Halo Wars - Análise

Comandar a expansão do universo Halo.

Versão testada: Xbox 360

É de admirar a sintonia entre a comunidade Halo e os seus criadores. A mais bem sucedida série alguma vez lançada numa consola Microsoft, Halo conquistou o seu lugar entre os destaques desta indústria e é também de admirar a gestão feita do franchise. Calculo que se fosse em outras companhias, a esta hora já tínhamos o Halo: Pinball, Halo: Master-Kart Racer, Covenant Football 2009, The Flood SuperStar Tennis 4 ou quem sabe um Halo Fantasy 3. Dado o sucesso desta série seria de esperar algo nesses moldes mas não, a Bungie e a Microsoft seguiram outro caminho e optaram por manter o estatuto icónico deste franchise não pelo exagero e saturação mas sim pela qualidade dos seus títulos e pelo apoio continuado à comunidade. Halo 3 ainda é um dos títulos mais jogados no Xbox Live, Halo 2 também, novos mapas estão a caminho e uma expansão chega no final do ano.

Quase diria que conseguiram encontrar o equilíbrio perfeito de forma a evitar o exagero e a manter a série dinâmica e activa. Prova de tal é este mesmo Halo Wars que assim que anunciado conquistou a atenção da comunidade, incluindo mesmo os que não são adeptos dos RTS e isto porque Halo vai muito mais para além do comum e tradicional shooter, Halo tem uma rica e abundante história que pode ser explorada e cujos fãs estão sedentos de conhecer.

Se em Halo 3: ODST os fãs vão poder viver um dos momentos mais importantes da trilogia numerada, em Halo Wars vão assistir a eventos ocorridos vinte anos antes do original Halo: Combat Evolved. Halo Wars tem início no planeta Harvest, um planeta que está em guerra há já cinco anos. Depois de muito esforço finalmente os humanos conseguiram recuperar Harvest mas existe algo aqui que os Covenant insistem em obter, algo que poderá ditar a extinção da humanidade. Caberá à tripulação da Spirit of Fire descobrir o que tanto desejam os Covenant e agir de acordo, cabendo ao jogador liderar as forças da UNSC durante as batalhas que estão para chegar.

Com uma linha temporal tão vasta para explorar e tão repleta de acontecimentos dignos de interesse, não é de admirar que Halo Wars apresente um forte foco na história e faz questão de dar a conhecer ao jogador que as missões que está a cumprir tem um efeito imediato. Ligados por várias sequências cinematográficas de bela qualidade, vamos descobrir o que se está a passar em Harvest e vamos descobrir o que andam os Covenant a tramar. De salientar que para os fãs estas sequências são um verdadeiro mimo e toda a história é cativante e interessante. Mesmo tendo mudado de género é inegável e agradável verificar que Halo Wars consegue captar o espírito necessário e tem o mesmo sentimento que um jogo Halo. Contribuição inevitável de vários elementos do universo em que se baseia desde veículos, soldados e respectivas classes, locais, inimigos e até pela presença de algo nada comum no género, um herói, ou personagem principal se preferirem, que quando perde toda a energia a recupera aos poucos e nos fornece grande parte da perspectiva sobre os eventos.

1

Este é Forge, um herói de guerra. Graças a fantásticas sequências CG como esta, vamos conhecer mais um pedaço de toda esta interessante história.

Especialmente porque ao contrário do habitual no género, aqui não vamos travar confrontos só para enriquecer ou conquistar determinado território, em Halo Wars o género foi usado para servir este universo e deixa de lado a ênfase no tradicional defender e construir bases ou conquistar de territórios. Tentando conferir dinamismo de forma a servir a narrativa, a Ensemble dá-nos missões que em alguns casos quase nos fazem esquecer que estamos num jogo de estratégia em tempo real. Sem querer revelar muito para não correr o risco de estragar eventuais pontos de interesse na narrativa, em Halo Wars vamos ter que reconquistar bases atacadas pelos Covenant mas apenas com as tropas que vamos ajudando ao longo do nível, vamos ter que investir contra pontos protegidos pelos Covenant e até vamos ter que fugir de determinado ponto ou proteger civis. Missões inseridas na história e ligadas por sequências que tornam a vontade de ver e saber mais uma constante. Pena que somente o podemos fazer pela perspectiva da UNSC, pois seria muito interessante ter uma campanha do lado dos Covenant, mas caso queiram controlar o Arbitrer e as suas forças, apenas o podem fazer nos modos multiplayer online.

