Pikmin 3 - All New Mission Stages - Análise

Continua a exploração no planeta PNF-404.

Pikmin 3, o jogo-jardim de Miyamoto que combina elementos de estratégia e acção, é uma das grandes novidades para a Nintendo Wii U em 2013 e um título incluído numa qualquer lista de essenciais da plataforma. Em quase todas as vertentes do jogo encontramos grandes avanços por comparação com os dois primeiros títulos, lançados para a GameCube. Pikmin 3 é o primeiro jogo da série a proporcionar tabelas de liderança em rede e conteúdo digital suplementar, que pode ser adquirido através da eShop, a loja virtual da Nintendo Wii U. Através deste conteúdo os jogadores podem competir em várias missões e em batalhas com os inimigos mais fortes, lutando pela pontuação máxima, visando o melhor resultado possível dentro de um tempo limite. É todo um extra-campanha, que ainda abarca lutas contra os rivais de fim de nível.

O complemento das missões, através dos 3 modos de jogo adicionais (coleccionar tesouros, combater inimigos e enfrentar os bosses), adquire uma nova projecção a partir das tabelas de liderança mundiais. As regras do jogo são as mesmas: continuar a comandar os pequenos Pikmin para que estes transportem deliciosas peças de fruta até ao "onion". Os mesmos perigos, seja por força das condições naturais do planeta, seja por causa da ameaça constante de outras criaturas, obstaculizam os objectivos da missão. Mas também importa derrubar paredes e organizar a equipa de modo a alcançar zonas superiores.

1

Excursão à árvore de Natal.

O novo conteúdo descarregável para Pikmin 3 já pode ser adquirido através da eShop, sendo que o mesmo acrescenta quatro novas localizações, correspondentes às missões 12 a 15. Além disso, ao actualizarem o jogo na sua mais recente versão, adquirem ainda mais dois mapas adicionais, o que resulta num total de quatro novas missões. Ao todo ficam com 12 missões, pois os quatro mapas fornecidos pelo DLC multiplicam-se por dois tipos de missões (caça ao tesouro e batalha contra os inimigos)

Mais sobre Pikmin 3

Os proprietários de Pikmin 3 já devem saber que o objectivo na caça ao tesouro passa por recuperar as frutas que puderem, tesouros e inimigos, dentro de um tempo limite. Existem imensos Pikmin espalhados pelo mapa que devem ser convocados e quantos mais controlarem, mais estratégias podem organizar. A obtenção de néctar e outros frutos que melhoram o desempenho dos pequenos Pikmin é essencial a fim de conseguir uma boa pontuação, é que os inimigos patrulham sempre os tesouros mais apetecíveis e alguns estão bem escondidos.

No modo batalha, existe igualmente um tempo limite para cumprir a missão, mas agora o objectivo passa por derrotar os inimigos espalhados pelo mapa, sendo conveniente procurar os mais fortes e mais valiosos, pois são os que oferecem mais pontuação. Quanto aos mapas, começando pelo conteúdo descarregável, o 12º chama-se Rustyard e é talvez um dos mais tradicionais em termos de alinhamento com a maioria dos cenários em Pikmin 3.

2

Clockwork Chasm.

"Beastly Caverns" é o 13º nível e tem a particularidade de oferecer uma zona central exterior, com entradas para um conjunto de grutas que rodeiam toda essa área, com muita água a formar pequenos lagos. O 14º mapa é a "Forgotten Cave", que parece ter algumas influências de Super Mario Galaxy, com vários socalcos entre a base e o topo, o que obriga a equipa a escalar. Por fim e dentro deste conteúdo temos o "Clockwork Chasm", com forte inspiração industrial devido aos mecanismos em movimento. Lançam um novo desafio e tornam mais perigosa a demanda para os Pikmin, sendo essencial manter um controlo mais rigoroso, sob pena de acontecerem imensas baixas.

Mas em conjunto com a actualização do jogo na versão mais recente, a Nintendo está a disponibilizar dois novos mapas, os níveis 6 e 11. O sexto é uma versão "remix" da Tropical Forest, enquanto que o nível 11 oferece um tema alusivo ao período natalício. A Fortress of Festivity é um mapa onde estão espalhadas inúmeras prendas embrulhadas em papel e onde há uma árvore de Natal, toda iluminada, pela qual os Pikmin podem subir. Fantástico.

Cinco euros, é quanto custa este conteúdo adicional. Considerando que representa mais quatro novos cenários, multiplicados por dois modos de jogo, justifica o investimento no caso de terem terminado a campanha e percorrido todas as missões disponíveis, prolongando assim a exploração neste peculiar e muito vivo planeta PNF-404.

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Comentários (6)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!