Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dificuldade de programação na PS3 foi propositada

Kaz Hirai afirma em entrevista.

Depois de hoje de manhã Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, ter comentado na Revista Oficial Playstation sobre a longevidade da sua grande concorrente Xbox 360, a nossa congénere inglesa, conseguiu indicar mais alguns detalhes sobre essa entrevista, onde o presidente da companhia declarou também que a dificuldade de programar na PS3 foi intencional, de forma a assegurar que a consola vá de encontro ao tão prometido ciclo de vida de 10 anos.

"É difícil de programar, e muitas pessoas vêem pontos negativos nisso, mas por outro lado quer dizer que o hardware tem muito mais a oferecer," explicou Hirai, apontando, como exemplo dessa estratégia, os gráficos conseguidos em God of War, que foi lançado na PS2 quase 5 anos depois da consola ter sido lançada.

Hirai acrescentou que,"Nós não fornecemos ao produtores a consola fácil de programar que eles querem, porque uma consola fácil de programar quer dizer que qualquer pessoa vai ser capaz de tirar partido de grande parte daquilo que o hardware é capaz de fazer, então aí a questão será o que é que vais fazer nos restantes 9 anos e meio?"

A Sony também tomou uma estratégia semelhante com a PSP. Apesar da portátil ter um CPU capaz de debitar 333MHz, os produtores inicialmente viram-se limitados a usar apenas 222MHz. Depois da consola ter estado 2 anos no mercado, a Sony permitiu que os produtores acedessem à velocidade máxima do processador.

Read this next