Um RTS com forte ênfase na acção e com uma componente cinematográfica de realce, tudo o que os fãs do franchise Halo poderiam pedir nesta transição de género, mas talvez não seja propriamente o que se poderá indicar para um fã do género em si.

Esta será potencialmente a única condicionante que se poderá colocar a Halo Wars. A percepção do público alvo ao qual se destina e como irá assumir-se dado o género no qual se apresenta mas com os elementos impostos a condicionar. Halo Wars é extremamente fácil de assimilar e do mais intuitivo que vão encontrar no género disponível para uma consola, mais do que perfeito para os fãs do universo que nunca se interessaram por este género pois de forma alguma ficam privados de conhecer mais do seu franchise favorito, um dos pontos mais fortes a favor. No entanto se forem adeptos do género e habituados a estas lides, Halo Wars poderá oferecer pouca profundidade a nível de opções e ficamos perante uma questão. Para quem se destina Halo Wars? Nós acreditamos que Halo Wars se destina a todos os fãs do franchise e também aos do género que procurem uma opção interessante na sua consola mais orientada para a acção.

Comentários (40) Latest comment 2 anos atrás

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

  • miiiguel #1 3 anos atrás

    Parabéns pela excelente review. Só acrescentava um maior sublinhado à - de facto - excelencia da qualidade das sequencias cinematográficas, que são de "cortar a respiração" (e só vi duas, e via internetzzz).

    Let's finish, yet another fight.
  • RhapsodyRules #2 3 anos atrás

    Halo Fantasy seria sem dúvida alguma coisa a ponderar no que toca a querer meter a série no Japão. xD
  • stika #3 3 anos atrás

    uma boa analise e estou de acordo com o score que recebeu
  • zPdSf #4 3 anos atrás

    rumrum4444 tem paciencia


    grande jogo.... pena n ter a 360
  • M0chit0 #5 3 anos atrás

    Menos que 8 rumrum? 8 é o minino que este jogo leva. É simplesmente o melhor RTS das consolas e se tivesse mais facções e uma maior (já é grande longevidade) campanha, então seria um jogo de 10.
    Editado por M0chit0 às 01/03/09 @ 16:25
  • M0chit0 #6 3 anos atrás

    Só terá fim, quando vir uma analise de um exclusivo PS3 bem fundamentada e bem analisada. Por isso espero pela do Uncharted 2.

    E não é conspiração, porque POR AMOR DE DEUS! O Resistance 2 levar um 10 é estar a dormir!
  • NFR #7 3 anos atrás

    Viste a analise do Haze?
  • M0chit0 #8 3 anos atrás

    Não é preciso ser muito esperto ou ter um curso jornalistico para dar má nota ao Haze. Assim como ao Too Human da Xbox 360. São jogos maus, ponto final. Agora o que está em causa é enganar uma pessoa com uma analise que mostra claramente os gostos pessoais da pessoa que analisa. E mais, com a analise do Gamespot, entre outras, fiquei a saber que Killzone 2 não é:

    "Killzone 2 é neste momento sem sombra de dúvidas o expoente máximo a nível de um projecto na área dos videojogos. Um jogo credível, seguro, coerente e acima de tudo brilhante na sua execução. Um jogo obrigatório para todos os amantes desta arte, principalmente aqueles que anseiam por experiências arrebatadoras, onde os diversos sentidos são colocados em cima da mesa."

    Mas é que não é mesmo.
  • psousa #9 3 anos atrás

    Então se confias assim tanto na Gamespot, aceitas de bom grado o 6.5 que deu ao Halo Wars?

    E a review da Gamespot ao KZ2 só se queixava da história (ou falta desta) e ao facto de inovar pouco. Aliás, um 9/10 não me parece nada mau... Seja como for isto não é uma notícia sobre o KZ2.


  • M0chit0 #10 3 anos atrás

    psousa, eu não confio na Gamespot, eu confio, em certas partes, nos seus analistas, o que é bem diferente. Por norma, gosto do Gamespot porque se vê que são pessoas que falam daquilo que percebem.

