Jump to navigation

Tabela de conteúdos

Página Anterior 1 2 Próxima

Publicidade

Afro Samurai Análise

PlayStation 3 Xbox 360 Análise por Bruno Galvão

8 Abril, 2009

Página 1 de 2. Página 2 ->

No mundo da animação e banda desenhada Japonesa já vimos praticamente de tudo, ou quase tudo. É um dos muitos fascínios para os que se deixam envolver por este mundo pois as temáticas abrangidas e trabalhadas oferecem uma enorme variedade que se depara perante nós. Entre as séries mais carismáticas e mais irreverentes a vir do Japão, nos últimos tempos, está Afro Samurai que através de uma combinação de elementos que se tinham como impensáveis de juntar, criaram um universo completamente distinto e capaz de apelar a diferentes públicos.

Afro Samurai conta-nos uma história de vingança, uma como tantas outras várias vezes apresentadas, na qual o protagonista desta história nada quer com o bem do mundo e nada quer fazer pela paz. Apenas quer sangue pelas lágrimas derramadas quando ainda era pequeno e viu o seu pai morrer. Afro diz que não é nada de pessoal, todo o banho de sangue e toda a violência que deixa para trás apenas tem como origem um sentimento muito simples, vingança. O jogo assume automaticamente que somos fãs do manga ou anime por isso se não tiveram um mínimo de contacto com as fontes, então vão ficar completamente desnorteados pois o jogo nada faz para nos situar e tal pode representar um grave problema para quem se aventura apenas pelo gosto pelo género.

'Afro Samurai' Screenshot 1

Este é Afro, um homem de poucas palavras apesar de ter uma voz muito famosa.

Um história sem nada de estranho mas como o nome muito bem indica, com um protagonista estranho pois um Afro Samurai não é algo que seja propriamente comum. É aqui que temos a primeira indicação dos elementos tão distintos que normalmente entrariam em choque mas que são usados lado a lado, no próprio nome. Temos um samurai Afro na terra dos samurais mas este não é um Japão feudal como estamos habituados a ver. Neste universo temos uma sociedade que vive pela lei da espada mas com uma tecnologia avançada para a altura, mas só em alguns elementos, e apesar de termos telemóveis por exemplo, as armas usadas são iguais ás da altura tal como na vida real, e ainda não há luz eléctrica, apesar de já se usarem máquinas potentes para a criação de ciborgues.

Dito isto, estamos prontos para embarcar na jornada de Afro Samurai, um hack 'n' slash que encaixa na perfeição na forma de adaptar o anime a videojogo mas que nada faz para afastar os problemas que facilmente se abatem sobre o género. Apesar de nos oferecer vários golpes e combinações, Afro Samurai rapidamente revela um esquema extremamente repetitivo no qual o pressionar constante dos mesmos botões de forma alguma é evitado ou até mesmo apelativo. Em certos momentos temos um pequeno descanso mas dado o esquema e design de níveis também ele altamente repetitivo, rapidamente regressamos ao pressionar dos mesmos botões incessantemente. Este é um dos maiores problemas de Afro Samurai, rapidamente se torna repetitivo e sem brilho até porque somos forçados a repetir e a passar mais do que uma vez por determinado local, o que em nada ajuda a atenuar a sensação de longevidade artificialmente prolongada pois parece que estamos sempre a fazer o mesmo.

'Afro Samurai' Screenshot 2

Muita violência e muito sangue, os cartões de visita de Afro Samurai.

O esquema de combate é pouco profundo e variando entre golpes fortes e fracos facilmente eliminamos as sucessivas vagas de inimigos de forma obrigatória para que paredes invisíveis desapareçam e nos permitam progredir. A inteligência dos inimigos é praticamente inexistente e apenas nos limitamos a derrotar inimigos sem qualquer brio. Os momentos em que usamos o ataque focus são os momentos que continuam a manter algum interesse passado algum tempo de repetidos movimentos, inimigos e situações. Todos os hack 'n' slash têm uma característica que os personaliza e difere dos demais, em Afro Samurai é o ataque focus no qual após acumular quantidade necessária (revelada através de um pequeno cristal que Afro tem na sua espada pois neste jogo não temos quaisquer barras) faz com que a imagem fique a preto e branco, o tempo decorre mais devagar e dá-nos a possibilidade de matar os inimigos com um só golpe.

