Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

O que precisas de saber sobre Homem-Aranha: Regresso a Casa

Filme já está nos cinemas.

O Homem-Aranha vai regressar aos cinemas já no início de próximo mês. É um dos super-heróis mais conhecidos do universo da Marvel e não precisa de introdução, mas ao longo dos últimos anos tem passado por uma jornada complicada devido a reinício na narrativa e aos direitos da propriedade intelectual no cinema que foram adquiridos pela Sony Pictures em 2009. Se estás confuso com a cronologia dos filmes e em perceber o contexto de Homem-Aranha: Regresso a Casa este artigo vai informar-te de tudo o que precisas de saber antes da estreia dos cinemas, que em Portugal está marcada para 6 de Julho.

Tom Holland foi o escolhido para papel de Peter Parker

Tom holland é o terceiro actor na historial cinemático de Homem-Aranha a desempenhar este papel. Tobey Maguire foi o primeiro actor a entrar na pele do aranhiço quando o primeiro filme estreou em 2002. O primeiro filme acabou por gerar mais dois filmes, e até existiam planos para um quarto filme, mas o realizador Sam Raimi acabou por se retirar do projecto devido a problemas com o guião. Isto levou a Sony pictures a cancelar a saga e a apostar num reinício da história.

Com O Espectacular Homem-Aranha, que estreou em 2012, foi Andrew Garfield que desempenhou o papel principal. O filme foi relativamente bem-recebido, mas a repetição da história de origem, embora fosse ligeiramente diferente do primeiro filme com Tobey Maguire, não caiu bem entre os fãs. Ainda assim, a Sony Pictures apostou numa continuação e em 2014 surgiu O Espectacular Homem-Aranha 2, que falhou em cumprir as expectativas do estúdio.

Tom Holland com o fato de Homem-Aranha

Com Homem-Aranha: Regresso a Casa, é Tom holland quem vai baloiçar de teia em teia. O actor já teve a oportunidade de entrar no papel em Capitão América: Guerra Civil e as reacções foram extremamente positivas, gerando entusiasmo para o seu primeiro filme a solo no papel deste super-herói.

É o primeiro filme do Homem-Aranha inserido no universo cinemático da Marvel

Depois de cancelar a segunda saga de Homem-Aranha, a Sony Pictures percebeu que a melhor solução para o futuro da personagem era inseri-la no universo cinemático da Marvel, que estava (e ainda está) a ter imenso sucesso à escala mundial. Tom Holland foi introduzido ao papel de Homem-Aranha numa cena memorável de Capitão América: Guerra Civil. Apesar da cena durar apenas alguns minutos, foi suficiente para o actor convencer a audiência que era ideal para desempenhar o papel de aranhiço.

Ver no Youtube

Homem-Aranha: Regresso a Casa decorre depois dos eventos de Capitão América: Guerra Civil e mostra o jovem Peter Parker a habituar-se ao seu novo papel como super-herói. É basicamente um filme que vai contar a história de origem da personagem, mas desta vez, coexiste com todos os outros filmes da Marvel, o que por si só torna este novo filme completamente diferente e mais entusiasmantes do que os anteriores.

Pela primeira vez temos Vulture como vilão

É inédito para um filme do Homem-Aranha. O Vulture (ou Abutre em português) é um dos vilões mais conhecidos do Homem-Aranha, mas até agora nunca tinham aparecido nas adaptações ao cinema. O papel de Vulture foi entregue a Michael Keaton, um actor bem conhecido no mundo dos filmes de super-heróis, desempenhando o papel de Batman no filme de 1989 e na sequela de 1992. O ponto forte de Vulture é o seu fato com asas que lhe permite voar.

Concept Art do filme mostra luta entre o Homem-Aranha e o Abutre

O fato de Vulture tem mais vantagens do que as suas asas. Nas bandas desenhadas Vulture é um homem de idade avançada, mas graças à força extra do fato e a protecção, consegue competir com as capacidades acrobáticas do Homem-Aranha. Curiosamente, Vulture é o segundo-vilão que apareceu nas bandas-desenhadas do Homem-Aranha (o primeiro foi o Camaleão). A versão de Vulture que aparece no filme não é completamente fiel às bandas desenhadas, principalmente no que toca à idade da personagem (Michael Keaton já tem 65 anos, mas não parece).

A história é baseada na banda-desenhada de Miles Morales

Talvez isto seja um choque para alguns, mas nas bandas desenhadas Peter Parker, o primeiro Homem-Aranha, morreu. No entanto, numa narrativa repleta de universos alternativos e possibilidades, o fato de Homem-Aranha não ficou no armário. Meses antes da morte de Peter Parker, Miles Morales, outro jovem de Nova Iorque, foi mordido por uma aranha geneticamente modificada que também lhe deu poderes praticamente iguais aos de Peter Parker (se estás interessado, podes ler mais sobre Miles Morales aqui).

Em Homem-Aranha: Regresso a Casa, Peter Parker continua vivo e é ele quem veste o fato do aranhiço, contudo, há várias semelhanças com a história de Miles Morales. Há que ter em conta que isto é uma adaptação, portanto, dificilmente seria completamente fiel às bandas desenhadas. O filme parece bastante promissor e a até agora os filmes do universo da Marvel têm satisfeito tanto os fãs como os críticos. De qualquer forma, Homem-Aranha: Regresso a Casa estreia a 6 de Julho nos cinemas, portanto, a espera não será longa.

Se quiserem saber o que achamos do filme, poderão já ler a nossa análise a Homem-Aranha: Regresso a Casa.