    Agora, discordo da nota ao Halo Wars. Um 6.5 é a banhada do ano naquele site. Também te digo, já o joguei e não é jogo de 10, e dizer um 9 já é muito, mas ninguém pode negar que é o melhor RTS de consolas actualmente disponivel nesta geração.
  • perasboy #11 3 anos atrás

    Não gosto muito da gamespot, já lá vi jogos a receber notas injustas.

    Não gosto de Halo, mas por acaso até estou curioso quanto a este.
    Editado por perasboy às 27/02/09 @ 23:57
  • psousa #12 3 anos atrás

    A injustiça está no "eye of the beholder" (não sei se há expressão em português para isto). O tipo que fez a análise do Halo Wars no GS achou que 6.5/10 era a nota justa, tal como o tipo que fez a análise do R2 no EG.PT achou que 10/10 era a nota justa. Simples.

    Ou seja, quem faz uma análise não é um site, mas sim pessoas. E as pessoas têm gostos diferentes (felizmente). Podemos não concordar com uma nota, mas revela alguma maturidade saber aceitá-la. Até concordo que se discuta o fundamento da nota, mas de uma forma objectiva, e não com duas pedras na mão e teorias da conspiração a toda a hora "só porque sim"...

    PS: Peço desculpa pelo off-topic :P
  • poroc300 #13 3 anos atrás

    "Agora, discordo da nota ao Halo Wars. Um 6.5 é a banhada do ano naquele site. "

    E também outra grande banhada foi o Ratchet: Tools of Destruction ter levado 7.5, algo que é patético!
  • M0chit0 #14 3 anos atrás

  • M0chit0 #15 3 anos atrás

    Zephryrus, as estatisticas e analistas, pessoas que teoricamente percebem mais que nós, dizem que Killzone não é O MELHOR FPS desta geração, mas sim um DOS MELHORES. É bem diferente. Melhor melhor, talvez o Bioshock ou Halo 3.
  • poroc300 #16 3 anos atrás

    "Melhor melhor, talvez o Bioshock ou Halo 3. "

    Não te esqueceste ai de nada, só assim por acaso? Tipo Call of Duty 4?
  • heartbeatPT #17 3 anos atrás

    Moch1to, penso que são jogos diferentes. A única semelhança entre Halo 3 e Bioshock é o facto de ambos serem FPS. De resto, não me passaria pela cabeça colocá-los no mesmo saco. O Halo 3 compararia-o sim com CoD4 (como te podeste esquecer desse? :P) e porque não os jogos que vocês tanto inssistem em falar - Resitance 2 e Killzone 2. São, decerto, jogos com um objectivo bastante diferente de Bioshock.

    Mas por favor voltem ao assunto. Deixem de parte as críticas do costume pois de outra forma nunca sairemos deste ciclo vicioso. E penso que nesse aspecto o psousa falou com muita razão.
  • M0chit0 #18 3 anos atrás

    Bom, como Staff, pensei que fossem mais esperto... Quando falo em melhor FPS, ou melhor jogo de carros, ou melhor jogo de porrada, seja que genero for, existe sempre AQUELE jogo que nos oferce a melhor experiencia videojogavel, seja o estilo que for, mesmo diferente um do outro. Neste caso, existem três, e sim, apenas 3 FPS no mercado que conseguem oferecer ao jogador, uma experiencia de jogo espectacular. Bioshock, Halo 3 e Killzone 2. Call Of Duty 4 vive muito do Multiplayer. O SP é bom, mas curto e cansa, no enanto já passei o Bioshock 2 vezes até ao fim, tenho vontade de passar uma terceira. Halo 3 já passei umas 5 vezes até ao fim e não cansa. Killzone 2 é neste momento, ao que parece o melhor FPS da PS3. Mas falta-lhe atributos pelo que tenho lido.

    Como é que se pode dizer que este Halo Wars é o melhor RTS nas consolas? Como é que se pode comparar a um Red Alert 3? Bom, fácil. Vemos qual é o que oferece ao jogador uma expericencia mais gratificante. Aquele que consegue prender mais facilmente o jogador á sua historia e a sua jogabilidade.

    É facil analisar isto.
  • heartbeatPT #19 3 anos atrás

    Em 1º lugar não percebo qual a necessidade de tanta agressividade. Que eu saiba não o ofendi. Depois, isso que acbou de dizer não é nada mais do que uma opinião e como tal tem tanto valor como a minha ou a de qualquer outro.

