Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Estudo revela que é comum ter alucinações sonoras quando se joga muitas horas

A isto chama-se Fenómeno de Transferência de Jogo.

Por vezes é possível ficar-se com a música de um jogo na nossa cabeça, depois de acabarmos de jogar durante longas horas e desligar a consola. Segundo um novo estudo, a isto chama-se "Fenómeno de Transferência de Jogo" e é algo relativamente comum.

O estudo foi conduzido por membros da Unidade Internacional de Investigação de Jogos da Universidade de Nottingham no Reino Unido, e esclarece que o fenómeno é de natureza psicológica. Os afectados podem também apresentar afectações visuais, além de auditivas, como ver os blocos do Tetris depois de uma partida.

"Houve muitos exemplos de utilizadores que ouviram a música dos jogos, tal como quando continuas a ouvir uma canção que fica na tua cabeça depois de ouvi-la," disse Angélica Ortiz de Gortari, uma das investigadoras responsáveis pelo estudo, em entrevista com o The Guardian. "Alguns ouviam vozes, outros sons do jogo. Muitas vezes acontece quando tentam dormir, os jogadores olham para o computador ou consola porque pensam que deixaram os dispositivos ligados."

A investigação esclarece que existem outros exemplos mais específicos, como quando um ouviu na sua mente a música de Portal depois de passar perto de um edifício que lhe lembrou o jogo. Também houve um participante do estudo que afirmou que quando escurecia ouvia o alarme de Silent Hill que indicava que devia esconder-se.

Gortari contou que a investigação deste fenómeno é relativamente nova e os resultados não são conclusivos, por isso os investigadores ainda não sabem porque é que isso acontece.

Read this next