DC Universe Online

Uma satisfatória cruzada ao fabuloso mundo DC.

A premissa era interessante, senão até arrojada: dar a possibilidade aos jogadores de criarem os seus próprios heróis de forma a participar de forma activa no universo da DC. Mas como dar sentido a esta ideia e torná-la viável para a adaptação ao estilo MMO? Essa é a primeira coisa que o jogo vos explica assim que embarcam na aventura, e logo através de uma sequência CG incrível. O conceito é assim introduzido in media res por Lex Luthor, apresentando um futuro no qual as batalhas entre heróis e vilões estão mais fervorosas que nunca. Mas enquanto ambos se aniquilavam, um inimigo comum aproveitou-se da situação para dar fim aos nossos heróis e também ao planeta – o Brainiac. Lex, que viajou pelo tempo para poder avisar os heróis do presente, propões assim uma espécie de tréguas que envolvem lançar na atmosfera exaybtes roubados ao Brianic. Os ditos exobytes contam com os poderes dos heróis e vilões do futuro e serão assim implementados nos cidadãos terrestres. O objectivo é criar um batalhão – mentorado pelo heróis Batman, Superman e Wonder Woman e vilões Joker, Lex Luthor e Circe – que consiga defrontar o exército de Braianic.

E é nesta tentativa de evitar que o futuro que Lex viu se torne o vosso próprio que serão convidados a criar uma personagem para co-habitar em locais emblemáticos como Gotham ou Metropolis, e embargar em aventuras do universo DC de forma a ganharem o treino suficiente para impedir que Brainiac se apodere do planeta Terra. Para isso, o primeiro passo passa pela escolha de uma facção. O bem ou o mal, podendo ainda escolher um mentor de entre cada um dos grupos. O vosso herói poderá voar, ser acrobata ou um velocista, sendo ainda possível escolher entre poderes como fogo, gelo ou mentais, entre outros. O sistema de personalização é do melhor, e permite criar e personalizar heróis à vossa maneira. Cada uma destas escolhas iniciais que fizerem irá ter reflexo na forma como jogam, bem como no vosso papel em equipa.

Uma das escolhas principais será também a vossa arma – que poderá variar entre uma variedade de espadas, pistolas ou até ataques mais brutos – já que obriga de certa forma a focalizar a evolução da vossa personagem para a arma que escolheram inicialmente. No entanto, mais tarde no jogo poderão trocar e evoluir qualquer outra arma. Mas a personalização da vossa personagem no jogo não é algo que pára após a criação inicial. Ao longo de toda a aventura existem equipamentos para comprar ou encontrar em diversos eventos. É aí que DC Universe Online sabe gerir de forma interessante a componente de personalização, já que estes novos e melhorados equipamentos que obtém são indispensáveis para aperfeiçoar as estatísticas do vosso herói, o que geralmente iria obrigar a que alterassem o aspecto da vossa criação, fazendo com que perdesse por completo a sua identidade. Ora em DC Universe Online podem equipar as novas peças para melhorar estatísticas e, ainda assim, escolher que estas não sejam visíveis. É possível sempre manter o aspecto original do vosso personagem. Outra coisa boa é que qualquer peça de vestuário pode ser alterada no que toca à cor, e isso faz com que não hajam duas criações iguais.

Como é sabido o jogo apresenta um mundo aberto no qual as cidades de Gotham e Metropolis desempenham um grande papel. É nelas que se desenvolvem a maioria das missões, mas têm ainda o caso de algumas missões especiais que vos levam a visitar cenários como a Área 51 ou a caverna do Batman, a título de exemplo. O jogo não fica bloqueado às duas cidades principais. Porém isto não é totalmente benéfico, pois se por um lado ganham em variedade, por outro perde-se a sensação de enorme mundo aberto a exploração que deveria ter. Ainda assim as duas cidades principais são bastante grandes, bem recriadas e contam com vários pontos de interesse. Só não esperem demorar muito tempo a chegar de um lado ao outro da cidade para realizar uma missão.

O jogo é extremamente bem feito no sentido em que qualquer um que lhe pegar ficará rapidamente enquadrado com a forma de combate. Ainda que mecânicas referentes ao estilo MMO possam ser confusas, inicialmente, o sistema de combate e evolução não causará qualquer dúvida. É divertido e intuitivo, e ocorre de forma tão fluida que mais parece um Beat'em'Up. Também a forma como evoluem os ataques num sistema em árvore é indicadora disso mesmo. Existem imensas combinações de botões a desbloquear para cada estilo. Por outro lado, têm ainda os super-poderes, que serão relacionados geralmente com o estilo que escolhem ao início – por exemplo o fogo – mas podem também escolher os chamados poderes icónicos, que são os pertencentes aos verdadeiros super-heróis.

Comentários (12)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!