    "existe sempre AQUELE jogo que nos oferce a melhor experiencia videojogavel" - Está a querer dizer que um jogo por ser Multiplayer não é capaz de oferecer uma experiência como qualquer outro? Fale por si. Que tem isso a ver com burrice? Penso que ninguém é dono de verdades incodicionais e dogmas neste mundo não existem, portanto não vejo sentido nessa crítica. Sou burro por não gostar do mesmo jogo que X ou Y?

    Para mim Bioshock é uma experiência SinglePlayer extraordinária, e independentemente do Halo 3 ou Reistance 2 também o serem, penso que, em conjunto com CoD 4, são jogos que têm um objectivo alvo diferente. Ou será mentira que vivem muito da componente multiplayer? Independetemente disso, como experiência a Solo, penso que Bioshock joga noutra liga. Sou burro por isso?

    De resto até concordo com algumas coisas do que disse no seu último post, portanto nem precebo bem essa entrada a pés juntos logo a começar o discurso. Aliás, nem percebo bem onde é que uma coisa implica a outra.
    Editado por heartbeatPT às 28/02/09 @ 03:01
  • darkangelizer #20 3 anos atrás

    comprei o jogo por ser halo, mesmo nao sendo adepto de estrategia. Para mim estrategia é civilization. Mas nao vai que o jogo nao é nada mau? é tudo tao simples de controlar, as ordens dao-se num segundo....Acabou por me surpreender pela positiva.As cg sao fantastitcas e espero anciosamente o desenho animado que sairá no live dia 2. Espero que nao seja A pagar...
  • stika #21 3 anos atrás

    Zephirus e Mochito: huh pessoal, o melhor jogo nao passa de uma opiniao pessoal. Alguns sites vao dizer COD, outros Halo, outros Killzone 2 isto tudo sao opinioes.

  • miiiguel #22 3 anos atrás

    "O Resistance 2 levar um 10 é estar a dormir!"

    Weird shit happens :D
  • miiiguel #23 3 anos atrás

    De qualquer forma, e ainda em retrospectiva a análise do R2, por algo que "panfletária" que foi, e o o 10 que deram (acho que foi unico no universo), ainda é imensamente mais realista que a do Fable 2, onde o texto refletia provavelemente o pior jogo do mundo - bitter review - e depois cai um 8 sabe-se lá de onde.

    Como disse, weird shit happens..., se for todos os dias é que é mais estranho.
  • miiiguel #24 3 anos atrás

    lol..., acontece a todos.

    Acontece-me a mim quando o SCP leva 5 batatas...
  • miiiguel #25 3 anos atrás

    Para ser sincero, para levar 5 (fora as que "cairam no chão") perfiro nem sequer ir à Champions... :/

    on-topic: já tenho o meu Halo Wars LE, mas queria fazer os 1K @ PoP primeiro. Mas estou com um mau persentimento, pois ou sou demasiado bom ou o jogo está glitched, numa àrea apanhei 46 de 45 Light Seeds... ???!!
  • poroc300 #26 3 anos atrás

    Resistance 2 é um excelente exclusivo, agora levar 10 parece-me demais...mas pronto são opiniões! Quanto a este RTS, dizem que os controlos foram bem adaptados para a consola. Provavelmente dos melhores RTS para consolas juntamente com Civilization.

    "Acontece-me a mim quando o SCP leva 5 batatas..."

    Concerteza que não estarias à espera que o Bayern fosse o Benfica certo? :P

    "a unica coisa que te posso dizer é para a proxima escolhe melhor as tuas facçoes... aka: slb "

    Dá cá mais cinco lol. Engraçado foi ver ontem o José Mota a dizer que foi a sua equipa que dominou mais o Benfica no estádio da Luz. Estava a exaltar a exibição dos seus jogadores, mas depois esqueceu-se que estavam a jogar contra 10 e que nem tiveram oportunidades de golo lol.

    "Banana o benfica so nao levou 5 porque já la nao esta :D:D"

    Loch Nah o teu Boavista está em que lugar da segunda divisão? XD Chega a ser ridiculo lol...qualquer dia o clube da tua terra ainda vai estar a jogar contra o Boavista XD
  • miiiguel #27 3 anos atrás

    wow, Poroc..., mas ver o "glorioso" a empatar tempo (descaradamente) frente ao Leixões, que devem ter uma sandes de torresmos como prémio de jogo, também foi engraçado! :D
  • heartbeatPT #28 3 anos atrás

    Pessoal >> Temos um tópico sobre futebol!

