Colors 3D - Análise

Podes criar o que quiseres. Vê os fantásticos trabalhos na 3DS.

Versão testada: 3DS

Poucas coisas oferecerão tanta excitação como uma folha de papel em branco acompanhada de um lápis e de um marcador. É como ter à nossa frente um mundo novo para descobrir. Uma folha onde podemos prolongar o nosso imaginário e povoar de esboços e representações o que nos passa pela cabeça. Há uma angústia latente, afinal, que dimensão terá o desafio? Que meta nos propomos alcançar? Como iremos materializar aquilo sobre que pensamos?

Tudo é possível quando começamos de novo e é sob esse prisma que encaramos Colors 3D, uma aplicação de desenho e pintura exclusiva para a Nintendo 3DS que já está a dar muito que falar. Sendo discutível sobre se estaremos realmente diante de um jogo que nos leva a superar uma série de objetivos, dos mais fáceis aos mais complexos, ou diante de uma ferramenta para estudantes de belas artes, é assente que o desafio reside na imaginação e talento de cada um para o desenho.

1

Desenho criado por IceQueen.

Poderá ser assustador se pensarem no tempo que irão despender para produzirem verdadeiras obras de arte. O que nos leva a assumir que este é um jogo que pode começar pelo fim. Para muitos será tortuoso e desmotivador, espreitarem a galeria on-line e descobrirem a espetacularidade desenhos realizados por outros utilizadores. O que nos leva rapidamente a admitir que esta não é uma ferramenta que se fica pela metade da encomenda. Colors 3D é para ser levado muito a sério e nas mãos de um qualquer estudante de belas-artes, arquitetura ou outra área orientada para o desenho, pode transformar-se num panda que faz chover.

Mas se à partida há uma tentação para acompanhar o realismo e profundidade dos desenhos, bem explícitos em trabalhos finais que mais parecem fotografias de alta definição, Colors 3D funciona igualmente bem como ferramenta de entrada para trabalhos minimalistas e mais básicos, dado que a sua interface é simples. Envolve algum tempo e paciência até que se sintam à vontade em torno das opções existentes, mas depois disso o limite é a imaginação e o talento.

2

Desenho criado por mforgeard

Até aqui é sempre bom saber que temos uma ferramenta que não oferece bloqueios nem constrangimentos, ainda que no meu entender não seja tão "friendly" e exaustivo como os jogos da série Art Academy, que tendem a acompanhar muito mais para lá do manual de funcionamento, oferecendo dicas e técnicas perfeitas de modo a chegar mais depressa a resultados úteis. Sobre como extrair o melhor de pinturas conhecidas, que processos e técnicas utilizar, tudo é explicado passo a passo para não deixar cair os utilizadores menos habilitados. O tempo gasto é compensado pelo resultado final e adquirimos mais confiança para os trabalhos seguintes, detentores que estamos já de técnicas e outros processos.

Colors 3D tem uma grande vantagem; faz um bom aproveitamento do ecrã 3D da consola. Os resultados tridimensionais são verdadeiramente impressionantes. A caixa de correio, lançada no final do ano passado, chegou com algumas ferramentas que incitam ao desenho e às técnicas em 3D. Muitos fizeram dessa função uma variante para endereçar tiras e curtas humorísticas aos amigos, ainda que a escassez de tinta e falta de cores tenham imposto limitações. Mas aqui a orquestra toca outra música e em vez de desenharmos em dois planos que se sobrepõem, temos 5 planos de desenho em profundidade. Se parece atractivo este sistema - e realmente permite atribuir um belo efeito 3D ao que tenham na vossa mente - revela também alguma complexidade. A constante alteração dos diferentes planos e acompanhamento da progressão no ecrã superior leva a que a margem de tolerância de erros seja reduzida. Se não fizerem uma boa fundação do desenho, dificilmente chegarão ao resultado final pretendido.

Comentários (19)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!