Momentos de extrema violência podem acontecer com grande frequência e dão-nos alguns dos melhores momentos com os inimigos a serem desmembrados de forma gloriosa graças a este sistema dinâmico. Seja em que parte do corpo for, alguns tentam desviar-se, vão autenticamente cortar o vosso inimigo e dar lugar a um verdadeiro festival de violência mas que também é bastante útil em termos de jogabilidade, pois pode livrar-nos de vários inimigos ao mesmo tempo.

Página 2 ->

Publicidade

Estás entusiasmado com Afro Samurai na PlayStation 3/Xbox 360?
Vê os jogos mais aguardados pelos leitores da Eurogamer

Obrigado!

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

Comentários: 1-19 de 19

Utilizador
Comentário Comentários com baixa pontuação foram escondidos. Faz login para os veres!
dudas
08/04/09 @ 14:58
#1
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Queria tanto que isto fosse bom. Adorei a mini-serie e o filme e queria que o jogo fosse bom, embora soubesse que seria muito improvável... Joguei a demo e apercebi-me que seria preciso um milagre na produção para me fazer comprar o jogo. Pelos vistos esse milagre não aconteceu...
Sopas
08/04/09 @ 15:01
#2
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Esperava muito mais do jogo. Afinal é uma desilusão.
DiogoC.
08/04/09 @ 15:47
#3
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Um jogo medíocre, digamos =/
bravojohny [staff]
08/04/09 @ 16:23
#4
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Anung, antes de um número que parece ter por aí tanta relevância há um texto/crítica que põe em relevo os pontos positivos e negativos do jogo. Recomendo a leitura antes de uma reflexão meramente numérica.
cvigti
08/04/09 @ 16:35
#5
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
eu precisei de ver as análises de killzone2, mgs4 e lbp para saber a pouca importância q devo dar às notas (depois de jogar as demos e jogar na casa de amigos esses jogos) (e MUNDO estou a olhar para ti) ;D

ps: opinions opinions...:)
M4RV
08/04/09 @ 17:20
#6
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@Anung:

Era bom que te informasses melhor antes de falares, até porque na "Gametrailers.com", este jogo levou um 7.0, se bem me lembro.

- - - -

Seja como fôr, vai ao encontro daquilo que a "demo" permitiu vislumbrar... Experimentei 2x, em cada uma das plataformas e foi para o "lixo". "Motion sickness" "FTW"... Ou não. :\
V3rt1go [staff]
08/04/09 @ 19:31
#7
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Não é por nada mas, acusar os outros de "babuzeiras" e de saber menos do que nós quando:

Afro Samurai Análise Gametrailers = 7.0
XastenBR
08/04/09 @ 20:24
#8
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
@ Anung

Desculpa cara mas qual o problema com a nota R2??? Você já jogou a campanha, o modo multiplayer e o modo co-op???

É um jogo fantastico e pelo conjunto total da obra é um dos melhores jogos do PS3 mesmo e merece e muito um 10. Ou você já viu um jogo com mais de 60 jogadores online sem lag? ora nunca vi, talvez eu esteja fumando demais pra achar o R2 muito bom. :D
V3rt1go [staff]
08/04/09 @ 20:37
#9
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Anung, então por essa tua perspectiva tens isto 7.3 como média dos membros do metacritic.