    Deixem-se lá de "off-topic" sff.
  • miiiguel #29 3 anos atrás

    "Pessoal >> Temos um tópico sobre futebol!

    Deixem-se lá de "off-topic" sff. "

    huh? Não posso... acho. Disseram-me para nunca ir aos foruns do Eg.pt pois é obrigatório ter uma PS3 e dizer mal da 360 3x por dia, pelo menos.
  • diefor Verificado Director, Eurogamer Portugal #30 3 anos atrás

    hehehe neste caso do Sporting. ^^

    Vá lá não batem mais no desgraçado.
  • cvigti #31 3 anos atrás

    É giro é um jogo q recebe 6.5 na gamespot tem direito a uma "marathon" no próprio site...

    [link url=http://www.gamespot.com/showcases/halo-wars?tag=topslot;img;1
    ]http://www.gamespot.com/showcases/halo-w...[/link]

    :)
  • poroc300 #32 3 anos atrás

    A Gamespot às vezes passa-se da cabeça. O que eu continuo a achar extremamente injusto foi o 7.5 ao Ratchet e essa ninguém me a tira! lol
    Editado por poroc300 às 01/03/09 @ 16:28
  • dogmar #33 3 anos atrás

    quanto ao HALO WARS nao ta mau
    mas nao e jogo para 8
    voces pensam k por ter halo no nome e o deus dos rts
    e o comand&conquer nao existe ?
    Editado por dogmar às 01/03/09 @ 16:24
  • Evilnanu #34 3 anos atrás

    Halo wars leva 7 no máximo para mim.
    É 1 jogo razoavel.
    Não é o melhor rts, comand and conquer é melhor, tal como o senhor dos aneis.
    Editado por Evilnanu às 01/03/09 @ 16:22
  • Nediar #35 3 anos atrás

    Como já vos foi dito anteriormente, foquem-se no tema em questão, e tentem minimizar o off-topic. Espero que esta 2ª página de comentários se torne mais produtiva, e que o nome "HALO Wars" seja referenciado mais vezes. Quem já o tem pode muito bem deixar a sua opinião, e se concorda ou não com os aspectos referidos na análise.

    Cumps
  • miiiguel #36 3 anos atrás

    2ª pagina? Para mim ainda é a 1ª...

    Como já timha dito a análise está muito boa, vou mais longe e diria que é a melhor que li neste site. Havia muito mais assunto, penso eu, podia se ter aproveitado para falar um pouco da historia deste icone dos video-jogos contemporaneos que se chama Halo, e referir que a serie começou por ser um RTS que estava a ser desenvolvido para o Mac OS. Mas pode ser que façam um artigo a quando da saida do ODST.
  • Nediar #37 3 anos atrás

    Tenho 50 comentários por página, daí já estar na 2ª. Desconhecia que isso podia ser alterado, mas obrigado pela informação. Seja como for, o conselho acaba por ser o mesmo, penso que interessa a todos que a partir daqui a discussão se foque no HALO Wars, ou algo que esteja minimamente relacionado com isso.

    Cumps
  • Lopes1988 #38 3 anos atrás

    parece-me um bom jogo ao nivel ou superior dos jogos deste genero. tenho que ver se me emprestam a consola para jogar este.

    Sabem se existe planos para lançar este jogo para pc??
  • cvigti #39 3 anos atrás

    duvido, pois este jogo foi feito de raiz para a xbox 360...pode ser q façam o que fizeram ao red alert mas ao contrário, ou seja, converterem para pc e mudarem os comandos. O problema é q como foi feito para consola é mais virado para a acção e n é tão "extenso" como os jogos pc do mesmo tipo. Mas a emsemble fez um para pc na mesma altura q este halo wars, foi o empire total war: [link url=http://www.gamespot.com/pc/strategy/empiretotalwar/index.html?tag=result;title;1
    ]http://www.gamespot.com/pc/strategy/empi...[/link]

    ;)

    edit: n foi a ensemble, mas saiu na mesma altura q o halo wars e é rts tb:)
    Editado por cvigti às 03/03/09 @ 14:36
  • Raikard #40 2 anos atrás

    Um jogo que vende pelo nome que tem, há melhores...