Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Street Fighter x Tekken

No final apenas pode haver Ono.

Depois de Street Fighter IV e depois de tudo o que se lhe seguiu, o género dos jogos de luta nas consolas de alta definição vive um bom momento e depois de tudo o que vi na E3, assim parece que vai continuar. Com novas propostas que vão desde as atuais consolas existentes nas salas de estar até consolas que ainda não saíram, como a PlayStation Vita, o género dos jogos de luta está em alta e as companhias e estúdios querem que tal continue. Os jogadores agradecem e todo este espírito que se vive em redor do género é de saudar. Para todos os amantes de Street Fighter e dos jogos de luta em geral, existe uma proposta que esteve na E3 que deixou uma marca especial e que caso nos fosse dado a escolher seria eleita como a mais interessante, Street Fighter x Tekken.

O novo produto da Capcom made by Yoshinori Ono tem uma dinâmica e vivacidade estonteante, a ponto que não queremos jogar mais nada até que finalmente chegue ao mercado. Imaginem um jogo que pega em tudo o que de bom Street Fighter IV tem, apliquem alguns ajustes para patrocinar combates mais rápidos e frenéticos, insiram personagens de uma outra grande série como Tekken, pela primeira vez num esquema 2.5D, misturem com um sistema de tag, troca de personagens a qualquer altura do combate, e têm aqui os condimentos para algo especial.

É tanto um novo confronto como um atestado às capacidades desta equipa.

O jogo esteve presente na E3 e como não podia deixar de ser, passamos algum tempo com ele para tentar perceber como Ono e a sua equipa estão a juntar os dois universos para criar um jogo estrondoso. Dos jogos de luta presentes no evento a que tive acesso, Street Fighter x Tekken, BlazBlue II e Tekken Tag Tournament 2, o jogo da Capcom foi o que mais surpreendeu e mais me deixou entusiasmado em relação ao que pode vir a fazer no mercado. Ao ponto de me fazer acreditar que podemos vir a viver outro momento ao nível do de Street Fighter IV em 2009.

A razão é porque Street Fighter x Tekken parece pronto para uma nova injeção de adrenalina, irreverência e genialidade como poucos conseguem. Parece pronto para oferecer uma daquelas experiências únicas que apenas se tem uma vez por geração, exceto que Ono parece querer-nos dar duas numa só geração. Já o devíamos saber mas mesmo assim o jogo não nos deixou de surpreender pois a colaboração entre Katsuhiro Harada de Tekken e Yoshinori Ono, e respetivas equipas, fui muito para lá da tradicional troca de informações e já se nota que está a nascer um filho fruto de paixão e carinho.

A estrondosa dedicação dos adeptos está a ser alimentada por uma equipa de desenvolvimento empenhada em mostrar como pode respeitar ao extremo as duas séries sendo igualmente irreverente e inteligente em termos de humor e tratamento dos personagens, tanto na história como nos combates. O mais espantoso de tudo o que vimos foi que algo que parecia impensável surge agora de uma forma cuja maior valorização é sentir-se tão natural como se sempre tivesse sido assim.

Mais do que apenas colocar os personagens frente a frente para combates, misturando as duas séries e apelando ao dinheiro dos fãs, a Capcom está empenhada em dar um produto cujo valor vai ser incontestável e único. Os personagens da série Street Fighter estão a ser escolhidos não só pela sua fama entre os fãs mas também com respeito a enquadramentos na jogabilidade e das oportunidades e diversificação que podem criar e também pela história. Cada personagem vai ter um rival da série Tekken, também escolhidos a dedo por serem únicos, permitirem estilos de luta diversos e pelo potencial que a sua história e personalidade podem conferir a todo este espetáculo.

Desta forma podemos contar com todas as relações e histórias já conhecidas entre os personagens da Capcom, como a amizade/rivalidade entre Ryu e Ken por exemplo, que vão ter peso nos eventos do jogo e nas suas falas durante os combates. Por parte de Tekken podem contar que a história envolvendo a linhagem Mishima, que vai ter papel de destaque e todos os personagens estão a ser escolhidos de forma a representarem um rival a todos os níveis para um outro escolhido do outro lado da barricada.

Todo o trabalho visual é mais familiar aos fãs da casa Street Fighter.

Nesta demonstração era possível escolher entre 14 personagens, os já anunciados. Pelo lado Capcom podíamos escolher figuras como Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Sagat, Abel e Cammy enquanto que do lado da série Namco Bandai estavam disponíveis Kazuya, Nina, Bob, King, Craig, Julia e Hwoarang. Na conferência da Sony foi confirmado que Cole McGrath de inFAMOUS 2 vai estar presente nas versões PlayStation 3/Vita mas não estava disponível no evento. Alguns trailers mostram indicações que Jin Kazama, Asuka Kazama e Emilie De Rochefort vão surgir no jogo mas tal não foi ainda confirmado.

Como já devem ter notado, é o motor de Street Fighter IV que dá vida a este novo jogo e tudo o que de bom nos deu vai ser elevado a novos patamares. Cores vivas e cenários ricos são alguns dos detalhes de todo um conjunto de pormenores e elementos que vão marcar este jogo da Capcom. Nestes cenários repletos de cameos, presença de figuras conhecidas ou referências a outras séries das duas companhias por todo o lado nos cenários de fundo, tudo parece ter vida e é como se uma história em si decorresse em paralelo aos combates. Esses ganham vida de forma extremamente fluida através de personagens que se movem com enorme graciosidade.