Por acaso é bom esse usar de argumentos consoante o vento, se nos são ou não favoráveis.
kapinze
08/04/09 @ 20:57
#10
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Já vi sites aonde deram uma maior nota ao jogo!
Mas mesmo assim, não me causou lá muito Hype!
XastenBR
08/04/09 @ 22:07
#11
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
:D_banana_:D

São vários fatores que indicam uma nota maxima, esse fator que eu citei apenas reforça o ponto da jogatina online. Teria muito ou mais pontos a citar que justifica a nota dada, mas como esse não é o tópico em questão paro aqui.

Agora caso ainda não jogou R2 recomendo de coração que jogue, pois poderá ampliar seus horizontes e seu ponto de vista.
POPOYOzdebest
08/04/09 @ 22:39
#12
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Só na brincadeira, o banana costuma defender a sua X, né banana? (a brincar).
Sim, o R2 é bom, porém tem a campanha um pouco abaixo do que seria pedido (apesar de ser boa, atenção).
Quanto a "Afro Samurai", tenho de admitir que esperava mais de uma produtora como a Namco Bandai. Mas penso que o jogo n esteja mau de todo. Se gostarem, comprem.
N é por causa de análises de terceiros que n vamos comprar os jogos que gostamos, certo?

Vá banana. Os teus comentários são bons ;P. Só disse aquilo porque geralmente cais para o lado da Xbox :P

Boa jogatana para todos
POPOYOzdebest
08/04/09 @ 22:57
#13
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Exacto, concordo plenamente, banana.
Mas uma coisa que acho mal é comparar o R2 ao Gears 2 (n é o teu caso).
É que R2 é um FPS e Gears 2 é um TPS, e claramente são diferentes na sua jogabilidade e etc.
Para mim PS3 e Xbox 360 são iguais. Abraços

XastenBR
08/04/09 @ 23:24
#14
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
:D_banana_:D

Se você acha que Gears merece nota 10, então não precisa rebaixar o R2, porque ele não merece 10, e sim reclamar do 9 do Gears que não foi 10.

E concordo contigo mesmo, Gears 2 merece 10 e ae, não é porque tenho PS3 que irei desmerecer o outro console, longe disso e nem quero acusar você disso, é apenas a forma como vejo.
Lö¢h-Ñ@h
09/04/09 @ 00:35
#15
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"eu precisei de ver as análises de killzone2, mgs4 e lbp para saber a pouca importância q devo dar às notas (depois de jogar as demos e jogar na casa de amigos esses jogos) (e MUNDO estou a olhar para ti) ;D "

Dos outros na sei, mas do Mgs4 ainda lhe dava mais do k teve... que monstro de jogo :o

Se nao m engano a ign tb deu mais ao resistance 2 k aos gow2...

EDIT: enganei m msm lol levaram os dois 95... e na eurogamer.net tb levaram os dois 90 xD
Edited 1 times, most recently on 09/04/09 @ 01:38
dudas
09/04/09 @ 10:16
#16
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Vocês continuam a dar demasiado valor ao nº da nota final. Aposto que há aqui pessoal que reclamou a nota sem sequer ter lido a análise... Já paravam de criticar os nºs e passavam a criticar os textos. Li e gostei da análise e confirmou a ideia com que fiquei quando joguei a demo, não presta. Se eu lhe desse uma nota talvez desse 6/10 mas, o que isso importa? 5, 6, 7... o importante é ficar a conhecer melhor os jogos. Num país com tantos problemas na matemática, é de admirar como muitos dão tanta importância a um simples nº...

Vá suspeitos do costume, na próxima análise quero ver-vos a criticar a análise (texto), ok?
GarouBs
11/04/09 @ 19:07
#17
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Afro samurai...o k vao inventar a seguir?shaolin pauliteiro de miranda?
diefor [staff]
11/04/09 @ 22:13
#18
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
lol que me ri com o teu comentário. :D
Raikard
26/01/10 @ 16:01
#19
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Os jogos deviam ser como os carros, todos andam, mas um fiat não custa o mesmo que um ferrari...

Comentários: 1-19 de 19

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

X Ver Galeria