capaz de oferecer uma experiência como qualquer outro? Fale por si. Que tem isso a ver com burrice? Penso que ninguém é dono de verdades incodicionais e dogmas neste mundo não existem, portanto não vejo sentido nessa crítica. Sou burro por não gostar do mesmo jogo que X ou Y?
Para mim Bioshock é uma experiência SinglePlayer extraordinária, e independentemente do Halo 3 ou Reistance 2 também o serem, penso que, em conjunto com CoD 4, são jogos que têm um objectivo alvo diferente. Ou será mentira que vivem muito da componente multiplayer? Independetemente disso, como experiência a Solo, penso que Bioshock joga noutra liga. Sou burro por isso?
De resto até concordo com algumas coisas do que disse no seu último post, portanto nem precebo bem essa entrada a pés juntos logo a começar o discurso. Aliás, nem percebo bem onde é que uma coisa implica a outra.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Weird shit happens
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Como disse, weird shit happens..., se for todos os dias é que é mais estranho.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Acontece-me a mim quando o SCP leva 5 batatas...
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
on-topic: já tenho o meu Halo Wars LE, mas queria fazer os 1K @ PoP primeiro. Mas estou com um mau persentimento, pois ou sou demasiado bom ou o jogo está glitched, numa àrea apanhei 46 de 45 Light Seeds... ???!!
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
"Acontece-me a mim quando o SCP leva 5 batatas..."
Concerteza que não estarias à espera que o Bayern fosse o Benfica certo? :P
"a unica coisa que te posso dizer é para a proxima escolhe melhor as tuas facçoes... aka: slb "
Dá cá mais cinco lol. Engraçado foi ver ontem o José Mota a dizer que foi a sua equipa que dominou mais o Benfica no estádio da Luz. Estava a exaltar a exibição dos seus jogadores, mas depois esqueceu-se que estavam a jogar contra 10 e que nem tiveram oportunidades de golo lol.
"Banana o benfica so nao levou 5 porque já la nao esta
Loch Nah o teu Boavista está em que lugar da segunda divisão? XD Chega a ser ridiculo lol...qualquer dia o clube da tua terra ainda vai estar a jogar contra o Boavista XD
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Deixem-se lá de "off-topic" sff.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Deixem-se lá de "off-topic" sff. "
huh? Não posso... acho. Disseram-me para nunca ir aos foruns do Eg.pt pois é obrigatório ter uma PS3 e dizer mal da 360 3x por dia, pelo menos.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Vá lá não batem mais no desgraçado.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
[link url=http://www.gamespot.com/showcases/halo-wars?tag=topslot;img;1
]http://www.gamespot.com/showcases/halo-w...[/link]
:)
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
mas nao e jogo para 8
voces pensam k por ter halo no nome e o deus dos rts
e o comand&conquer nao existe ?
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
É 1 jogo razoavel.
Não é o melhor rts, comand and conquer é melhor, tal como o senhor dos aneis.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Cumps
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Como já timha dito a análise está muito boa, vou mais longe e diria que é a melhor que li neste site. Havia muito mais assunto, penso eu, podia se ter aproveitado para falar um pouco da historia deste icone dos video-jogos contemporaneos que se chama Halo, e referir que a serie começou por ser um RTS que estava a ser desenvolvido para o Mac OS. Mas pode ser que façam um artigo a quando da saida do ODST.
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Cumps
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
Sabem se existe planos para lançar este jogo para pc??
Comentário abaixo do teu limite Mostrar
]http://www.gamespot.com/pc/strategy/empi...[/link]
;)
edit: n foi a ensemble, mas saiu na mesma altura q o halo wars e é rts tb:)
Comentário abaixo do teu limite Mostrar