WWE '13 - Análise

Por vezes é bom regressar ao passado.

CM Punk é a capa do novo jogo, mas se comprarem a edição especial recebem uma caveira fumegante ao estilo de Stone Cold Steve Austin.

Versão testada: PlayStation 3

Uma das grandes vantagens dos jogos WWE em relação às outras séries desportivas anuais consiste na estória ou no contexto que existe sempre num combate. No wrestling, como forma de entretenimento, um combate é mais do que dois lutadores ou lutadoras a medirem forças, há uma série de eventos que levou a esse combate e cada lutador tem os seus motivos para querer vencer. Pode ser a ambição de ter um título em redor da cintura, ou simplesmente querer ganhar credibilidade, ou então uma zanga que surgiu de uma troca de palavras acesas. O que estou a tentar dizer é, WWE tem mais potencial para inovar graças a esta dimensão.

Os jogos anteriores da WWE sempre tiraram partido desta particularidade. O modo “Road to Wrestlemania”, que tem acompanhado todas as edições deste 2009 até ao ano passado, é o melhor exemplo das storylines que acompanham os combates da WWE. Mas as storylines, ainda que por vezes interessantes, eram sempre imaginadas, ou seja, não aconteceram na realidade do mundo WWE, e se há coisa que se tem tornado claro ao longo dos anos é que, os fãs querem reviver as experiências que viram na televisão. Não é de admirar que todos os anos haja pedidos para a inclusão de lutadores que já não se encontram a combater.

A Yuke's decidiu então pegar na era dourada da WWE, conhecida como a “Attitude Era” e transportá-la para o jogo, tal como aconteceu na realidade e sem quaisquer alterações. Esta foi a melhor decisão feita nos últimos anos, e naturalmente que WWE' 13 só beneficia dela. Com a inclusão do modo Attitude Era, que vem substituir o já cansado Road To Wrestlemania, WWE' 13 está rejuvenescido e oferece algo diferente dos anos anteriores. Deixou um de ser um título que mostrava cansaço, como aconteceu no ano passado, para ser um título que mostra força de vontade em inovar e em agradar à grande comunidade.

WWE 13 - Trailer de lançamento

O modo Attitude Era está elaborado de tal forma que até mesmo quem não viveu esta Era fenomenal da WWE poderá compreender e sentir a emoção dos seus combates. O modo é composto por vários vídeos com imagens reais que contam o que aconteceu naquela altura. O contexto da Attitude Era foi a guerra que acontecia à segunda-feira à noite na televisão norte-americana, em que dois programas de wrestling rivais competiam pelas audiências: a WWE e a WCW.

A WWE acabou por triunfar nesta guerra das audiências, mas não sem esforço. Foi no meio deste esforço que surgiram lutadores icónicos como Stone Cold Steve Austin, The Rock, Kane, Manking e equipas capazes de electrizar o público como os D-X. No modo Attitude Era poderão reviver ao pormenor todas as storylines mais marcantes entre estes lutadores.

Em cada combate do modo Attitude Era vão encontrar dois tipos de objetivos: os objetivos necessários para ganhar o combate, e os objectivos históricos. Há algumas ocasiões em que os objetivos históricos são obrigatórios cumprir e dar continuidade à storyline, outras vezes são puramente opcionais. A recompensa por cumprir os objetivos históricos são desbloqueáveis, que incluem lutadores, arenas, títulos e fatos alternativos da Attitude Era.

Cumprir os objetivos históricos não é uma obrigação, pelo contrário, são uma enorme diversão e aumentam o grau de desafio. E afinal de contas, quem é que não quer atirar o Mankind do topo do Hell in Cell na pele de Undertaker? Quem é que não quer pregar um “Stunner” com Stone Cold Steve Austin a Vince McMahon? Qualquer fã ficará rendido ao Attitude Era e não descansará enquanto não o completar e desbloquear tudo o que há para desbloquear.

Comentários (18)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!